Sete Lagoas MG

Caminha pela Ćgua atrĆ”i grande de nĆŗmero de participantes
Na manhĆ£ deste domingo, dia 31, Sete Lagoas recebeu a Caminhada pela Ćgua, uma iniciativa da Ambev e da prefeitura municipal, pela conscientização e preservação dos recursos hĆdricos.
A mobilização faz parte de uma ação nacional que a Ambev estĆ” promovendo em suas cervejarias em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5 de junho. E o engajamento da população de Sete Lagoas superou a expectativa dos organizadores. āOs setelagoanos provaram que, assim como nós, estĆ£o dispostos a contribuir para a preservação da Ć”gua. Por isso, tenho a certeza de que esta nova edição do Projeto Bacias nĆ£o poderia ter um endereƧo melhorā, enaltece Simone Veltri, gerente de sustentabilidade da Ambev.
ComitĆŖ do Polo Tecnológico de Sete Lagoas realiza reuniĆ£o na Embrapa sobre āCidades Inteligentesā
A Embrapa Milho e Sorgo, em parceira com a Emater-MG, a Epamig e a Universidade Federal de SĆ£o JoĆ£o del-Rei - Campus de Sete Lagoas (UFSJ-CSL) realizou a 8ĀŖ Semana de Integração Tecnológica (SIT), tendo como enfoque o seguinte tema: āMudanƧas ClimĆ”ticas: Desafios e Oportunidades para a AgropecuĆ”ria Regionalā. O evento, que terminou na sexta, e chamou a atenção do pĆŗblico para as alteraƧƵes que tĆŖm ocorrido no agronegócio em decorrĆŖncia das mudanƧas climĆ”ticas e da escassez hĆdrica.

Por ocasiĆ£o da 8ĀŖ SIT, foi realizada nesta quinta-feira (28), Ć s 9 horas, na sala de reuniƵes da Embrapa, importante reuniĆ£o do ComitĆŖ do Polo Tecnológico de Sete Lagoas, que contou com a participação do diretor executivo do āBaumann Groupā, Renato de Castro, que atualmente reside na ItĆ”lia, o qual desenvolveu o tema āCidades Inteligentesā para todos os presentes. TambĆ©m participaram da reuniĆ£o: os secretĆ”rios municipais Saulo de Souza Queiroz (Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo), KĆ”tia Maria Teixeira Nogueira (Planejamento, OrƧamento e Tecnologia) e MĆ©rcia LĆŗcia Diniz Souza (Educação); da Embrapa, o diretor geral AntĆ“nio Ćlvaro Corsetti Purcino e outros membros; e representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo; Planejamento, OrƧamento e Tecnologia; da Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP); da Associação Comercial e Industrial (ACI); da Faculdade Cenecista; da Goldman Sachs e do Grupo Vila Nova InteligĆŖncia Empresarial.
O diretor geral da Embrapa, AntĆ“nio Purcino, abriu a reuniĆ£o afirmando o prazer em receber a todos para a discussĆ£o de interesse no progresso tecnológico e ressaltou a importĆ¢ncia da proposta de trabalho de maneira justa e inteligente. Para ele, um Polo Tecnológico requer mestres e doutores com alta densidade tecnológica. JĆ” a secretĆ”ria de Planejamento, OrƧamento e Tecnologia, KĆ”tia Nogueira, enfatizou que o ComitĆŖ estĆ” se consolidando de forma espontĆ¢nea na discussĆ£o do Polo Tecnológico de Sete Lagoas. āO nosso grupo estĆ” aqui para fazer a diferenƧa e muito para Sete Lagoasā, exclamou. Ela falou sobre a importĆ¢ncia de contar com a colaboração do diretor executivo do āBaumann Groupā, Renato de Castro, neste intercĆ¢mbio.
TambĆ©m o secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo, Saulo Queiroz, agradeceu a Embrapa pelo acolhimento, segundo ele, sempre pensando no crescimento de Sete Lagoas e de suas empresas. E completou: āVale a pena essa parceria! Isso só faz com que a gente fique mais incentivado, feliz e provocado em fazer algo em conjunto.ā Para a secretĆ”ria MĆ©rcia Souza Ć© fundamental que a Educação esteja inserida nessa proposta. De acordo com ela, o momento Ć© mais do que oportuno. Igualmente o assessor da Prefeitura Municipal, EustĆ”quio JosĆ© Costa, salientou a relevĆ¢ncia da institucionalização da cultura de melhoria e colaboração. āTemos que acreditar em nossa cidade e na capacidade de fazer e transformar! Ć importante pensar grande!ā, pontuou.
Falando sobre o projeto de āCidades Inteligentesā, o diretor executivo Renato de Castro lembrou que o Brasil soma a 6ĀŖ maior economia do mundo e que o momento sugere a implementação de projetos pilotos no paĆs, que conta atualmente com a orientação de tornar-se inteligente. āEu vejo hoje que o Brasil tem uma certa projeção internacional. Barcelona Ć© a cidade mais inteligente do mundo. O Rio de Janeiro Ć© a 5ĀŖ mais inteligente da AmĆ©rica Latina. JĆ” Singapura aparece como a 5ĀŖ do mundo.ā, revelou. Em seguida explicou: āComo chegar a um projeto de gestĆ£o? Fazendo um passo de cada vez. Esse Ć© o caminho. Ć importante ver o que estĆ” pronto em Sete Lagoas para a busca do aperfeiƧoamento. Ć o passo atrĆ”s do outro que atrai investimento e visibilidade. Diante de uma situação de crise, tudo o que trouxermos de positivo, proporciona atração para as empresas e investimentos.ā
Renato de Castro tambĆ©m falou sobre ācidades irmĆ£sā e citou como exemplo a China, que coloca em prĆ”tica essa ideia nĆ£o do ponto de vista cultural, mas sim econĆ“mico. Ele contou que os chineses fazem projetos de 15 a 20 anos e que tem receio em fazer projetos que nĆ£o seguem para frente. āNesse sentido, a parceria pĆŗblico-privada acontece a longo prazo. Essa Ć© a nova visĆ£oā, esclareceu. De acordo com ele, a maior vantagem competitiva de Sete Lagoas Ć© a proximidade com o Aeroporto de Confins e Belo Horizonte. āĆ importante fazer uso dessa vantagem competitiva, pensando na viabilidade logĆstica. O projeto de āCidades Inteligentesā e nessa ótica a ideia do ComitĆŖ, dĆ” a liberdade de iniciar projetos pilotos. Assim sendo, Ć© preciso haver um planejamento orientado, visando resultados. E isso requer um passo atrĆ”s do outro.ā, confirmou.

Lançamento Campanha preservação e uso consciente da Ôgua
A quarta-feira (27/05) foi especial para os alunos da E. M. Dr. Juvenal Machado de Barros, no bairro Santa Rosa. Cerca de 200 crianƧas entre 3 e 5 anos, que compƵem a educação infantil, participaram em dois perĆodos do lanƧamento da campanha daquela unidade de ensino em prol da preservação e uso consciente da Ć”gua. O ServiƧo AutĆ“nomo de Ćgua e Esgoto (SAAE), que realiza o Projeto Salve a Ćgua participou do lanƧamento com palestra educativa e presenƧa da mascote Professor H2O ā uma atração aparte que deixou as crianƧas ainda mais motivadas pela causa.
Ao pensar na campanha Salve a Ćgua, o SAAE elegeu as escolas para o desenvolvimento das aƧƵes com o objetivo de criar nos alunos uma nova mentalidade em relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza. E esses pequenos cidadĆ£os, quando conscientizados, podem se tornar agentes multiplicadores de boas prĆ”ticas, cobrando dos adultos que revisem seus hĆ”bitos e tambĆ©m adotem comportamentos ambientalmente corretos. A diretora da escola, Adriana de Loures A. de Paula Ribeiro, e a vice Regina MĆ”rcia Fernandino, afirmam que os āpequenosā estĆ£o afiados para cobrar melhor postura dos adultos quanto ao trato com a Ć”gua.
Antes da abordagem nas escolas, o SAAE realizou workshops para aproximadamente 250 educadores que foram capacitados. Agora, em uma nova fase, ocorrerĆ” o monitoramento dos projetos desenvolvidos pelas escolas. Neste perĆodo, os educadores poderĆ£o solicitar visitas, suporte e material de apoio ao SAAE e aos tĆ©cnicos da empresa que assessora a autarquia no desenvolvimento da campanha. No encontro com as crianƧas da E. M. Dr. Juvenal Machado de Barros participaram pela autarquia a bioquĆmica e gerente de qualidade, Tereza Cristina Luppi e a tĆ©cnica GilcĆ©lia Cristina Teles Barboza.
Caminhada do Democrata para retornar ao Módulo II começa em julho
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas é parceira do Democrata no trabalho de reconstrução do clube, para voltar, talvez em dois anos, à divisão de elite do futebol mineiro. O departamento técnico da Federação Mineira de futebol anunciou esta semana a tabela de jogos da primeira fase do Campeonato Estadual da Terceira Divisão. Na primeira fase, o campeonato serÔ disputado de forma regionalizado e terÔ a divisão de três chaves. O Democrata é o único representante de Sete Lagoas e tenta retornar ao Módulo II estadual jÔ na temporada 2016.
A competição apresenta novidades para esta temporada. A principal mudança fica por conta das restrições impostas: para esta temporada, as equipes poderão inscrever um mÔximo de 30 atletas, sendo que a competição se torna sub-23, ou seja, os atletas deverão ter a idade mÔxima de 23 anos, podendo inscrever apenas cinco atletas com idade superior a 23 anos.

Em cada jogo, no mÔximo, três jogadores com idade acima de 23 anos poderão estar em campo ao mesmo tempo. Com a desistência do Funorte Esporte Clube, de Montes Claros, por questões financeiras, somente quinze equipes confirmaram participação na edição 2015: Elas foram divididas em três grupos:
Grupo A: Novo Esporte de Ipatinga, Ponte Nova, Siderúrgica, União Luziense e Valério Doce;
Grupo B: Arsenal, Betinense, Democrata-SL, Figueirense e Formiga;
Grupo C: Coimbra, Esportiva GuaxupƩ, Nacional, Ituiutabano e Uberaba.
Os jogos da primeira rodada estão programados para domingo, dia 26 de junho. O Jacaré vai estrear fora de casa, diante do Figueirense, na cidade de São João Del Rey. A última rodada estÔ confirmada para o dia 27 de novembro.
Confira a programação completa dos jogos da primeira rodada:
Novo Esporte x Ponte Nova em Ipatinga, no Municipal João Lamego Neto ("Ipatingão");
Siderúrgica x União Luziense em Itabira;
Betinense x Formiga - Sete Lagoas;
Figueirense x Democrata ā SĆ£o JoĆ£o Del Rey;
GuaxupĆ© x Ituiutabano ā GuaxupĆ©;
Uberaba x Coimbra ā Uberaba.

III ConferĆŖncia dos Direitos da Pessoa Idosa Ć© realizada pela Prefeitura Municipal
A Prefeitura de Sete Lagoas, atravĆ©s do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa realizou, na manhĆ£ de quarta-feira (27/05), a III ConferĆŖncia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado no auditório da Gruta Rei do Mato, trouxe como tema āProtagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idadesā e serviu para avaliar a implementação e efetivação da PolĆtica Nacional em todas as esferas de governo, bem como eleger os delegados que representarĆ£o Sete Lagoas nas conferĆŖncias estadual e federal. Estiveram presentes na abertura da conferĆŖncia, compondo mesa de honra, o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o, a secretĆ”ria de AssistĆŖncia Social Dilma Schwenck, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa JosĆ© AntĆ“nio da Costa, o vereador Gilberto Doceiro e o representante da 7ĀŖ Promotoria do Idoso Dr. Paulo CĆ©sar Ferreira da Silva.
Durante o evento, foram abordados assuntos como a sensibilização da sociedade no contexto de vida da população idosa, a conquista do direito ao envelhecimento com dignidade e o compromisso dos diversos setores da sociedade atravĆ©s do atendimento, da defesa e garantia dos direitos do idoso. Os objetos foram divididos em trĆŖs subtemas: gestĆ£o (Programas, projetos, aƧƵes e serviƧos); financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e OrƧamento PĆŗblico) e participação (PolĆtica e de Controle Social), estes que subsidiarĆ£o as propostas de novas aƧƵes, alĆ©m de transmitir ao pĆŗblico de interesse o conhecimento dos meios adequados para efetivação das polĆticas.
Na oportunidade, a secretĆ”ria de AssistĆŖncia Social Dilma Schwenck ressaltou a importĆ¢ncia da conferĆŖncia para a exposição de ideias que mudem para melhor o contexto social da pessoa idosa: āĆ um prazer enorme fazer parte deste grupo que vem para tratar de um assunto tĆ£o importante. Precisamos discutir e implementar polĆticas pĆŗblicas eficientes, que valorizam e cuidam dos direitos dos nossos idosos, para que eles tenham sua dignidade respeitadaĀø uma vez que jĆ” trabalharam tanto pra construir a nossa sociedadeā, afirma. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa JosĆ© AntĆ“nio da Costa, enfatizou sobre a preocupação do setor de AssistĆŖncia Social com a validação dos direitos das pessoas idosas: āSinto-me honrado de dividir o espaƧo com esta juventude de idade acumulada, que tem tanto a ensinar e ainda muito a explorar. AgradeƧo pela oportunidade e gostaria de ressaltar o apoio e cuidado recebido pela secretaria de AssistĆŖncia Social, que nĆ£o mede esforƧos para atender a todas as nossas necessidadesā, completa.
ResponsĆ”vel pela 7ĀŖ Promotoria do Idoso, o promotor Dr. Paulo CĆ©sar Ferreira da Silva falou sobre a conscientização de todos os agentes como fator definitivo na dignificação do idoso no Ć¢mbito social: āTraƧar polĆticas Ć© o primeiro momento da reabilitação da pessoa idosa na sociedade. Ć necessĆ”rio que isso atinja a famĆlia e que todos entendam que o idoso precisa ser feliz, precisa de cuidados e de pessoas que nĆ£o apenas criem as propostas, mas que levem-nas para o Ć¢mbito social, transformando numa prĆ”ticaā, afirma. O vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o, por sua vez, parabenizou aos organizadores do evento pela iniciativa, desejando que as definiƧƵes da conferĆŖncia tem capacidade de levar as pessoas idosas a dias melhores: āEu como mĆ©dico, visito por vezes a pessoa idosa e em muitas delas nĆ£o vejo o respeito da sociedade aos direitos, tampouco o empoderamento destas pessoas. Esta conferĆŖncia se faz muito pertinente, uma vez que o idoso necessita ser reconhecido pelo poder pĆŗblico e valorizado pela sociedade. Esperamos que atravĆ©s da consciĆŖncia de cada um, o idoso nĆ£o sofra com a violação de seus direitos como cidadĆ£o e conte sempre com o respeito e o cuidado das administraƧƵes pĆŗblicasā, conclui.
Sete Lagoas receberÔ número recorde de jogos da Taça BH
Foi um gol de placa da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas! Pode-se dizer que o desfecho da reunião com a Diretoria Executiva da Federação Mineira de Futebol, no tocante à realização de jogos em Sete Lagoas pela Taça BH de Futebol Juvenil, foi um sucesso absoluto.
Mesmo não tendo uma sede fixa, a cidade serÔ agraciada com um número recorde de jogos, se comparado com as edições da principal competição de futebol de base em Minas Gerais nos anos anteriores. A Arena do Jacaré deverÔ receber um total de 19 partidas em 20 dias de disputa, ao passo que as cidades-sede receberão um total de dez jogos.
Das 19 partidas jÔ agendadas, pelo menos dez terão transmissão em rede nacional pelo Canal Sportv. De acordo com as projeções feitas pela coordenação do torneio, a divisão de jogos em Sete Lagoas se darÔ da seguinte forma: dez jogos da primeira fase, quatro das oitavas-de-final, quatro das quartas-de-final e possivelmente, uma das semifinais.
Todos os jogos de Democrata e Atlético serão realizados na Arena do Jacaré. No mesmo local também jogarão outros clubes como Cruzeiro, América, Palmeiras, São Paulo, Boston dos EUA, Shandong da China, dentre outros.

O Democrata estƔ na Chave A da TaƧa BH, ao lado de AtlƩtico, Palmeiras, Guarani do Paraguai e Villa Nova.
HÔ uma expectativa de que a tabela com os jogos da primeira fase e a composição oficial dos oito grupos sejam divulgadas até a primeira semana de junho.
Ao todo, a 31ª edição do torneio irÔ reunir 40 equipes, divididas em cinco grupos de oito agremiações.
Belo Horizonte serÔ sede de quatro chaves e o interior irÔ abrigar os outros quatro grupos restantes, nas cidades de Guaxupé, Juiz de Fora, São João Del Rey e Três Marias.
A TaƧa BH 2015 ficarĆ” marcada pela presenƧa de clubes de todo o planeta. Os melhores times do Brasil, da SĆ©rie A e B do Campeonato Brasileiro, estarĆ£o na disputada nesta edição, que contarĆ” com times da AmĆ©rica e atĆ© mesmo da Ćsia.
A abertura estÔ confirmada para o dia 9 de julho, com rodada dupla na Arena do Jacaré e a final, assim como no ano passado, serÔ no EstÔdio Independência, na capital mineira, no dia 29 do mesmo mês.

Sete Lagoas respira a cultura atravƩs da II Temporada de Teatro
A Segunda Temporada de Teatro de Sete Lagoas que acontece quinzenalmente e se estenderÔ até o mês de novembro, levando muita arte, cor e alegria a vÔrios espaços públicos da cidade.
As apresentaƧƵes aconteceram no Parque NĆ”utico da Boa Vista, PraƧa da Feirinha e PraƧa Tiradentes na sexta, sĆ”bado e domingo respectivamente. Os espetĆ”culos apresentados, āComo a gente gosta, Concerto em RĆ© e Na Rodaā reuniram juntos um pĆŗblico superior a duas mil pessoas que saĆram dos espaƧos embriagados e agradecidos pela oportunidade de assistir espetĆ”culos tĆ£o bem produzidos e belos que fazem a alma mais leve e o dia mais feliz, como relata a gerente administrava Cristiane Costa: āSair de casa num sĆ”bado depois te tanto trabalho Ć s vezes nĆ£o Ć© fĆ”cil, mas a arte tem o poder de nos deixar com a alma mais leve e fazer o dia valer a pena. Gosto de passar bons momentos com meus filhos, Ana de 4 anos e JoĆ£o de 9 e essa Ć© a melhor maneira, com arte e alegria. Que bom que amanhĆ£ tem mais!ā conclui após o espetĆ”culo apresentado na PraƧa da Feirinha na noite do sĆ”bado.
A Temporada de Teatro de Sete Lagoas que segue até o mês de novembro levarÔ às praças e espaços públicos da cidade, uma infinidade de grupos e trabalhos gratuitamente à população, como uma forma de incentivo ao consumo de arte e humanização, pois através da arte pode-se falar de amor, discutir problemas sociais e despertar o protagonismo social que reside em cada cidadão, e que é tão importante para a construção de uma cidade melhor para se viver.
A periodicidade dos espetĆ”culos Ć© quinzenal, sempre com entrada franca, as apresentaƧƵes em espaƧos fechados, estarĆ£o condicionadas Ć lotação dos mesmos e o pĆŗblico deverĆ” retirar suas senhas com antecedĆŖncia de 2 horas do inĆcio do espetĆ”culo.
A Segunda Temporada de Teatro de Sete Lagoas conta com a realização da Preqaria Cia de Teatro, Co-realização da Prefeitura de Sete Lagoas e é apresentado pela Cimentos Nacional.
Obras no rodoanel da MG238 deverão ser retomadas ainda neste semestre
Na quarta-feira (20), o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, acompanhado pelo secretĆ”rio de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas Arnaldo Nogueira, reuniu-se com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) CĆ©lio Dantas de Brito e o vice-presidente Executivo da Fiat do Brasil Valentino Rizzioli para tratar sobre as obras do rodoanel correspondente ao trecho entre a MG238 e a Avenida Norte Sul. Durante o encontro, realizado na sede da Fiat em Nova Lima, ficou definida a retomada das obras, na qual serĆ£o investidos, ainda em 2015, 10 milhƵes de reais para a conclusĆ£o da construção de dois viadutos, alĆ©m de 17 milhƵes no próximo ano para os serviƧos de terraplanagem.

A duplicação do trecho da MG 238 que atende empresas como a Iveco e a Ambev tambĆ©m foi assunto dos gestores. Na reuniĆ£o, Marcio Reinaldo destacou a importĆ¢ncia do DER no desenvolvimento de importantes obras para melhorar o sistema de acesso ao municĆpio e solicitou a revisĆ£o do projeto, de forma que esta possibilite o desvio do trĆ”fego de carretas na regiĆ£o do bairro Montreal para o sentido norte da Avenida Perimetral (rumo Ć BR040), passando pela Avenida Norte Sul. A medida evitarĆ” os congestionamentos que constantemente ocorrem na regiĆ£o e serĆ” pauta de uma reuniĆ£o entre o Governo do Estado e o prefeito, para que seja analisado o atendimento do pleito.

Prefeito e autoridadesvisitou Escola Marilza Fleury.
Acompanhado do ex-prefeito Marcelo Cecé; do presidente da Cohasa, Marcelo Azeredo Barbosa; dos SecretÔrios Davidson Padrão, Arnaldo Nogueira e Silvio Augusto; do Presidente da Codesel, AntÓnio Garcia; do Diretor do Museu, Beto Andrade, o Prefeito Marcio Reinaldo fiscalizou nove obras em andamento. Dentre os bairros visitados estão: Cidade de Deus, Santa Felicidade, Verde Vale, Bernardo Valadares, Kwait, Iraque e Centro.
Pelos locais percorridos, o que se viu foi Ć satisfação e agradecimento dos moradores. Logo no primeiro bairro, Cidade de Deus, o carinho da população com o prefeito e com o ex-prefeito foi notória. Ao avistar a comitiva, dona Iara Barros correu para agradecer ao chefe do executivo pela consideração com o bairro. āCecĆ© criou o bairro e Marcio Reinaldo melhorou. Moro aqui hĆ” 17 anos, desde a fundação da Cidade de Deus. Todo mundo estĆ” muito feliz. AlĆ©m de melhorar pra nós, gerou emprego pra nossa comunidade. Ćramos esquecidos por todas as administraƧƵesā, lembrou.
Rapidamente vĆ”rios moradores foram surgindo para parabenizar a administração pelo trabalho. āNosso bairro virou outro lugar. Morava no Montreal e tive a oportunidade de vir morar aqui. O bairro estĆ” em obras. Vamos parar de āComer poeiraāā, agradeceu o metalĆŗrgico, Ulisses Pereira. Após visitar algumas, das 50 ruas em obras na Cidade de Deus, a comitiva partiu pra Escola Marilza Fleury, tambĆ©m no bairro, que iniciarĆ” seus trabalhos na próxima terƧa-feira (26/05). Ao chegar na escola, o prefeito foi surpreendido por uma reuniĆ£o com os professores e aproveitou para desejar a todos sucesso nos trabalhos com os mais de 600 alunos que serĆ£o beneficiados com a abertura da nova escola.
Ambev promove Caminhada pela Ćgua em Sete Lagoas no dia 31
A Ambev promove, no dia 31 de maio, a Caminhada pela Ćgua em parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas. O objetivo da ação Ć© chamar a atenção da população para a importĆ¢ncia da preservação dos mananciais da regiĆ£o. A expectativa Ć© de reunir cerca de 1800 pessoas para percorrer 4 quilĆ“metros rumo Ć Serra Santa Helena e fazer o plantio de 300 mudas no Parque da Cascata, pertencente Ć Bacia do RibeirĆ£o JequitibĆ”.
AlĆ©m da Prefeitura de Sete Lagoas, o evento conta com o apoio do WWF-Brasil, SAAE, ComitĆŖ da Bacia HidrogrĆ”fica do Rio das Velhas ā CBH Rio das Velhas, Emater-MG, Shopping Sete Lagoas, Pequi Ambiental e do movimento Mexa-se, que darĆ” uma aula de alongamento no fim do percurso. āEssa caminhada e principalmente o plantio das mudas Ć© uma ótima oportunidade de envolver e conscientizar a população sobre a importĆ¢ncia da preservação dos mananciais para garantir a disponibilidade de Ć”guaā, afirma a gerente de relaƧƵes socioambientais da Ambev, Simone Veltri.

A participação no evento Ć© gratuita mediante doação de 1 Kg de alimento nĆ£o perecĆvel. Ć preciso se inscrever com antecedĆŖncia pelo e-mail nmacsd@ambev.com.br ou comparecendo a um dos pontos de inscrição localizados na Lagoa da Boa Vista, CAT do Centro e no Shopping Sete Lagoas atĆ© o dia 30 de maio. Ao entregar o alimento, a pessoa Ć© inscrita e no dia do evento receberĆ” a camiseta da caminhada e participarĆ” do sorteio de squeezes. A concentração para a Caminhada pela Ćgua comeƧa Ć s 7h no Estacionamento do Shopping Sete Lagoas (Avenida OtĆ”vio Campelo Ribeiro, 2801 ā Eldorado), com saĆda prevista para as 8h. SerĆ£o oferecidos Ć“nibus de apoio para o trecho de subida da serra, alĆ©m de Ć”gua e Gatorade para os participantes.
Caminhada Pela Ćgua
Data: 31/05/2015, domingo
SaĆda: Ć s 8h, no Estacionamento do Shopping Sete Lagoas (Avenida OtĆ”vio Campelo Ribeiro, 2801 ā Eldorado)
Plantio de mudas no Parque da Cascata: 10h
Aula Mexa-se: 10h30
InscriƧƵes: mediante doação de 1 Kg de alimento nĆ£o perecĆvel, de 25 a 30/05, pelo e-mail nmacsd@ambev.com.br ou nos pontos de inscrição na Lagoa da Boa Vista, CAT do Centro e Shopping Sete Lagoas (Avenida OtĆ”vio Campelo Ribeiro, 2801 ā Eldorado)
Sobre a Ambev
āSer a melhor empresa de bebidas, unindo as pessoas, por um mundo melhorā. Esta Ć© a missĆ£o da Ambev, empresa de capital aberto, sediada em SĆ£o Paulo, no Brasil, com operaƧƵes em 17 paĆses das AmĆ©ricas (Argentina, Brasil, BolĆvia, CanadĆ”, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, NicarĆ”gua, Paraguai, Peru, RepĆŗblica Dominicana, Uruguai, Dominica, Antigua e St. Vincent). Dona de um portfólio de "estrelas" como Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser, Skol, Original, Stella Artois; os refrigerantes GuaranĆ” Antarctica, Soda, Pepsi, Sukita, Antarctica Citrus e H2OH!; o isotĆ“nico Gatorade e o chĆ” Lipton, alĆ©m do energĆ©tico Fusion e da Brahma 0,0%, totalmente sem Ć”lcool, a Ambev Ć© lĆder no ranking das cervejarias na AmĆ©rica Latina.
Reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Ambev tem em seus funcionĆ”rios ā mais de 34 mil só no Brasil ā sua maior fortaleza. Por isso, investe continuamente no desenvolvimento e sucesso de sua Gente, que Ć© incentivada a se sentir dona da companhia e pensar grande. Pioneira, a companhia desenvolve o Programa Ambev de Consumo ResponsĆ”vel desde 2003, fazendo campanhas de conscientização sobre o uso indevido do Ć”lcool, norteadas pelas premissas da Organização Mundial da SaĆŗde (OMS). Entre seus principais projetos estĆ£o o Papo em FamĆlia, o Jovens de Responsa, o Bar de Responsa e o Supermercado de Responsa. Todos voltados a evitar o consumo de Ć”lcool por menores de idade.
Sua reconhecida excelĆŖncia em gestĆ£o gera retorno aos seus acionistas e garante atuação sustentĆ”vel. No ano de 2014, o volume de vendas da companhia chegou a quase 172 milhƵes de hectolitros de bebidas e a receita lĆquida foi de R$ 38 bilhƵes ā crescimento de 10,9% em relação ao ano de 2013. ReferĆŖncia em prĆ”ticas ambientais, a Ambev criou o Movimento CYAN ā Quem vĆŖ Ć”gua enxerga seu valor (www.movimentocyan.com.br), uma ampla iniciativa de mobilização e conscientização da sociedade para o uso racional desse recurso natural. Um dos principais destaques de maior impacto do Movimento Ć© o Projeto Bacias, que atua em conjunto com as ONGs WWF e The Nature Conservancy para preservar bacias hidrogrĆ”ficas. E, para estimular a reciclagem pós consumo, a companhia desenvolve inĆŗmeras aƧƵes por meio do Ambev Recicla.ā

ONU financiarĆ” projetos interculturais
A Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) anunciou na ultima sexta-feira, 22 de maio, o lançamento da edição 2015 do Prêmio de Inovação Intercultural, uma parceria entre a UNAOC e o Grupo BMW. A iniciativa premiarÔ projetos de base em todo o mundo que estão promovendo o diÔlogo e a cooperação entre pessoas de diferentes origens culturais, utilizando métodos novos e criativos.
Dez organizações sem fins lucrativos com projetos interculturais sustentÔveis e inovadores que têm potencial de expansão e replicação receberão financiamento e apoio estratégico pelo Grupo BMW e pela UNAOC.
O Prêmio de Inovação Intercultural, financiarÔ em até 40 mil dólares organizações sem fins lucrativos que promovem o diÔlogo e a cooperação entre pessoas de diferentes origens culturais em suas mais diversas vertentes.
As organizaƧƵes devem trabalhar nas Ć”reas de: (1) Migração e integração; (2) Conscientização intercultural; (3) Educação para a cidadania intercultural; e/ou serem organizaƧƵes que respondam Ć s necessidades de grupos especĆficos na promoção da compreensĆ£o intercultural (por exemplo, com base na fĆ©, juventude, mulheres, mĆdia etc.)
As organizações devem se inscrever online até o dia 30 de setembro de 2015 às 17h, hora de Nova York. Os dez finalistas serão convidados a apresentar os seus projetos no 7º Fórum Global da UNAOC. Um total de 100.500 dólares é oferecido a todos os premiados, dos quais 40 mil dólares para o primeiro colocado. Na edição de 2011, a organização brasileira Associação Vaga Lume foi uma das vencedoras.
Todos os detalhes podem ser conferidos em https://interculturalinnovation.org
Eventuais dúvidas serão respondidas somente pelo e-mail award@interculturalinnovation.org
Embrapa realiza a 8ª Semana de Integração Tecnológica em Sete Lagoas
A Semana de Integração Tecnológica (SIT) é um evento de transferência de tecnologia e troca de experiências que procura integrar instituições, visando o desenvolvimento regional. O evento é anual e é realizado em Sete Lagoas-MG pela Embrapa Milho e Sorgo, em parceira com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Empresa de Pesquisa AgropecuÔria de Minas Gerais (Epamig) e a Universidade Federal de São João del-Rei - Campus de Sete Lagoas (UFSJ-CSL).
Este ano, a 8ĀŖ SIT serĆ” realizada no perĆodo de 25 a 29 de maio. Para esta edição, o tema central serĆ” MudanƧas climĆ”ticas: desafios e oportunidades para a agropecuĆ”ria regional. O objetivo do evento Ć© estimular a busca por um melhor entendimento das mudanƧas climĆ”ticas e os seus impactos na agropecuĆ”ria regional e promover a discussĆ£o sobre tecnologias mais adequadas e a troca de experiĆŖncias sobre estratĆ©gias para uma melhor convivĆŖncia com uma situação de escassez hĆdrica.

De acordo com o coordenador da 8ª SIT, Derli Prudente Santana, a SIT não é uma feira de tecnologias e o objetivo do evento é o de atender às demandas da região. Em muitos casos, estas demandas fogem do escopo de atuação das instituições realizadoras (Embrapa Milho e Sorgo, Emater, Epamig, UFSJ), por isso a integração com outras Unidades da Embrapa e outras instituições parceiras é essencial e constitui um dos fatores de sucesso do evento. Nesta edição participam as Unidades da Embrapa Produtos e Mercados (Sete Lagoas-MG), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) e Gado de Corte (Campo Grande-MS).
A SIT reunirÔ pesquisadores, técnicos da extensão rural de empresas públicas e privadas, produtores rurais, professores, estudantes, empresÔrios e a comunidade local, para promover a socialização do conhecimento desenvolvido per institutos de pesquisa e universidades para a sociedade. Derli Santana ressalta que serÔ mais uma oportunidade para integrar os vÔrios setores que compõem o segmento agropecuÔrio regional, transferir tecnologias e trocar experiências que beneficiam os agricultores e a comunidade. "à uma semana em que se procura uma maior inserção da Embrapa no contexto regional, e o foco é a integração de instituições e de tecnologias para o desenvolvimento da região", afirma o coordenador da SIT.
No dia 25, durante a abertura do evento, os organizadores pretendem chamar a atenção do pĆŗblico para as mudanƧas que tĆŖm ocorrido na agropecuĆ”ria em decorrĆŖncia das mudanƧas climĆ”ticas e da escassez hĆdrica. SerĆ” ressaltado o esforƧo que tem sido feito em Minas Gerais, principalmente com a implantação das tecnologias propostas pelo Plano Agricultura de Baixa EmissĆ£o de Carbono - Plano ABC, do governo federal. "As principais tecnologias contempladas no Plano ABC sĆ£o as mais indicadas para a convivĆŖncia com um clima de maior escassez hĆdrica. Por outro lado, o debate pretende inserir nas discussƵes das associaƧƵes regionais o tema mudanƧa climĆ”tica e a definição de estratĆ©gias para o desenvolvimento de aƧƵes conjuntas, para uma melhor convivĆŖncia com a escassez hĆdrica", afirma Santana.
A programação inclui seminÔrios para discutir grandes temas regionais. No dia 26, terça-feira, o assunto serÔ "Mudanças climÔticas e seus impactos na agropecuÔria regional". Na quarta-feira, 27, "Estratégias e tecnologias para uma agricultura em um clima mais seco". No dia 28, quinta-feira, serÔ o "Encontro regional de pecuÔria leiteira"; e para finalizar, na sexta-feira, 29, o tema serÔ "Inovações para redução do uso de agrotóxicos".
Durante a SIT, haverÔ também cursos e palestras com temas variados, a exemplo de regulagem de mÔquinas, controle de carrapatos no rebanho leiteiro, manejo florestal sustentÔvel na propriedade rural, controle biológico e transição ecológica.
Vitrines de tecnologias
Na Vitrine Tecnológica da Embrapa Milho e Sorgo serĆ£o apresentados dois circuitos. O primeiro terĆ” quatro estaƧƵes para apresentar tecnologias da Embrapa: Barraginhas; Alternativas forrageiras para implantação de pastagens; Milho, sorgo e milheto na nova realidade climĆ”tica; e Sorgo forrageiro - alternativa para silagem em condiƧƵes de escassez hĆdrica.
O segundo circuito da vitrine mostrarÔ, em 4 estações, os temas: Tecnologias para o aumento da matéria orgânica do solo; Gessagem e fosfatagem do solo; Seleção de culturas para produção de forragem; e Processo de produção de silagem de qualidade.
Na Estação Experimental da Epamig, em Prudente de Morais-MG, também haverÔ um circuito com 4 estações para apresentar os temas: Conservação de solo e Ôgua; Sistemas de irrigação, Manejo de rebanho leiteiro mestiço; e Cana-de-açúcar na alimentação do rebanho.
Os produtores que se interessarem em participar dos seminÔrios podem entrar em contato com o escritório da Emater, em Sete Lagoas, para fazer a inscrição. Endereço: Av. José Sérvulo Soalheiro, 301, bairro São Pedro; ou pelo telefone (31) 3774-1273.

Obras do Terminal Urbano de Transporte seguem em pleno avanƧo
As obras do Terminal Urbano de Transporte Ruth Brandão Azeredo, que compreende as Avenidas AntÓnio Olinto e Múcio José Reis (Norte-Sul), realizadas pela Prefeitura Municipal, estão bem adiantadas. A obra contempla a implantação e modernização dos sistemas de orientação, controle e mobilidade urbana, com resultado no melhor fluxo de trânsito e na segurança de pedestres e condutores.
As obras do Terminal tambĆ©m contemplam a construção de setor administrativo, vinte pontos de parada para coletivos, banheiros para o pĆŗblico em geral e banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, sinalização viĆ”ria e acessibilidade, alĆ©m de tudo o que se refere Ć estĆ©tica do local (jardinagem e paisagismo). O Terminal Urbano de Transporte tem como objetivo o funcionamento como um ponto central para usuĆ”rios do transporte coletivo no municĆpio.
LanƧamento da Campanha Amigos atƩ Debaixo D Ɣgua
NĆ£o Ć© novidade para ninguĆ©m que o Hospital Nossa Senhora das GraƧas passa por um momento delicado de crise financeira e que, embora nĆ£o haja comprometimento em atendimentos assistenciais, tem gerado imensas dificuldades Ć gestĆ£o da instituição. Mesmo com a crise, a Diretoria acredita e investe na recuperação do hospital e busca reverter o quadro adverso. Lembrando que o HNSG Ć© o sĆ©timo maior prestador SUS do Estado e atende a 650 mil pessoas que vivem em 35 municĆpios da regiĆ£o. O ponto chave do processo de reversĆ£o do quadro Ć© a colaboração de todas as pessoas que direta e indiretamente dependem do serviƧo prestado pelo HNSG.
A Diretoria criou o Setor de Captação de Recursos no final de 2014 para que o hospital possa ampliar potencial e resultados de doação. O processo tem apoio da Assessoria de Comunicação, que teve seu quadro profissional encorpado para poder fazer frente às novas demandas.

O relançamento do projeto Amigos até debaixo d Ôgua é a primeira grande ação de captação de recursos do HNSG. O parceiro principal é o Rotary de Sete Lagoas, idealizador do projeto, a Prefeitura de Sete Lagoas, através do SAAE e a Unifemm. Recentemente, outro parceiro importante se juntou ao projeto. O deputado estadual setelagoano Douglas Melo abraçou o projeto e se comprometeu a buscar apoio das prefeituras da região.
O projeto Amigos atƩ Debaixo D Ɣgua busca arrecadar doaƧƵes individuais para o hospital, atravƩs da conta de Ɣgua do SAAE. AtƩ marƧo o HNSG levanta cerca de R$ 11 mil mensais com este programa. O objetivo Ʃ chegar a R$ 100 mil.
Por isso, queremos convidar a todos para fazer parte deste movimento e engajar nesta corrida de arrecadações, afinal, nós, funcionÔrios e colaboradores, também dependemos do HNSG para viver, para participar serÔ fÔcil, pois na próxima semana teremos um posto de coleta de formulÔrios com autorização para doações na portaria central do Hospital.

Secretaria Municipal de AssistĆŖncia Social recebe representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Na manhĆ£ da Ćŗltima terƧa-feira, a secretĆ”ria de AssistĆŖncia Social Dilma Schwenck recebeu a visita de Luana Cabral e Paola Fernandes, representantes do grupo de avaliação do programa Estação Juventude, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro teve como objetivo avaliar os principais resultados no desenvolvimento das aƧƵes, bem como as dificuldades encontradas atravĆ©s da realização do projeto no municĆpio.
Em Minas Gerais, Sete Lagoas Ć© o Ćŗnico municĆpio do interior que possui o programa e onde este se encontra em pleno funcionamento. O āEstação Juventudeā tem a finalidade de promover a inclusĆ£o e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso Ć s polĆticas pĆŗblicas por meio destes equipamentos pĆŗblicos. Oferece informaƧƵes sobre programas e aƧƵes para os jovens, alĆ©m de orientação, encaminhamento e apoio para que eles próprios tenham condiƧƵes de construir as suas trajetórias e buscar as melhores formas para a sua formação.
PraƧa da BĆblia recebe plantio de grama
A PraƧa da BĆblia, com localização entre as Avenidas AntĆ“nio Olinto e MĆŗcio JosĆ© Reis (Norte/Sul), com obras de revitalização realizadas pela Prefeitura Municipal, jĆ” estĆ” recebendo o plantio de grama, que teve inĆcio nesta terƧa-feira (26).
Após o trabalho de terraplanagem do local e retirada do concreto antigo, no desenvolvimento das obras de revitalização, recentemente a PraƧa da BĆblia recebeu a colocação de concreto novo. TambĆ©m faz parte da obra, a iluminação da PraƧa para o bem estar e lazer da população

Durante a oportunidade, a secretĆ”ria de AssistĆŖncia Social Dilma Luiza Jorge Schwenck ressaltou que a avaliação āĆ© de extrema importĆ¢ncia para o municĆpio, pois Ć© uma forma de demonstrar para os outros órgĆ£os a importĆ¢ncia da continuidade do programa, alĆ©m de fazer com que os jovens entendam melhor sobre o belo trabalho que Ć© desenvolvido atravĆ©s da iniciativaā, ressalta.

Copa do Futuro pretende envolver mais de dez mil pessoas
Uma reuniĆ£o realizada na tarde desta segunda-feira (25) na Prefeitura Municipal, definiu todos os detalhes para a realização da āCopa do Futuroā, edição 2015. O torneio que serĆ” disputado em trĆŖs categorias, pretende movimentar, de forma direta e indireta, mais de dez mil pessoas. Jovens atletas, comissƵes tĆ©cnicas, organizadores, equipe de arbitragem, familiares, parceiros, abnegados do futebol da cidade e torcedores em geral estarĆ£o envolvidos na preparação, coordenação e realização de um dos maiores campeonatos de futebol de base do interior de Minas Gerais.
A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, sendo que a empresa contratada é a Décima Gonçalves Palhares, de Igarapé, e a Liga Eclética Desportiva da cidade serÔ a prestadora de serviços, dando respaldo às questões técnicas necessÔrias para o desenvolvimento dos jogos.
Serão contempladas as seguintes categorias: Garotos nascidos em 2001 (Pré-infantil), 2002-2003 (Dente de Leite) e 2004-2005 (Fraudinha). Espera-se que escolinhas tradicionais de Sete Lagoas e região confirmem presença nesta edição da Copa do Futuro, dentre elas: Montreal, Portuguesa, América, Cidade de Deus, Serrinha, Clube NÔutico, Parque NÔutico da Boa Vista, Ideal, Democrata, Paraopeba, Inter de Matozinhos, Inhaúma, Curitiba, Bernardo Valadares, dentre outros.
Condições para a inscrição
Cada equipe poderĆ” inscrever atĆ© 30 atletas, desde que sejam respeitados os seguintes requisitos: idade compatĆvel com a categoria, na qual a escolinha estĆ” inscrita e comprovante de matrĆcula e freqüência escolares.
InscriƧƵes abertas
As inscrições jÔ estão abertas e deverão ser feitas na Sede da Liga Eclética Desportiva, na Avenida AntÓnio Olinto, 1.066, Centro de Sete Lagoas.
Ainda nĆ£o Ć© oficial, mas se tudo ocorrer dentro do previsto, o torneio terĆ” inĆcio no dia 04 de julho e encerramento no dia 30 de agosto.
Os campos a serem utilizados na Copa do Futuro são: Serrinha, Eucalipal, Bangu, Curitiba, Montreal, Cidade de Deus, América, Ideal e possivelmente, Arena do Jacaré.
Ainda estÔ em aberto onde serão realizados os jogos das semifinais e da final. O assunto é tratado com cautela e bom senso e serÔ definido nos próximos dias pelas partes envolvidas.
Demais informaƧƵes podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes, atravƩs do telefone: (31) 3779-7335.
Equipamentos de Academia ao Ar Livre estão sendo instalados na Praça Cristiana Leão França
Equipamentos de Academia ao Ar Livre estão sendo instalados na Praça Cristiana Leão França, que acaba de receber obras de revitalização, no Bairro Interlagos, realizadas pela Prefeitura Municipal. Durante as obras de revitalização da Praça, localizada ao lado da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, foram feitos serviços de terraplanagem, passeio externo e colocados bloquetes na Ôrea interna. O trabalho de revitalização também engloba: rampas de acessibilidade e jardim com plantio de grama e Ôrvores.
Para moradores do entorno da Praça Cristiana Leão França, a revitalização da mesma sempre foi um sonho da comunidade local, pois a Ôrea de aproximadamente 8.000m², que anteriormente era utilizada como local para jogar lixo e entulho, foi transformada em um importante espaço de lazer, principalmente para as crianças, bem como para a prÔtica de caminhada em seu entorno, colaborando assim com a saúde e bem estar de todas as pessoas.


Sempre Um Papo com o jornalista André Trigueiro, que serÔ realizado no dia 13 de junho no auditório da UNIFEMM.
O jornalista e professor, AndrĆ© Trigueiro, Ć© o convidado do Sempre Um Papo e da Iveco para abrir a programação de 2015 do projeto, em Sete Lagoas. No evento, o autor debate e lanƧa o livro āViver Ć© a Melhor Opção ā a Prevenção do SuicĆdio no Brasil e no Mundoā(Ed. Correio Fraterno/SP). No encontro, Trigueiro propƵe uma discussĆ£o acerca de um problema que ainda Ć© tratado como um tabu pela sociedade e de forma invisĆvel por parte da mĆdia em geral ā o suicĆdio. Para o escritor, apesar da alta incidĆŖncia no mundo (800 mil mortes a cada ano), o autoextermĆnio Ć© prevenĆvel em 90% dos casos e a informação e a melhor forma para que vidas sejam salvas. O evento ocorre no dia 13 de junho, sĆ”bado, Ć s 11h, no auditório da UNIFEMM, em Sete Lagoas. A entrada Ć© gratuita.
ANDRĆ TRIGUEIRO Ć© jornalista pós-graduado em GestĆ£o Ambiental pela COPPE-UFRJ, onde leciona a disciplina GeopolĆtica Ambiental. Ć tambĆ©m professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, repórter da TV Globo e editor-chefe do programa Cidades e SoluƧƵes, da Globo News. Comentarista da RĆ”dio CBN, colaborador voluntĆ”rio da RĆ”dio Rio de Janeiro e da RĆ”dio Boa Nova, e articulista do portal G1. Autor dos livros Mundo sustentĆ”vel 2 ā novos rumos para um planeta em crise (Ed. Globo, 2012), Mundo sustentĆ”vel ā abrindo espaƧo na mĆdia para um planeta em transformação (Ed. Globo, 2005), Espiritismo e ecologia (Ed. FEB, 2009) e coordenador editorial e um dos autores do livro Meio ambiente no sĆ©culo XXI (Ed. Sextante, 2003). Desde 1999 vem pesquisando o fenĆ“meno do suicĆdio e as diferentes estratĆ©gias de prevenção.

Solenidade de anĆŗncio da āCriação do Distrito de Barreiroā Ć© realizada na sede da Associação ComunitĆ”ria local
A Lei NĀŗ 8.422 que āCria o Distrito de Barreiroā, de 31 de marƧo de 2015, foi anunciada em solenidade realizada nesta quinta-feira (21), Ć s 19h30min, na sede da Associação ComunitĆ”ria do Bairro Barreiro, que contou com a presenƧa da comunidade local. De acordo com o
Art. 2Āŗ, conforme texto aprovado pelo Instituto de Geoinformação e Tecnologia (IGTEC), da Secretaria de Estado de CiĆŖncia, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado de Minas Gerais, o Distrito que compƵe o municĆpio terĆ” a confrontação entre os distritos de Barreiro de Sete Lagoas e Sete Lagoas (sede): comeƧa no encontro da Serra do Tombador com a Serra Santa Helena, no ponto fronteiro a cabeceira do RibeirĆ£o do Cedro; segue pela cumeada da Serra Santa Helena, cruzando a rodovia BR-040, atĆ© atingir o divisor de Ć”guas da margem direita do Córrego da Taboa, segue por este divisor atĆ© defrontar a foz do Córrego da Taboa no RibeirĆ£o SĆ£o JoĆ£o, desce a encosta e alcanƧa esta foz, na divisa com o municĆpio de InhaĆŗma. Segundo o Art. 4Āŗ, o novo Distrito deverĆ” ser instalado no prazo de 90 dias, contados a partir da publicação da Lei NĀŗ 8.422 .
O presidente do Conselho ComunitĆ”rio do Barreiro, āPingoā, manifestou sua emoção pela criação do āDistrito de Barreiroā e afirmou que Ć© a realização de um sonho de mais de 20 anos.
Segundo ele, o propósito comeƧou após sua chegada no Barreiro em 1984. āJamais cruzei os braƧos e continuei a lutaā, enfatizou. āPingoā contou que a ideia do Anteprojeto de criação do āDistritoā surgiu no gabinete do entĆ£o vereador Claudinei Dias e que acabou sendo engavetado. āEntĆ£o veio a Administração Marcio Reinaldo e na primeira reuniĆ£o da Associação perguntamos a ele sobre o Distrito. Ele entĆ£o sugeriu nova apresentação do Anteprojeto na CĆ¢mara atravĆ©s do vereador Douglas Melo, hoje deputado, e foi aprovado. Em seguida, voltou como Projeto de Lei, o qual após aprovação, tornou-se a Lei NĀŗ 8.422 que āCria o Distrito de Barreiroā, de 31 de marƧo de 2015.ā, relatou. Em seguida concluiu: āMarcio Reinaldo, muito obrigado e que Deus o acompanhe em sua caminhada! TambĆ©m quero agradecer Ć diretoria do Conselho do Barreiro e dizer que essa Ć© a realização de um grande sonho que trarĆ” grande benefĆcio para todos!ā

Prefeito Marcio Reinaldo participa do ā103° Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Geraisā
A āFrente Mineira de Prefeitosā (FMP) realizou nesta quinta-feira (21), na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o ā103° Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Geraisā, e o prefeito municipal de Sete Lagoas, Marcio Reinaldo Dias Moreira, participou do evento. O āEncontro de Prefeitosā contou com a realização de nove painĆ©is, onde foram discutidos temas como: Receitas Municipais, Despesas de Custeio, Parcerias Municipais, Plano de Manejo de ResĆduos, Mobilidade Urbana, Judicialização da SaĆŗde, Iluminação PĆŗblica, SeguranƧa PĆŗblica e Atuação da Frente Mineira de Prefeitos no biĆŖnio 2013-2015.
A abertura oficial do ā103° Encontro de Prefeitos das Cidades Polo de Minas Geraisā tambĆ©m contou com a participação do presidente da FMP e prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo; do vice-presidente da FMP e prefeito de Belo Horizonte, MĆ”rcio Lacerda; do presidente da Associação Mineira de MunicĆpios (AMM) e prefeito de ParĆ” de Minas, AntĆ“nio JĆŗlio; do presidente da Assembleia de Minas, deputado estadual Adalclever Ribeiro Lopes; do presidente da Granbel ā Associação dos MunicĆpio da RegiĆ£o Metropolitana de Belo Horizonte, prefeito de Vespasiano, Carlos Murta; e do subsecretĆ”rio de Assuntos Municipais Marco AntĆ“nio Viana Leite.

Obras de recapeamento asfƔltico na Rua Professor Abeylard seguem a todo vapor
As obras de recapeamento asfĆ”ltico na Rua Professor Abeylard, em realização pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, iniciadas nesta segunda-feira (18), jĆ” foram realizadas no trecho compreendido entre a Avenida GetĆŗlio Vargas (orla da Lagoa Paulino) e a Rua Major Castanheira (ao lado da āPraƧa da Feirinhaā). Nesta quarta-feira (20), o serviƧo segue a todo vapor no trecho compreendido entre a Rua Major Castanheira e a Rua Leopoldina.

Politicos, empresƔrios e imprensa visita as obras da Faculdade Santo Agostinho
A 6ĀŖ Delegacia da Junta de ServiƧo Militar entregou nesta quarta-feira (20), Ć s 9h30min, no auditório Deputado Wilson Tanure, da Casa da Cultura, os Certificados de Dispensa de Incorporação a 59 jovens alistados, residentes no municĆpio de Sete Lagoas. Durante a cerimĆ“nia, os jovens dispensados do ServiƧo Militar Inicial prestaram o compromisso Ć Bandeira Nacional e fizeram o juramento.
Compuseram a mesa principal principal: o delegado da 6ª Delegacia de Serviço Militar, 1° tenente Paulo José da Silva Barbosa; a secretÔria da 261ª Junta do Serviço Militar, Vanice Maria Paixão; a secretÔria adjunta de Cultura e Juventude, Maria Helena Verdolin Henriques, representando o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; o vereador Padre Décio; e representando a Secretaria de Governo e Comunicação, Adilson Izabel Pereira.
O 1° tenente Paulo JosĆ© lembrou que os 59 jovens dispensados agora fazem parte da āReserva do Brasilā, sendo que, se forem convocados, deverĆ£o defender a PĆ”tria.
Politicos, empresƔrios e imprensa visita as obras da Faculdade Santo Agostinho
O Diretor of Bus and Defence Vehicles Divisions, da Iveco Latin America, Humberto Marchioni Spinetti, enviou comunicado ao prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, dia 15 de maio, afirmando que a condição orƧamentĆ”ria atual do ExĆ©rcito Brasileiro Ć© motivo de enorme preocupação para a Iveco VeĆculos de Defesa, pois a partir de junho de 2015, nĆ£o conta com respaldo financeiro para seguir produzindo os veĆculos blindados VBTP Guarani para entrega ao ExĆ©rcito Brasileiro. De acordo com ele, a consequĆŖncia disso Ć© uma parada de produção iminente, alĆ©m de outras medidas de contenção pela empresa e com reflexo no nĆvel de emprego direto e indireto.
Diante dessa situação, o MunicĆpio de Sete Lagoas, representado por seus poderes constituĆdos, Prefeitura Municipal e CĆ¢mara de Vereadores e pelo setor empresarial, atravĆ©s da Associação Comercial e Industrial, enviou nesta quinta-feira (21), āMoção de Apoioā Ć Iveco Latin AmĆ©rica, assinada pelo prefeito Marcio Reinaldo, o presidente da CĆ¢mara Municipal, FabrĆcio Nascimento e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas, externando a preocupação em relação ao anĆŗncio pela Iveco Latin America, do iminente encerramento das atividades de sua planta de montagem da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) āGuaraniā, que compƵe a āNova FamĆlia de Blindados do ExĆ©rcito Brasileiroā.

De acordo com a āMoção de Apoioā, tal medida, se concretizada, afetarĆ” diretamente as atividades econĆ“micas do MunicĆpio, com profundos reflexos na Ć”rea social, porque implicarĆ” na eliminação de cerca de 300 empregos diretos, bem como no fechamento de outros um mil postos de trabalho que, indiretamente, estĆ£o relacionados com a produção do veĆculo, implicando tambĆ©m na descontinuidade de um exitoso processo de aprimoramento tecnológico e cultural, que vem agregando valores Ć prĆ”xis empresarial de Sete Lagoas e da regiĆ£o.
āDiante desse quadro, os Poderes PĆŗblicos e o setor empresarial de Sete Lagoas, vem a pĆŗblico para solidarizar-se com a Iveco Latin America e comprometer-se em promover gestƵes junto Ć s autoridades do paĆs, visando encontrar alternativas que, em acordo com a polĆtica financeira da UniĆ£o, alĆ©m de garantir as atividades da montadora, possam, especialmente, continuar contribuindo, de maneira efetiva, no processo de desenvolvimento do MunicĆpio e da regiĆ£o.ā Cabe ainda informar, que o prefeito Marcio Reinaldo, preocupado com a questĆ£o econĆ“mica, iniciou e lidera um movimento de apoio, a fim de buscar reverter a situação. Nesse sentido, jĆ” estĆ” realizando gestĆ£o em BrasĆlia, sendo que enviou a referida āMoção de Apoioā Ć deputada federal JĆ“ Moraes, presidente da presidente da ComissĆ£o de RelaƧƵes Exteriores e de Defesa Nacional da CĆ¢mara Federal, que na manhĆ£ desta quinta-feira (20) jĆ” reuniu com a āBancada Mineiraā na CĆ¢mara Federal e apresentou a āMoçãoā, com o objetivo de unir forƧas para reverter a situação anunciada pela Iveco Latin America.

Politicos, empresƔrios e imprensa visita as obras da Faculdade Santo Agostinho
O āI Congresso Regional de Direito PĆŗblico Municipalā foi realizado nos dias 21 e 22 de maio com o apoio da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e mais nove Prefeituras da regiĆ£o, da CĆ¢mara Municipal de Sete Lagoas, do Consórcio Intermunicipal de SaĆŗde de Sete Lagoas, da Associação dos MunicĆpios da MicrorregiĆ£o do Alto Rio das Velhas (AMAV) e da OAB-Subseção de Sete Lagoas.
O āI Congresso Regionalā contou com especialistas em Direito PĆŗblico Municipal de vĆ”rios estados brasileiros para a discussĆ£o do Tema: āProblemas Emergentes da Administração PĆŗblica Municipalā, e outros temas relativos Ć questĆ£o do pacto federativo, tributos municipais, loteamentos, concurso pĆŗblico, saĆŗde e consórcios pĆŗblicos. Sete Lagoas foi escolhida para receber este importante evento, por ser cidade polo de nossa microrregiĆ£o e tambĆ©m por ser uma cidade que tem todas as condiƧƵes de receber com conforto os congressistas.
A advogada e diretora de cursos, Juliana Fernandino, afirmou que os participantes foram o ponto de partida para pensar soluƧƵes para os problemas vividos dentro dos municĆpios. āNesse Congresso tivemos a chance de pensar soluƧƵes para a melhoria dos municĆpios.
Politicos, empresƔrios e imprensa visita as obras da Faculdade Santo Agostinho
Foi realizado naS Faculdades Santo Agostinho uma cerimĆ“nia para apresentar ao municĆpio a avanƧo das obras que compreendem o novo projeto de expansĆ£o da instituição, no bairro Jardim Europa. AlĆ©m dos vĆ”rios vereadores, autoridades municipais e imprensa local, marcaram presenƧa no evento, compondo dispositivo de honra o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira; o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o; os representantes da Fundação Santo Agostinho Elton Dias Xavier e Marcos FĆ”bio Martins; a coordenadora da instituição no municĆpio Fernanda Motta, e o presidente da CĆ¢mara Municipal FabrĆcio Nascimento.
A implantação do novo espaƧo fĆsico da instituição, que vem tomando forma desde o Ćŗltimo ano, vem avanƧando a todo vapor. No espaƧo, construĆdo em anexo ao Campo da Portuguesa, estima-se um campus com cerca 9.600m² de Ć”rea construĆda, que receberĆ” cursos como Arquitetura, Educação FĆsica, Engenharia Civil, Processos Gerenciais, entre outros. Em Sete Lagoas, as Faculdades Santo Agostinho jĆ” oferecem os cursos presenciais de graduação em Direito e Engenharia Ambiental. Programas de Pós-Graduação em Educação tambĆ©m sĆ£o ofertados, sendo eles: Neuropsicopedagogia, Educação Infantil e Recursos LĆŗdicos, DocĆŖncia do Ensino Superior com Ćnfase em EAD, Alfabetização e Letramento e Atendimento Educacional Especializado.


Prefeito Marcio Reinaldo e SecretÔrio de Obras Arnaldo Nogueira visita obras de drenagem pluvial e pavimentação no bairro Cidade de Deus
O prefeito Marcio Reinaldo junto com Arnaldo Nogueiura visitaram as diversas obras que estĆ£o sendo realizadas no bairro Cidade de Deus. Devido ao clamor da população, a sĆ©rie de melhorias na regiĆ£o se tornaram prioridade da administração atual, que atravĆ©s da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas mobilizou os profissionais para efetivação de todo o trabalho.
Na avenida 7, que jĆ” recebeu as obras de pavimentação asfĆ”ltica, estĆ” sendo feita a preparação para a implantação de meio-fio em todo o trecho. Na rua Marcos AurĆ©lio Palhares Alves e na avenida Alice de Campos Maciel vem sendo feito o serviƧo de drenagem pluvial e separação das redes de Ć”gua e esgoto. Nas ruas Rosa Sarón e RĆ“mulo Pires GuimarĆ£es jĆ” Ć© feita a preparação para receber a pavimentação e, nas ruas Geny Carneiro da Silva e Gemar Avelar estĆ” sendo realizada a formação de subleito para que este tambĆ©m seja pavimentado em concreto betuminoso usinado a quente (cbuq). A presidente da associação dos moradores do bairro, Elivalda Alves Moreira, afirmou que prefeito estĆ” executando o que prometera em campanha: āDesta vez sairĆ£o concluĆdas as obras de pavimentação, com participação dos moradores. Isso Ć© compromisso com o povoā, elogiou a moradora.
Sabor de Barā 2015 promete ser sucesso
O āSabor de Barā 2015 foi aberto no sĆ”bado (16), com a realização do āButecĆ£oā, no estacionamento do Shopping Sete Lagoas. O evento promovido pelo Jornal āSete Diasā contou com a presenƧa centenas de pessoas seguidores do evento, proprietĆ”rios de bares da cidade, do prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira e do diretor do Jornal Sete Dias, Chico Maia que Ć© um dos principais idealizadores do evento. Todos os anos a cidade espera com expectativa o maior festival gastronĆ“mico da regiĆ£o. Foi montada uma grande estrutura com tendas de 10mx10m para cada bar participante e ao centro, um palco 360, com homenagem ao cantor Tim Maia nas atraƧƵes musicais.


Prefeito assina contrato que regulariza imóveis doados para população
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por intermĆ©dio da Companhia Regional de Habitação de Sete Lagoas (COHASA), vem trabalhando desde o ano passado no processo de legalização territorial do programa āMoradia CidadĆ£ā, que oferece a Regularização FundiĆ”ria de terrenos que eram propriedade do MunicĆpio e encontram-se sob posse de diversas pessoas. Estes terrenos, que foram ocupados de maneira informal ao longo dos Ćŗltimos anos, sĆ£o respaldados pela Lei Complementar 154, de 1Āŗ de MarƧo de 2012, que tem como objetivo adequar assentamentos informais ocupados por população de baixa renda, de modo a garantir o direito social Ć moradia.
Neste sentido, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira junto do presidente da Cohasa Marcelo Azeredo Barbosa e do coordenador da Regularização FundiÔria Ricardo Barbosa Maciel realizou, na manhã desta terça-feira (20) a assinatura de 107 contratos de posse referentes ao bairro Cidade de Deus, que serão entregues aos moradores no próximo dia 28 de maio.
AlĆ©m disso, tambĆ©m foram assinados 46 contratos de doação correspondentes aos bairros Aeroporto/FuncionĆ”rios, ItapoĆ£, Orozimbo Macedo, Luxemburgo e Belo Vale, a serem entregues no próximo dia 10 de junho. ConcluĆdo o atendimento desta demanda, outros processos serĆ£o iniciados no objetivo de que todos os proprietĆ”rios de imóveis ocupados tenham a documentação. O registro legal destes lotes necessita da assinatura dos contratos de doação, que serĆ£o levados em cartório para conclusĆ£o do processo de posse.
Os profissionais do Programa Municipal de Regularização FundiÔria orientam ainda que aqueles que não contam com o terreno regularizado se informem a respeito e, sobretudo, aqueles que jÔ têm processo iniciado no setor de Regularização FundiÔria, verifiquem o seu andamento e localize a falta de alguma documentação para o devido registro do imóvel. O setor de Regularização FundiÔria estÔ localizado à Rua Dr. Ulisses Vasconcelos, n° 80, no Centro, onde funcionava o antigo Cartório Eleitoral. O horÔrio de atendimento é de 8hs às 11h30 e de 13hs às 17hs. Mais informações pelo telefone 3774-6807.
Serviço de marcação de faixas de pedestres é realizado pela Prefeitura Municipal
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de SeguranƧa, TrĆ¢nsito e Transporte (Seltrans), estĆ” realizando marcaƧƵes de faixas de pedestres em diversos pontos da cidade. O serviƧo jĆ” foi realizado em frente Ć Escola Municipal AlĆpio Maciel de Oliveira, localizada no cruzamento da Avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral) e a Rua Santa Juliana. Nesta terƧa-feira (19) tambĆ©m tinha realização na Avenida Dr. Renato Azeredo, no cruzamento com a Rua Renato Feio.
De acordo com a Seltrans, a marcação de faixas de pedestres é de grande importância, sobretudo na Ôrea escolar, uma vez que visa proporcionar maior segurança aos pedestres, principalmente para as crianças, pais e professores.


Prefeitura Municipal comeƧa o asfaltamento da Rua Santa Juliana
O serviƧo de asfaltamento da Rua Santa Juliana, com realização pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, comeƧou a ser realizado nesta terƧa-feira (19), no trecho compreendido entre as proximidades da saĆda para a Rodovia MG 238 e o cruzamento com a Rua PequiĆ”.
Anteriormente, a Prefeitura jÔ havia feito a retirada do asfalto e a preparação da via, visando a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (cbuq).

Prefeito vai ao BNDES cobrar novo programa de trabalho para captação do Velhas
O prefeito Marcio Reinaldo e o presidente do Sistema AutĆ“nomo de Ćgua e Esgoto de Sete Lagoas (SAAE), Joaquim Matoso, estiveram reunidos, no Rio de Janeiro (RJ), com tĆ©cnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento EconĆ“mico e Social (BNDES). Na pauta, a elaboração de um novo cronograma e programa de trabalho para finalização das obras de captação de Ć”gua do Rio das Velhas, jĆ” que os atuais vencem no próximo mĆŖs.
O gestor do municĆpio foi firme ao cobrar do BNDES uma nova repactuação de trabalho para que as obras sejam finalizadas. O prefeito tambĆ©m tem cobrado da CEMIG. Entre as pendĆŖncias, ainda restam algumas relacionadas Ć energia para que a captação seja feita. āA CEMIG nĆ£o cumpriu ainda com sua parte e ainda nĆ£o levou energia ao localā, afirmou o prefeito. Outra demanda, tambĆ©m relacionada Ć energia, Ć© a compra de um inversor de frequĆŖncia para dar funcionalidade Ć obra e evitar que o sistema elĆ©trico do municĆpio de FunilĆ¢ndia seja prejudicado.
Para que as obras continuem com mais celeridade, o municĆpio trabalha no pagamento da Ćŗltima medição realizada no valor de R$ 3,791 milhƵes e no aporte de R$ 4,179 milhƵes no āFundo Garantidor para Aumento de Contrapartidaā, exigĆŖncias do contrato com o BNDES. āTodo esse montante significa praticamente a totalidade de recursos que ainda faltam ser aportados como contrapartida do municĆpioā, afirmou Matoso. Essa exigĆŖncia do Banco foi criticada pelo presidente do SAAE e pelo prefeito.
Eu acho que o BNDES nĆ£o estĆ” sendo o parceiro adequado neste ajuste ao exigir toda a contrapartida do municĆpio de forma imediata. Primeiro, nós temos um contrato com o banco, jĆ” trabalhado ao longo do tempo e que nĆ£o teve nem um centavo de ajuste e correção. Os problemas caem nas costas do municĆpio e o banco se isenta de responsabilidade como aconteceu com a usina de energia que precisou ser feita no local. O problema veio do projeto bĆ”sico, mas o problema apareceu. E tem tambĆ©m esse inversor de frequĆŖncia que vem da CEMIG que nĆ£o estĆ” cumprindo o papel delaā, destacou Marcio Reinaldo.
Arian Bechara, tĆ©cnico do BNDES, ressaltou que cobrarĆ” da CEMIG para que mesma cumpra sua parte no projeto. Ele destacou que vai trabalhar atĆ© o próximo mĆŖs na execução de um novo plano de trabalho e um novo cronograma. Para compor parte dos recursos que precisam ser aportados pelo municĆpio, Marcio Reinaldo deve utilizar cerca de R$ 4,5 milhƵes do PAC 1 que estĆ” na Caixa EconĆ“mica Federal. TambĆ©m participaram da reuniĆ£o as tĆ©cnicas do BNDES Nathalia Saad, Mara Mesquita e Sara Hoffmam, alĆ©m do fiscal da obra de captação do Velhas, Marco AurĆ©lio.
MARCHA DOS PREFEITOS
O prefeito Marcio Reinaldo afirmou que levarĆ” todo o histórico do projeto de captação do Rio das Velhas para ser apresentado como estudo de caso na āXVIII Marcha dos Prefeitosā, evento que ocorre entre os dias 25 e 28 deste mĆŖs em BrasĆlia. āToda essa situação Ć© mais um sintoma de como os prefeitos de todos os municĆpios, principalmente mĆ©dios e pequenos, sofrem com os desafios locais de cada cidadeā, afirma.
A OBRA
Em 22 de janeiro de 2013, logo que assumiu, o prefeito Marcio Reinaldo assinou a ordem de serviƧo para que a empresa Collet & Sons LTDA, vencedora da licitação, continuasse a segunda etapa da obra. SĆ£o 14 km de adutoras, alĆ©m da construção da Estação de Tratamento de Ćgua (ETA). A obra total consiste na captação de Ć”gua superficial do Rio das Velhas, que serĆ” tratada e transportada por 26 km de adutoras atĆ© Sete Lagoas, distribuĆda em 12 reservatórios interligados, permitindo maior controle e menor perda de recursos hĆdricos. A capacidade de fornecimento de Ć”gua pelo SAAE serĆ” ampliada em 60%. O sistema terĆ” capacidade para tratar 500 litros de Ć”gua por segundo.

Maio Amarelo: Prefeitura realiza blitz educativa do trânsito no centro da cidade
Como parte das ações do movimento Maio Amarelo, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (Seltrans) realizou, na manhã desta terça-feira (19), nas faixas de pedestre da praça do CAT e da rua Professor Fernandino Júnior uma blitz educativa no objetivo de chamar a atenção dos pedestres e motoristas para a segurança e os perigos no trânsito. As ações, iniciadas na última segunda (18), permanecerão durante toda a semana em diferentes pontos de grande volume de trÔfego na cidade.
Durante a atividade, a equipe de Educação de Trânsito da Seltras abordou e orientou os condutores sobre a importância de respeitar a sinalização e as determinações indicadoras de velocidade. A equipe também chamou atenção para os cuidados com os pedestres, ciclistas e do perigo que é misturar Ôlcool e direção, além de fazer uso do celular ao volante. Na ação, houve a distribuição de panfletos explicativos e uma faixa divulgando a campanha que estÔ sendo realizada durante todo o mês de maio.
A escolha do laƧo amarelo como sĆmbolo da campanha tem como intenção principal enfatizar a necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trĆ¢nsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, convocar cada cidadĆ£o para adotar um comportamento mais seguro e responsĆ”vel no trĆ¢nsito, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadĆ£os. O Maio Amarelo pretende conseguir a participação e envolvimento de todos os cidadĆ£os comprometidos com o bem-estar social e por isso convida a todas as pessoas a levantar essa bandeira e fazer de maio o inĆcio da mudanƧa e do amarelo, a cor da atenção pela vida.
Estação Juventude inicia novos cursos profissionalizantes
O programa Estação Juventude iniciou nesta semana em sua unidade, localizada na Rua José Alves Fernandes, n° 80, Bairro Orozimbo Macedo (prédio da arara), mais três cursos profissionalizantes: Pintor de Obras, Confecção de Bijuterias e Garçom/Garçonete. A iniciativa conta com o apoio do prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira e visa a formação profissional de jovens para o mercado do trabalho, principalmente com cursos que possam resultar em rÔpida geração de renda, fomentando novos horizontes e oportunidades.
Ao todo foram matriculados 60 jovens nos três cursos, sendo que a secretÔria Municipal de Assistência Social, Dilma Luiza Jorge Schwenck, proferiu uma palestra de incentivo aos jovens, que também contou com a presença do coordenador da Estação, Anderson Mota.
Jovens do CRAS III visitam oficinas culturais da Estação Juventude

Na última semana, a Estação Juventude recebeu a visita de inúmeros jovens e adolescentes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) III, para um intercâmbio cultural com as oficinas de teatro e dança. Na oportunidade, os jovens também conheceram as instalações e o trabalho realizado na Estação Juventude. Para o coordenador Anderson Mota, a parceria do programa com a rede da Secretaria Municipal de Assistência Social é fundamental no processo de inclusão social e cultural dos jovens.

InscriƧƵes para processo seletivo da Escola TƩcnica Municipal permanecem abertas atƩ o dia 8 de junho
EstĆ£o abertas desde o Ćŗltimo dia 30 de abril as inscriƧƵes para o processo seletivo da Escola TĆ©cnica Municipal de Sete Lagoas, referente ao segundo semestre de 2015. A prova de seleção terĆ” questƵes de LĆngua Portuguesa e MatemĆ”tica e serĆ£o aceitas inscriƧƵes de candidatos que estejam regularmente matriculados no 2Āŗ ou 3Āŗ ano do Ensino MĆ©dio de escolas pĆŗblicas estaduais, alĆ©m de alunos regularmente matriculados no 2Āŗ ano do curso de Educação de Jovens e Adultos de Ensino MĆ©dio, na rede pĆŗblica estadual, em modalidade presencial.
A oportunidade tambĆ©m Ć© vĆ”lida para jovens que jĆ” concluĆram o Ensino MĆ©dio, em instituiƧƵes pĆŗblicas ou privadas e que nĆ£o estejam cursando o Ensino Superior. Lembrando que, o certificado de conclusĆ£o deve ter sido obtido via regular ou suplĆŖncia. Para a seleção, sendo disponibilizados os cursos tĆ©cnicos de Administração, AnĆ”lises ClĆnicas, EdificaƧƵes, Enfermagem, MecĆ¢nica, Meio Ambiente, Metalurgia e QuĆmica, todos realizados de forma gratuita.
As inscriƧƵes permanecem abertas atƩ o dia 8 de junho e os interessados podem obter informaƧƵes pelos telefones (31) 3773-0424, (31) 3774-6290 ou pelo site www.fumep.setelagoas.mg.gov.br
. A Escola TĆ©cnica Municipal fica na Avenida Prefeito Alberto Moura, nĆŗmero 1111 ā IndĆŗstrias.

Copa João da Cunha começa com média alta de gols
Com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e coordenação da Liga Eclética Desportiva da cidade, foi dado o pontapé inicial para mais uma edição da Copa João da Cunha, uma das mais tradicionais competições do futebol amador de Sete Lagoas.
Nesta primeira fase os jogos estĆ£o sendo realizados nos Campos do Eucalipal e do Interlagos. Tanto no sĆ”bado quanto no domingo, a presenƧa de pĆŗblico foi ótima e o nĆvel tĆ©cnico das partidas tambĆ©m superou todas as expectativas. Ao todo foram anotados 36 gols em dez jogos, propiciando uma mĆ©dia de 3,6 gols por partida. Os resultados foram os seguintes:
Campo do Eucalipal:
SƔbado:
Bosque 01 x 03 ParaĆso E. C.
Domingo:
Montreal 05 x 00 Cedro
OperƔrio 03 x 01 Nacional/Santa Felicidade
CriciĆŗma 03 x 03 Caminho das Ćndias
União Friburguense/Asa Molas 02 x 01 Cidade de Deus
Campo do Interlagos:
SƔbado:
Juventus/São João 1 x 4 Juventude/Itapoã
Domingo:
Alirio Pinturas 02 x 00 Locomotive
Avai Canadense 02 x 01 Três Irmãos
Brejo Alegre 01 x 01 MƔfia Azul
Garimpeiros 1 x 1 Amigos do Interlagos

Rede de Proteção do Hospital Nossa Senhora das Graças
O Prefeito Marcio Reinaldo participou, na Ćŗltima quinta-feira (14/05), do lanƧamento do programa āRede de Proteçãoā do Hospital Nossa Senhora das GraƧas (HNSG). O auditório do UNIFEMM foi o palco do evento que reuniu autoridades e polĆticos em prol da instituição. Na ocasiĆ£o, o SecretĆ”rio de SaĆŗde, Breno SimƵes, foi representado pela SubsecretĆ”ria de GestĆ£o de SaĆŗde, Lenira Maia. O programa tem como objetivo mobilizar a rede pĆŗblica, privada e sociedade civil organizada em favor do Hospital. Com a āRede de Proteçãoā, o HNSG busca recursos para sua manutenção e continuidade na qualidade do atendimento.
Golpistas promovem ataques a familiares de pacientes do HNSG
O alerta da ação de estelionatĆ”rios em hospitais Ć© comum atĆ© mesmo em veĆculos de comunicação de grande circulação. Um exemplo disso foi a manchete de 27 de abril do Jornal Estado de Minas, quer revelou que pacientes de hospitais como Lifecenter, SĆ£o Lucas, Luxemburgo e Vila da Serra haviam sido abordados com cobranƧas por procedimentos extras, nĆ£o cobertos pelo Plano de SaĆŗde ou pelo SUS.
Hospitais como Albert Einstein e SĆrio LibanĆŖs, em SĆ£o Paulo, tambĆ©m foram vĆtimas deste tipo de golpe. O criminoso solicita depósitos em conta bancĆ”ria alegando urgĆŖncia na realização do procedimento. Em geral, os contatos sĆ£o telefĆ“nicos, mas houve casos em outras cidades em que o estelionatĆ”rio abordou os familiares dentro do próprio hospital.
Em Sete Lagoas, os golpistas tĆŖm ligado para a famĆlia de pacientes pedindo o depósito bancĆ”rio para custear procedimentos de saĆŗde fora da cobertura do plano de saĆŗde ou do SUS. O HNSG alerta que se vocĆŖ recebeu ligaƧƵes como estas desconsidere as informaƧƵes e faƧa contato conosco o mais rĆ”pido possĆvel para relatar o ocorrido.
Profissionais do hospital foram informados sobre tal prĆ”tica de extorsĆ£o e entraram em contato com a PolĆcia imediatamente. O Sgt Afonso e o Sd GetĆŗlio estiveram com profissionais do hospital e lavraram o BO nĀŗ 81238995.


Consórcio CIM realiza reunião na Prefeitura Municipal sobre serviços de Iluminação Pública
O āConsórcioāpara serviƧos de iluminação pĆŗblica, tendo como diretoria, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira (presidente); o prefeito de Paraopeba, PacĆfico Geraldo de Jesus (1° vice-presidente); e a prefeita de Santana de Pirapama, KĆŖnia Marques dos Santos (2° vice-presidente); realizou no gabinete da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, nesta quinta-feira (14), Ć s 9 horas, reuniĆ£o que discutiu assuntos relativos Ć prestação de serviƧos de Manutenção Corretiva e Preventiva dos pontos de Iluminação PĆŗblica nos municĆpios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal MultifinalitĆ”rio (CIM) do Centro de Minas Gerais. A reuniĆ£o tambĆ©m abordou a questĆ£o da liminar que mantĆ©m a prestação dos serviƧos pela Cemig.
Também participaram da reunião, o secretÔrio municipal de Desenvolvimento EconÓmico e Turismo, Saulo de Souza Queiroz; a consultora de Licitações e Compras, Salete Ferreira; a gerente de iluminação pública, Andréia Lúcia de Souza Lanza; o agente de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público da Distribuição da CEMIG, Marcone Sebastião Nascimento;
e os prefeitos dos seguintes municĆpios: Joaquim Ildeu Santana (Cordisburgo), MĆŗrcio JosĆ© Silva (Cachoeira da Prata), Alessandro GuimarĆ£es Sampaio (AraƧaĆ), Humberto Reis (JequitibĆ”), ZĆ© da Gurita (FunilĆ¢ndia), Humberto Reis (JequitibĆ”), Romar GonƧalves (Capim Branco), JoĆ£o de Cota (Fortuna de Minas), JoĆ£o de Castro (Pequi), Max Oliveira dos Santos (āZulaā- InhaĆŗma) e Marcelo Maciel de Castro (Maravilhas).
De acordo com o agente Marcone Nascimento, a CEMIG se mantĆ©m aberta Ć s necessidades de atendimento. Ele tambĆ©m disse que o mercado atual estĆ” agressivo em termos de preƧos dos serviƧos de iluminação. āAssim sendo, Ć© importante saber fazer uso do Consórcioā, ponderou. JĆ” o secretĆ”rio Saulo Queiroz lembrou que o CIM Central Ć© MultifinalitĆ”rio, mas que depende da lei de cada municĆpio. TambĆ©m o prefeito Marcio Reinaldo enfatizou que o Consórcio Ć© um meio de facilitar o atendimento em termos de iluminação e que continua Ć disposição de todos.

PREFEITURA REALIZA PESAGEM DO PROGRAMA BOLSA FAMĆLIA
No dia 9 de maio a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de SaĆŗde atravĆ©s da EstratĆ©gia SaĆŗde da FamĆlia (ESF) Jardim dos Pequis realizou a pesagem do programa Bolsa FamĆlia na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro Jardim dos Pequis.
A pesagem aconteceu juntamente com o Dia D da vacinação contra a gripe no Ćŗltimo sĆ”bado (09/05), de 8 Ćs 12h. As Agentes ComunitĆ”rias de SaĆŗde (ACS) realizaram busca ativa dos beneficiĆ”rios do programa Bolsa FamĆlia que ainda nĆ£o haviam comparecido para pesagem, faltando apenas uma semana para o tĆ©rmino.
Compareceram aproximadamente 45 pessoas no local para acompanhamento e pesagem. No total, 37 pessoas apresentaram a documentação correta e cartão de vacina, sendo assim pesadas e acompanhadas efetivamente.
No mesmo dia, houve tambĆ©m pesagem do programa na Unidade BĆ”sica de SaĆŗde (UBS) Belo Vale e EstratĆ©gia SaĆŗde da FamĆlia (ESF) Orozimbo Macedo.

Vereadora Marli de Luquinha foi autora do requerimento que criou a Feira da VƔrzea
HĆ” mais de um ano, a vereadora Marli de Luquinha (PMN) luta para que uma feira de gastronomia e artesanato fosse implantada no bairro da VĆ”rzea, mais precisamente na PraƧa Maria Esteves Oliveira Cunha, popularmente conhecida como PraƧa do Escorrega. A vereadora apresentou ao Executivo o requerimento 117/2014, de 07 de fevereiro de 2014, para que tal feira fosse instalada na praƧa. O lugar pĆŗblico oferece uma Ć”rea propĆcia a realização de eventos, mas estava mal aproveitada.
Diante disso, a vereadora procurou a Prefeitura e começou a trabalhar para que a feira fosse implantada. No dia 3 de maio, a Feira da VÔrzea estreou com sucesso de público e provou mais uma vez que a visão de Marli foi assertiva, no sentido de que havia uma demanda da região por opção de lazer e uma Ôrea de extrema importância, até então em desuso.
Com a realização de mais um empenho durante sua trajetória polĆtica, Marli de Luquinha agradeceu ao Executivo e Ć Secretaria de IndĆŗstria, ComĆ©rcio e Turismo pela feira que jĆ” Ć© uma grande conquista do povo sete-lagoano, sobretudo dos moradores da regiĆ£o da VĆ”rzea. A feira funciona todos os domingos, de 7h Ć s 13h.

CrianƧas do Orozimbo Macedo selam compromisso com o Meio Ambiente
Na Ćŗltima quarta-feira (13), cerca de 60 crianƧas do bairro Orozimbo Macedo selaram compromisso com o Meio Ambiente. A iniciativa surgiu a partir do projeto GuardiƵes da Natureza ā Uma Luz para o Meio Ambiente, realizada pelo vereador Caramelo ā PT e Secretaria Municipal de Educação.
Trata-se de uma gincana ecológica que, nessa primeira edição de 2015, foi oferecida às crianças do 3º ano da Escola Municipal Edson Abreu, levando alegria e conscientização quanto as necessidades de preservação da Mãe Natureza.
Após uma tarde recheada com atividades lĆŗdicas como confecção de cartazes alusivos, construção de brinquedos com o uso de materiais reciclĆ”veis e conscientização quanto a economia de energia elĆ©trica, nĆ£o teve quem nĆ£o vibrou com o resultado. āEssa foi uma oportunidade maravilhosa para as crianƧas aprenderem brincando. Acreditamos que, dessa forma, o resultado Ć© mais positivo do que se fossem feitas atividades semelhantes dentro da sala de aulaā, afirmou a vice diretora da escola, Helena Aparecida Silva Lanza.
No final da gincana, todos saĆram vencedores por todo conhecimento adquirido e ainda levaram certificados e medalhas de GuardiƵes da Natureza. āEspero que o projeto obtenha o mesmo sucesso que nos anos passados e que as crianƧas possam cada vez mais absorver e disseminar a importĆ¢ncia da preservação ambientalā, ressaltou o vereador Caramelo.
No dia 20 de maio haverÔ mais uma edição do Guardiões da Natureza. Dessa vez, na Escola Municipal Helena Branco.

Prefeitura Municipal realiza recomposição asfÔltica na Rua Benjamin Constant
A Prefeitura Municipal, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Sete Lagoas (Codesel), realiza nesta quinta-feira (14), na Rua Benjamin Constant (nas proximidades da rotatória de acesso à Rua Monsenhor Messias), o serviço de recomposição asfÔltica, considerando que a via recebeu as obras de drenagem pluvial com a colocação de tubos Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 6m de comprimento com diâmetro de 1500mm.
17ª Copa João da Cunha terÔ 25 participantes
Uma reunião realizada na noite da última terça-feira (12), na sede da Liga Eclética Desportiva (LEDS) da cidade, envolvendo dirigentes de clubes e a direção da entidade definiu todos os detalhes para a disputa da Copa João da Cunha, um dos principais campeonatos de futebol amador de Sete Lagoas. Esta serÔ a 17ª edição e novamente o Campo do Eucalipal serÔ o principal ponto de apoio para a maior parte dos jogos.
De acordo com o departamento técnico da LEDS, dois jogos serão realizados neste sÔbado, ambos vÔlidos pela primeira rodada, sendo um no Campo do Interlagos e outro no próprio Campo do Eucalipal. As outras partidas que complementam a rodada inaugural serão disputadas no domingo, porém faltando definir a programação da ordem das partidas, o que serÔ divulgado até a tarde desta quinta-feira.
Conforme divulgado anteriormente, a Secretaria Municipal de Esportes estarÔ a partir de agora, divulgando para a imprensa e a população todas as competições organizadas e coordenadas pela Liga Municipal.
Confira como ficaram os confrontos dos jogos da primeira rodada da fase de classificação da Copa João da Cunha, edição 2015, através de sorteio:

Jogos de sƔbado:
Campo do Eucalipal:
15:00 - Bosque x ParaĆso
Campo do Interlagos:
15:00 - Juventude do Itapoã x Juventude d São João
Jogos de domingo:
AvaĆ Canadense x Vila Nova
Amigos do Interlagos x Garimpeiros
Brejo Alegre x MƔfia Azul
Cidade de Deus x Asa Molas
Cedro x Montreal
OperƔrio x Nacional
CriciĆŗma x Caminho das Ćndias
PraƧa da Feirinha sedia o Campeonato Feminino de Futsal
Um dos pontos esportivos mais tradicionais de Sete Lagoas voltarÔ a ser palco de um evento oficial da cidade. Seis partidas estão programadas para o próximo domingo no GinÔsio Coberto da Praça de esportes da Feirinha, vÔlidos pela 1ª rodada da fase de classificação do Campeonato Regional Feminino de Futsal. A competição servirÔ para, dentre outras coisas, movimentar vÔrias cidades do entorno de sete Lagoas.
A programação dos jogos da primeira rodada é a seguinte:
8:00 - PompƩu x ParƔ de Minas
9:00 - Curvelo x Júlio César
10:00 - Cachoeira x Matozinhos
11:00 - Contagem x ParĆ” de Minas
12:00 - Sete Lagoas x Curvelo União
13:00 - Sete Lagoas FC x Papagaios

Guarda de Congo do CasarĆ£o realiza apresentação em comemoração ao āDia 13 de Maioā
Nesta quarta-feira (13), Ć s 14h30min, foi realizada no Centro Cultural āNhĆ“ Quim Drummondā (CasarĆ£o), apresentação da Guarda de Congo Nossa Senhora do RosĆ”rio, do CasarĆ£o, acompanhada pela recitação do āTerƧoā e encerrada com a tradicional āfeijoadaā para todos os presentes. O evento em comemoração Ć data da āAbolição da Escravaturaā ocorrida em 13 de Maio de 1888 e tambĆ©m pelo āDia de Nossa Senhora de FĆ”timaā, contou com a presenƧa do vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva, representando o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; do secretĆ”rio municipal de Cultura e Juventude, e Governo e Comunicação, MĆ”rcio Vicente da Silveira Santos; e do subsecretĆ”rio de Cultura e Juventude, Alan Keller.
Durante a apresentação, com a presenƧa da āRainha Congaā Tereza de Jesus, foi coroado o novo āRei Congoā Heraldo Mendes, em substituição ao āRei Congoā falecido hĆ” nove meses, CornĆ©lio Manoel de Deus. O novo āRei Congoā Heraldo Mendes agradeceu a āVirgem do RosĆ”rioā pela sua escolha e disse: āQuero prometer a todos vocĆŖs congadeiros corresponder Ć missĆ£o que me foi confiada e indicada. AgradeƧo a todos os irmĆ£os congadeiros que me receberam de braƧos abertos!ā, congratulou.
DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
No dia 18 de maio comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento este que tem como objetivo alcanƧar melhores condiƧƵes de tratamentos para pessoas que sofrem de algum tipo de distĆŗrbio mental. A Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de SaĆŗde irĆ” realizar, neste dia, uma ação na PraƧa do CAT/JK, de 9 Ć s 14h, onde serĆ£o apresentados trabalhos produzidos pelos usuĆ”rios do Sistema Ćnico de SaĆŗde (SUS) com distribuição de panfletos.
O Movimento Antimanicomial surgiu graƧas Ć necessidade de lutar pelos direitos de pessoas com sofrimento mental, principalmente pela liberdade destas. Muitas dessas pessoas sofrem discriminaƧƵes, muitas vezes atĆ© mesmo dos próprios familiares. Essa luta entĆ£o tem a intenção de garantir que as pessoas que necessitam de tratamento o recebam de forma digna, como legĆtimos cidadĆ£os que eles sĆ£o.
A cidade de Sete Lagoas conta hoje com três unidades de saúde mental, são elas:
- Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) ā Rua Floriano Peixoto, 259, Centro / 3772-1371;
- Centro de Atenção Psicossocial Adulto (CAPS II) ā Rua Frei EustĆ”quio, 140, Nossa Senhora das GraƧas / 3773-3244 e
- Centro de Atenção Psicossocial Ćlcool e Outras Drogas (CAPSad) ā Rua MilĆ£o, 15, Jardim Europa / 3773-7188.


FUMEP E PREFEITURA REALIZA AULA INAUGURAL DO PROGRAMA
EMPREENDER PARA VENCER
Na Ćŗltima segunda-feira, 11 de maio, foi realizada a Aula Inaugural do Programa Empreender Para Vencer.
Recebidos pelo Prefeito Municipal, Presidente da Fumep, SecretÔrios Municipais, representantes da Caixa EconÓmica Federal, Vereadores e diversas autoridades, os mais de 300 alunos que participarão da primeira etapa do Programa foram parabenizados pela iniciativa de fazer parte dessa formação que poderÔ transformar suas realidades.
MÔrcio Reinaldo ressaltou que esse Programa é um sonho de longa data e que vê-lo se transformando em realidade é motivo de muita satisfação e contentamento.
O Programa Empreender Para Vencer Ć© uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, que serĆ” executado pela Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante ā FUMEP, atravĆ©s da Escola TĆ©cnica Municipal de SETE Lagoas, em parceria com o Cramam e Facomsel e com o importante apoio da Caixa EconĆ“mica Federal.
O objetivo do Programa é estimular uma atitude empreendedora nos cidadãos setelagoanos, para que eles possam ser capazes de gerar sua própria renda. Atendendo às demandas da comunidade, estão sendo oferecidos gratuitamente 17 cursos: Barbeiro, Bolos e Doces, Como Montar uma Pastelaria, Corte e Costura, Cuidador de Idosos, Decorador de Festa Infantil, Depilador, Design de Sobrancelha, Fabricação de Produtos de Limpeza, Floricultura, Instalador Eletricista Predial, Instalações HidrÔulicas, Manicure e Pedicure, Maquiador, Plantas Medicinais e Recreador de Festa Infantil.
Ao final dos cursos, aqueles que se enquadrarem nos requisitos, poderão requerer a concessão de microcrédito à Caixa Crescer, uma empresa do grupo Caixa EconÓmica Federal.

Prefeitura nomeia novos membros do Conselho Municipal de Turismo
Na manhĆ£ desta quarta-feira (13), foi realizada no gabinete da Prefeitura Municipal a solenidade que efetivou posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Sete Lagoas (COMTUR) para o biĆŖnio 2015/2017. Marcaram presenƧa no evento, compondo mesa de honra, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, o secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo Saulo Queiroz, os vereadores Renato Gomes, Gilberto Doceiro, Pastor Alcides e Padre DĆ©cio, a superintendente de Turismo do municĆpio Claudia Elane Soares e o representante da Sociedade Civil Organizada Pedro Ramos.
O Conselho Municipal de Turismo trata-se de uma organização pĆŗblica que atua no propósito de fiscalizar e deliberar sobre as polĆticas de incentivo, proteção, desenvolvimento, expansĆ£o e fomento ao turismo local, com observĆ¢ncia das leis nacionais em vigor.
Ć diretamente vinculado Ć Secretaria Municipal de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo, que cuida do controle social, avaliação e acompanhamento da polĆtica municipal do turismo, propondo diretrizes de planejamento, implantação e operação de projetos em torno do setor. O grupo tambĆ©m procura manter intercĆ¢mbio com os órgĆ£os pĆŗblicos e entidades relacionadas ao turismo, promovendo a transformação da sociedade em agente da imagem turĆstica da cidade e defensora do patrimĆ“nio cultural e ambiental do MunicĆpio.
Durante a solenidade, o secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo Saulo Queiroz falou sobre o potencial turĆstico e os benefĆcios que a exploração desta atividade pode trazer ao municĆpio: āĆ com muita alegria que aqui estamos empossando o COMTUR. O setor de turismo Ć© muito importante dentro de Sete Lagoas nĆ£o só para o cidadĆ£o, mas tambĆ©m para o comercio e o desenvolvimento. Temos muito potencial e precisamos de parcerias que nos permitam fazer um trabalho Ć altura da capacidade de nossa cidade. O Turismo Ć© um fator que atribui valor especĆfico ao municĆpio e por saber o tamanho deste valor, me comprometo a fazer o que for preciso para que ele cresƧa e seja cada vez mais notadoā. O vereador Pastor Alcides falou reforƧou as palavras do secretĆ”rio, enfatizando: āO Turismo Ć© o elemento que fomenta a dinĆ¢mica de um municĆpio e se ele nĆ£o Ć© trabalhado, fica aquĆ©m do patamar que provavelmente seria alcanƧado se houvesse maior atenção neste setor. Sete Lagoas Ć© uma cidade privilegiada e precisa ser explorada com boas ideias e pessoas engajadas em um mesmo objetivoā, afirma.
O prefeito Marcio Reinaldo, durante seu discurso, parabenizou aos nomeados e ressaltou a importĆ¢ncia de pessoas que ofereƧam boas ideias para o desenvolvimento do turismo em Sete Lagoas: āFico muito feliz em dar posse ao COMTUR e tenho grande esperanƧa de que o grupo agregue energia e positividade a um elemento tĆ£o importante para nossa cidade. Processos coletivos como este sĆ£o de grande valia e, muitas vezes, surgem atravĆ©s deles novas ideias que se adequam totalmente ao contexto trabalhado, mudando e enriquecendo nossas atividades. Precisamos buscar parcerias e entrosamento com os demais conselhos para evoluirmos no exercĆcio das tarefas e melhorarmos de maneira efetiva o turismo no municĆpio.ā, conclui.

REALIZADO 1Āŗ GRUPO HIPERDIA DA ESF SANTA LUZIA II
A Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Municipal de SaĆŗde realizou na Ćŗltima quinta-feira (7), o primeiro grupo para Hipertensos e DiabĆ©ticos (Hiperdia) por intermĆ©dio da EstratĆ©gia SaĆŗde da FamĆlia (ESF) Santa Luzia ii e dos acadĆŖmicos de enfermagem da Fundação Educacional Monsenhor Messias (UNIFEMM).
No grupo houve palestras, alongamentos, lanche e orientações sobre as doenças e os cuidados diÔrios que devem ser tomados. Ao final da reunião houve uma rÔpida palestra a respeito da Dengue e da Chikungunya, temas pertinentes para qualquer grupo de pessoas.
ALUNOS DA āBRIGADA ANTIDENGUEā RECEBEM COLETES
EstĆ” acontecendo em Sete Lagoas a Maratona Escolar āBrigada AntiDengueā. Essa maratona Ć© uma ação realizada pela Prefeitura/Secretaria de Sete Lagoas, com atuação de equipe de Agentes de Endemias do Controle da Dengue. A ação teve inĆcio em marƧo e segue nas escolas atĆ© o mĆŖs de outubro. Para a realização da maratona, os alunos estĆ£o recebendo os coletes para a āBrigada AntiDengueā formada por alunos selecionados das escolas participantes, nos dias 11, 12 e 14 de maio.
A entrega dos coletes estÔ acontecendo no Quartel General da Dengue, onde os alunos recebem orientações sobre a importância da sua tarefa e como devem agir. Juntamente com os coletes, os alunos recebem um manual e um bottom. Ao final, lancham com os Agentes de Endemias envolvidos e retornam as suas atividades escolares.
Os alunos participantes da āBrigada AntiDengueā irĆ£o ajudar na manutenção do ambiente escolar e de suas residĆŖncias livres de focos da Dengue. Semanalmente serĆ” sorteado um aluno para que seja feita vistoria na casa do mesmo, e se nĆ£o for encontrado nenhuma situação possĆvel para o desenvolvimento da Dengue, ele ganharĆ” um brinde e a escola ganharĆ” um ponto. Os pontos recebidos pela escola serĆ£o importantes para o final da maratona, que culminarĆ” em uma gincana no mĆŖs de novembro.


Conselho Municipal de Desenvolvimento aprova LicenƧa de Empreendimentos no MunicĆpio
O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sete Lagoas em reuniĆ£o ordinĆ”ria realizada no dia 7 de maio, na Casa da Cultura, presidido pelo SecretĆ”rio de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, Arnaldo Nogueira, aprovou trĆŖs empreendimentos de grande relevĆ¢ncia econĆ“mica e social para o MunicĆpio.
O primeiro trata-se de um empreendimento imobiliÔrio residencial, multi-familiar horizontal, financiado pelo Governo Federal, via Caixa EconÓmica Federal, em dois blocos: Villa Bella NÔpoles com 168 unidades e Ville Belle Milão com 176 unidades. O empreendedor é a VIC VIGA Incorporadora e Construtora Ltda. e a PREFISAN LTDA. Trata-se de um projeto de cunho social localizado no Bairro Santa Felicidade.
O segundo empreendimento Ć© um CondomĆnio de GalpƵes, localizado Ć s margens da Rodovia MG238, km 70, na regiĆ£o do Distrito Industrial de Sete Lagoas. Trata-se de um grande projeto de infraestrutura e logĆstica para apoio Ć s Empresas localizadas naquela regiĆ£o do MunicĆpio. A responsĆ”vel pelo Empreendimento Ć© a Agroindustrial CaraĆbas Ltda.
O terceiro Empreendimento trata-se do Distrito Industrial II de Sete Lagoas, coordenado e
desenvolvido pela CODEMIG ā Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais. A Ć”rea total do empreendimento Ć© de aproximadamente 266.000 m2, distribuĆdos em cinco quadras com 76 lotes. O Distrito Industrial II se localiza entre os terrenos da IVECO e da AMBEV, Ć s margens da Rodovia MG238. Esse empreendimento irĆ” contribuir de forma estratĆ©gica para o desenvolvimento do Parque Industrial daquela regiĆ£o do MunicĆpio.
Prefeitura Municipal celebra contrato para a realização do āCenso da População em Situação de Rua no MunicĆpio de Sete Lagoasā
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de AssistĆŖncia Social, celebrou com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), nesta quarta-feira (13), Ć s 8 horas, contrato para a realização do āCenso da População em Situação de Rua no MunicĆpio de Sete Lagoasā. Este primeiro āCensoā serĆ” executado durante o mĆŖs de maio pelo Centro Regional de ReferĆŖncia em Drogas da Universidade Federal de Minas Gerais/Faculdade de Medicina. O objetivo do āCensoā Ć© a produção de informaƧƵes que sirvam como base para as polĆticas pĆŗblicas da Secretaria Municipal de AssistĆŖncia Social, atravĆ©s do Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop).
O evento de assinatura contou com a presença do prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; da secretÔria de Assistência Social, Dilma Luiza Jorge Schwenck; do professor da UFMG e do Centro Regional de Referência em Drogas, Frederico Duarte Garcia; dos secretÔrios municipais Magela Martins (Esporte e Lazer), MÔrcio Vicente (Cultura e Juventude, e Governo e Comunicação) e Mércia Souza (Educação); da gerente de Proteção Social Especial, Lygia Guimarães; do assessor da Secretaria de Assistência Social, Vero Franklin; da coordenadora do Centro Pop, Ana Luiza Medeiros; da secretÔria adjunta de Educação Lucy Helena; da diretora de Atendimento Escolar, Ivana Marques; e do promotor de Justiça, Dr. Paulo César.

Logo em seguida, Ć s 9 horas, no Centro Cultural āNhĆ“ Quim Drummondā (CasarĆ£o), o professor Frederico Garcia reuniu com representantes da comunidade sete-lagoana: entidades e associaƧƵes diretamente interessadas em melhorias para a āPopulação em Situação de Rua no MunicĆpio de Sete Lagoasā, a fim de apresentar e discutir as aƧƵes planejadas em relação ao āCensoā a ser realizado.
A secretĆ”ria Dilma Schwenck falou sobre a importĆ¢ncia do trabalho em favor da população de rua e agradeceu o prefeito Marcio Reinaldo pela oportunidade da ação. Segundo ela, Ć© importante trabalhar com polĆticas interligadas em favor da população de rua. āĆ preciso saber escutar. A função da AssistĆŖncia Social Ć© fazer esse caminho. NĆ£o temos o direito de errar! Nesse sentido, Ć© necessĆ”rio melhorar, e sozinho ninguĆ©m faz nada. Sejam bem vindos! Muito obrigado e que Deus nos ajude!ā, desejou.
Para o promotor Dr. Paulo CĆ©sar, nĆ£o se faz atendimento sem conhecer o pessoal a ser atendido. āA Prefeitura estĆ” de parabĆ©ns em fazer uma ação do ponto de vista da Ação Social. As pessoas que estĆ£o na rua tem um drama que precisa ser conhecido. Esse trabalho proporciona caminhos para cuidar dessa população. Ć importante a boa vontade, mas sobretudo, a visĆ£o tĆ©cnica. Ć o nosso carinho e respeito que protegerĆ” o cidadĆ£o.ā, acredita.
De acordo com o professor Frederico Garcia da UFMG, Ć© uma honra fazer parte deste trabalho, que segundo ele, jĆ” foi realizado em Belo Horizonte. āE Sete Lagoas nĆ£o pode ficar para trĆ”s porque Ć© uma cidade vanguardista. Vamos buscar realizar aqui um bom trabalho! Esse projeto nĆ£o Ć© só para a população de rua, mas antes de tudo, para todo cidadĆ£o. A questĆ£o da vulnerabilidade da população precisa ser pensada quantitativamente e qualitativamente, mas, sobretudo, do ponto de vista humano. Todos serĆ£o muito importantes nesse projeto, para que seja feito de forma fidedigna e da melhor maneira possĆvel.ā, enfatizou.
O prefeito Marcio Reinaldo agradeceu a presenƧa de todos durante a celebração do contrato para a realização do āCenso da População em Situação de Rua no MunicĆpio de Sete Lagoasā. Ele afirmou que esse contrato vem em uma hora muito boa. Em relação Ć problemĆ”tica das drogas, o prefeito lembrou a aplicação do contingente da Guarda Civil Municipal para a atuação nas Escolas. Segundo ele, Ć© importante combater certos problemas. āA realidade Ć© preocupante. HĆ” locais onde a população precisa de muita coisa do ponto de vista da educação e da cidadania. Acreditamos na ciĆŖncia, na tecnologia e no urbanismo. E nessa Ć”rea precisamos de competĆŖncia para a realização desse trabalho. No mais, agradeƧo a todos pela atenção!ā, manifestou.

Vacinação no Cat
"No dia 12 de maio ocorreu na PraƧa do CAT, no perĆodo da tarde, vacinação contra a gripe, realizada pela Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de SaĆŗde. E acontecerĆ” vacinação novamente no mesmo local nos dias 14, 19 e 21 de maio, das 13 Ć s 16 horas. VocĆŖ que faz parte do grupo de risco, nĆ£o deixe de vacinar!

REUNIĆO ENTRE PREFEITURA E ONGs PROTETORAS DE ANIMAIS PREVĆ PARCERIAS
Na Ćŗltima semana, dois encontros marcaram uma possĆvel parceria entre o poder pĆŗblico, ONGās e protetores independentes de animais. No primeiro encontro, os membros foram recebidos pelo Prefeito Marcio Reinaldo, em seu gabinete, no dia 05 de maio. Como desdobramento da primeira reuniĆ£o, servidores da Secretaria de SaĆŗde e das ONG ās se reuniram no CEREST, na Ćŗltima sexta-feira (08/05). Na ocasiĆ£o, o SecretĆ”rio de SaĆŗde, Breno SimƵes, foi representado pela SubsecretĆ”ria de GestĆ£o de SaĆŗde, Lenira Maia.
Participaram do evento a responsĆ”vel pela ONG Associação Francisco de Assis (AFA), Elizabeth Torres; ONSG Anjos da Guarda, Karen e Isadora Morais; a protetora independente, JĆŗnia Gravito; a Coordenadora de VigilĆ¢ncia e Atenção Ć SaĆŗde, Bianca Santana; a Superintendente de VigilĆ¢ncia Epidemiológica, Marcia BenĆcio; a diretora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vanessa Bahia; a veterinĆ”ria Adriana Menezes, a mobilizadora do CCZ, LĆgia Reis e membros da Assessoria de Comunicação da Secretaria de SaĆŗde.
O objetivo principal da reunião foi criar uma parceria com o poder público e as ONGs para, juntos, resolverem os problemas causados pelo abandono de animais que causam consequências drÔsticas: o aumento descontrolado de cães e gatos errantes (de rua). Como os animais não são castrados, eles cruzam e se multiplicam. E como estes animais estão desamparados, tem grandes chances de adquirirem alguma doença, que pode inclusive ser transmitida para o ser humano.
Após a superintendente MĆ”rcia apresentar as atribuiƧƵes do CCZ aos presentes, foi aberto um debate sobre os possĆveis caminhos a seguir. Ficou acertado, entre as partes, adotar os procedimentos legais para a criação de um convĆŖnio e, posteriormente, iniciar o processo para a criação de uma PPP (Parceria PĆŗblico Privada). Com a PPP firmada, buscar recursos para a reforma do CCZ, incluindo o centro cirĆŗrgico para castração de animais, dentre outras necessidades.

Secretaria de Esportes e Liga Eclética firmam parceria para divulgação de eventos
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, firmou parceria com a Liga Eclética Desportiva da cidade. O intuito desta parceria é ampliar a cobertura e divulgação de eventos esportivos da região, promovidos por ambas as partes.
Desta forma, a partir de agora, tanto a população, quanto os diversos órgĆ£os de imprensa do municĆpio terĆ£o acesso, semanalmente, ou com a freqüência que se fizer necessĆ”ria, a todos os assuntos, resultados, tabelas de classificaƧƵes e programação de jogos para a semana seguinte.
Com o aumento constante das competiƧƵes chamadas de ābairroā e āregionaisā, torna-se necessĆ”rio o aumento da propagação dos eventos esportivos de forma massificada. Como muitos eventos sĆ£o realizados por iniciativa de associaƧƵes e pessoas abnegadas do meio, a constante divulgação nos mais variados órgĆ£os de imprensa passa a ser uma ferramenta importante no que tange ao aumento da visibilidade de cada competição, podendo ainda auxiliar no crescimento de atratividade para possĆveis parceiros.
Presidente segue trabalho de recuperação da LEDS
A presidente da Liga EclĆ©tica de Sete Lagoas (LEDS), Leia Dias, informa aos dirigentes de clubes e desportistas sete-lagoanos , que segue o trabalho de recuperação da estrutura da Liga EclĆ©tica em todos os sentidos, tanto na parte de estrutura fĆsica do prĆ©dio que passa por reformas, quanto a parte de credibilidade financeira, com quitação de vĆ”rias pendĆŖncias que estĆ£o em aberto hĆ” bastante tempo. Em pouco mais de um mĆŖs Ć frente da LEDS, a atual diretoria vem tendo sucesso em diversas negociaƧƵes, com pagamentos de algumas contas que estavam pendentes, alĆ©m seguir cumprindo com o calendĆ”rio esportivo das cidades da regiĆ£o na realização de alguns torneios locais.
Confira algumas das contas que estavam pendentes e que jÔ foram quitadas pela atual gestão da LEDS:
Pagamento Ć Prefeitura Municipal: R$1.500,00
Pagamento Ć Receita Federal: R$2.084,00
Acerto referente ao atraso de prestação de contas dos dois últimos anos: R$500,00.
Valor ainda pendente a ser quitado com o municĆpio R$ 600,00
Prefeitura assina termo de compromisso com grupo italiano para receber mais uma indĆŗstria no municĆpio
Investimento gerarĆ” cerca de 250 empregos diretos ao sete-lagoano
Na tarde desta segunda-feira (11), foi realizada no gabinete da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, a cerimĆ“nia de assinatura do termo de compromisso entre o MunicĆpio e a OMPI do Brasil ComĆ©rcio De Embalagens FarmacĆŖuticas Ltda., empresa da multinacional italiana Stevanato Group. As condiƧƵes de cooperação estabelecidas viabilizarĆ£o a instalação de uma unidade industrial da empresa, por meio de medidas voltadas ao incentivo do desenvolvimento econĆ“mico de Sete Lagoas. Estiveram presentes no evento, compondo mesa de honra o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva, o secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo Dr. Saulo Queiroz, os vereadores Renato Gomes e Marli de Luquinha, o empresĆ”rio sete-lagoano AntĆ“nio Pontes, o vice-presidente da Stevanato Group Marco Stevanato, o diretor operacional da OMPI do Brasil Denis de Bonis e o comandante do 25Āŗ BatalhĆ£o da PolĆcia Militar de Sete Lagoas Coronel Librelon.

Considerando que o desenvolvimento industrial Ć© de suma importĆ¢ncia para o crescimento econĆ“mico e sustentĆ”vel da população ā e que a instalação de uma indĆŗstria gera benefĆcios que vĆ£o desde o aumento das taxas de empregos a investimentos de outros empreendedores no território, a Prefeitura Municipal viabilizou a implantação de uma unidade da indĆŗstria italiana, atravĆ©s da liberação de alvarĆ”s para inĆcio das obras. O empreendimento a ser instalado pela OMPI do Brasil serĆ” destinado Ć produção de embalagens de vidro para a indĆŗstria farmacĆŖutica que serĆ£o comercializadas inclusive em território internacional, como explica o vice-presidente do Stevanato Group, Marco Stevanato: āEste empreendimento terĆ” a planta mais moderna da AmĆ©rica Latina e irĆ” fabricar nossos produtos em Sete Lagoas para serem comercializados em todo território sul-americano. Sabemos que Ć© um projeto ambicioso e para realizarmos este sonho vamos precisar de todos os sete-lagoanos, que serĆ£o os agentes efetivos do desenvolvimentoā, ressalta.
Durante o evento, o secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo Dr. Saulo Queiroz falou sobre a prosperidade da parceria, que atravĆ©s do empreendimento gerarĆ” emprego e renda a centenas de sete-lagoanos: āEstamos satisfeitos pela honra de receber vocĆŖs aqui, que vĆŖm trazendo notĆcias tĆ£o positivas para a cidade. Eis aqui um empreendimento que nos faz acreditar nos recursos sociais e nos profissionais existentes aqui no Brasil. Isso só aumenta a nossa vontade de lutar e receber empresas sĆ©rias, que trabalham com Ć©tica e eficiĆŖncia dentro das diretrizes legaisā, afirma. O vereador e lĆder do Prefeito na CĆ¢mara Renato Gomes tambĆ©m comemorou a efetivação da parceria, que segundo ele, tambĆ©m contarĆ” com o apoio dos vereadores: āQueria dar as boas vindas a vocĆŖs que hoje se integram ao grupo de empresariado de Sete Lagoas. Gostaria de dizer que vocĆŖs agora fazem parte oficialmente da história do desenvolvimento de Sete Lagoas e que a CĆ¢mara Municipal de Vereadores sempre apoiarĆ” iniciativas que visam o crescimento da nossa cidadeā, ressalta.
O prefeito Marcio Reinaldo citou a validez da parceria para o desenvolvimento de Sete Lagoas, enfatizando o alcance de novos benefĆcios para a economia local em um futuro breve: āĆ uma honra para nós estarmos diante de um grupo tĆ£o competente como a OMPI do Brasil. Tivemos uma receptividade muito grande por parte de toda a empresa e tentamos facilitar da maneira que podĆamos o processo para que o progresso chegasse mais rĆ”pido a Sete Lagoas. Tenho muita esperanƧa de que este seja mais um grande passo dado por nós, que trarĆ” o desenvolvimento por meio da geração de centenas de empregos diretos e a evolução em toda a cadeia produtiva. Iniciativas deste tipo sĆ£o, sem sombra de dĆŗvidas, um empolgante desafio que irĆ” projetar a cidade como polo regional de desenvolvimento e infraestruturaā, conclui o prefeito.

VEREADOR CARAMELO PROPĆE CRIAĆĆO DE PARLAMENTO JOVEM DO MUNICĆPIO
O vereador Caramelo apresentou Projeto de Lei que dispƵes sobre a criação de um Parlamento Jovem do municĆpio. Principal objetivo Ć© despertar no jovem a consciĆŖncia da cidadania aliada Ć responsabilidade com o seu meio social e sua comunidade. āOutro objetivo Ć© integrar com o Poder Legislativo a responsabilidade de despertar a Ć©tica, a cidadania, valores reflexivos e reais para uma sociedade moderna e criar junto Ć comunidade espaƧos para o crescimento dos anseios dos jovens em direção Ć conquista da cidadania, num processo de contĆnua aprendizagemā, avaliou Caramelo.
O Parlamento Jovem busca viabilizar um ambiente pĆŗblico para a manifestação de ideias, discussƵes de propostas e fundamentalmente o desenvolvimento do exercĆcio da cidadania pelos estudantes de nosso MunicĆpio. āNĆ£o hĆ” dĆŗvidas de que a participação dos estudantes Ć© essencial para que possamos discutir e elaborar polĆticas pĆŗblicas em conjunto com a juventude. A instituição do Parlamento Jovem propicia essa interação de uma forma plena, alĆ©m de aproximar o jovem e os representantes eleitos por sua comunidadeā, explicou'.
Do ponto de vista do exercĆcio da cidadania, o projeto oportuniza a discussĆ£o e a sugestĆ£o de aƧƵes pĆŗblicas, possibilitando a aproximação da juventude aos conceitos e Ć prĆ”tica polĆtica, o que consequentemente gera uma sociedade mais consciente e participativa. āNa prĆ”tica, o Parlamento Jovem tem carĆ”ter instrutivo e visa possibilitar a estudantes do MunicĆpio a vivĆŖncia do processo democrĆ”tico, mediante participação em jornada simulada de trabalho parlamentar, com diplomação, posse e exercĆcio de mandatoā, esclareceu, Caramelo.
Os estudantes serĆ£o escolhidos atravĆ©s de processo eleitoral nas escolas, possibilitando Ć comunidade escolar a participação no processo democrĆ”tico de escolha dos seus representantes e do exercĆcio da função para a qual serĆ£o eleitos.
O Projeto de Lei Parlamento Jovem surgiu a partir da experiĆŖncia do ex vereador e atual Deputado Estadual, Dr. Jean Freire ā PT, que ao implantĆ”-lo na cidade de Itaobim ā MG, obteve grande ĆŖxito. āEm breve o Projeto serĆ” levado a PlenĆ”rio para votação. Espero que seja aprovado e que tenhamos igual ou maior sucesso ao implantarmos em Sete Lagoasā, finalizou Caramelo.
FEIRA DA PAZ 2015 REUNIU MAIS DE 7.500 PESSOAS NO PARQUE NAUTICO DA LAGOA BOA VISTA
A 2º Edição da Feira da Paz de Sete lagoas que integra o calendÔrio de comemorações da Semana do Trabalhador aconteceu no ultimo dia 02 de maio (sÔbado) com entrada franca no Parque da Lagoa Boa Vista e contou com a presença de mais de 7.500 pessoas segundo dados oficiais.
A Feira teve sua 1Āŗ edição no ano de 2014 após a apresentação e aprovação de uma emenda parlamentar do vereador Pr. Fabricio. Neste ano o evento contou com a participação musical da Banda Quatro por Um, Entre Salmos, SaltBand, Gleice Kelly e Ismael Santos, alĆ©m de barracas com comidas tĆpicas da regiĆ£o.
Segundo o vereador Pr. Fabricio idealizador e realizador do evento junto a Prefeitura de Sete Lagoas, ao perceber a necessidade de executar polĆticas pĆŗblicas que desenvolvam a identidade e o respeito da famĆlia, a Feira vem a atender estes anseios, tendo por objetivo principal āpromover um dia em que os trabalhadores possam estar com suas famĆlias e confraternizar em comunhĆ£o com os princĆpios cristĆ£osā.

PREFEITO VISITA OBRAS EM ANDAMENTO NO FINAL DE SEMANA






A cidade de Sete Lagoas estÔ em obra. VÔrios bairros estão recebendo melhorias, como: calçamento, drenagem pluvial, pavimentação em asfalto cbuq (concreto betuminoso usinado a quente) e qualificação das vias urbanas, revitalização de praças, dentre outras. Acompanhado do SecretÔrio de Obras, Arnaldo Nogueira e do Diretor Presidente da Codesel, AntÓnio Garcia Maciel (Toninho Macarrão), o prefeito Marcio Reinaldo foi conferir de perto todas essas benfeitorias na manhã do último sÔbado (09/05). No bairro Cidade de Deus, os vereadores Renato Gomes e Ismael Soares se juntaram a comitiva e acompanharam o tour em outros bairros.
Mais de 10 obras foram fiscalizadas de perto pelo chefe do executivo que encerrou a visita prestigiando a Caravana do Lazer, no bairro Jardim Arizona. Foram elas:
-
Centro - Estação de Transbordo. Entrega prevista para o mês de Junho;
-
Centro - Parque Municipal. Solicitação de projeto paisagĆstico para inĆcio da construção de um parque verde no Centro da cidade. Antigo terreno da rede ferroviĆ”ria;
-
Cidade de Deus ā Iniciadas obras de drenagem pluvial e pavimentação. Em parceria com moradores, ruas mais problemĆ”ticas estĆ£o tendo prioridade, destaque para a Avenida 7;
-
Cidade de Deus ā Visita a Escola Municipal Marilza Felury Costa que em breve serĆ” inaugurada;
-
Interlagos ā Revitalização da PraƧa Cristiana LeĆ£o FranƧa. Prefeito determinou a instalação o quanto antes de academia ao ar livre para atender moradores da regiĆ£o;
-
Jardim dos Pequis ā Pavimentação da Avenida JosĆ© SĆ©rvulo Soalheiro, melhoria no acesso com alargamento de pista sentido Verde Vale, incluindo meio fio, drenagem pluvial e construção de ciclovias;
-
Verde Vale ā Pavimentação de Ruas e obras de drenagem;
-
Sitio da Abadia ā Atual rua Euclides Nogueira Gontijo. Drenagem e Pavimentação de rua;
-
Kwait ā Drenagem Pluvial;
-
Bernardo Valadares - solicitação da operação tapa buraco;
-
Luxemburgo ā solicitação da operação tapa buraco e
-
Jardim Arizona - Caravana do Lazer.
O morador do bairro Cidade de Deus, Paulo Pereira se disse satisfeito com as obras. āMoro aqui hĆ” cinco anos e nunca vi tanta obra. EstĆ” ficando ótimo, vai melhorar muito pra gente aqui. Acabar com a lamaā. Dona Juciara Lopes, do bairro Kwait compartilha da mesma alegria. āQuando chove o bairro alaga, vira barro. Pela primeira vez um prefeito lembra e faz pela gente. Ćramos esquecidos por todosā, ressalta.
Outras obras em andamento pela cidade:
-
Escola Técnica - Em andamento construção de auditório para cerca de 300 pessoas.
-
Rua Santa Juliana ā Reiniciadas obras de drenagem pluvial e total recapeamento da via e pavimentação nova. Projetada melhoria da rotatória Barbosa Melo (sentido JequitibĆ”) para qualificar o acesso.

PREFEITURA REALIZA CARAVANA DO LAZER EM HOMENAGEM AS MAMĆES SETE-LAGOANAS
A Caravana do Lazer agitou as mamães e a criançada na manhã do último sÔbado (09/05). Desta vez, o bairro Jardim Arizona foi contemplado com o grande evento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria de Esportes e Lazer e o Colégio Cenecista Marcio Paulino. O prefeito Marcio Reinaldo, juntamente com o Presidente da Codesel, Toninho Macarrão e o vereador Renato Gomes prestigiou o evento.
Sob a coordenação de FabrĆcio Fonseca e Maura LĆŗcia Mascarenhas, a Caravana do Lazer englobou atividades esportivas e recreativas, tais como: cama elĆ”stica, inflĆ”veis, voleibol, futebol de salĆ£o, chute a gol, escalada, workshop de tĆŖnis de mesa, totó, mesa de disco e pintura facial.
Os presentes assistiram também apresentação de balé, capoeira e futebol entre as mamães.Além disso, contou com a participação das Secretarias Municipais de: Saúde que realizou trabalho de aferição de pressão arterial e orientação de higiene bucal; equipe do Centro de Controle de Zoonoses, com teatro e informações gerais; equipe de Combate à Dengue com orientações de prevenção ao Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da Dengue e da Chikungunya; Segurança, Trânsito e Transporte com informações gerais e jogos educativos para as crianças; e o apoio da Guarda Municipal.
O Diretor da Faculdade e do ColĆ©gio Cenecista, Pedro Ramos, agradeceu o prefeito Marcio Reinaldo pela presenƧa e pelo apoio incondicional ao bairro e no evento. āAgradeƧo as mĆ£es que fizeram dessa manhĆ£ um momento especial e tambĆ©m ao prefeito que tem feito um ótimo trabalho pelo bairro. Na Ćŗltima quinta-feira ele inaugurou a academia ao ar livre na PraƧa da Igreja que serĆ” de grande utilidade para a comunidadeā, lembrou.
Em seu pronunciamento, Marcio Reinaldo felicitou todas as mĆ£es presentes. āParabenizo todos pelo evento que Ć© um grande ato cĆvico. Levo aqui hoje meu abraƧo a todas as mĆ£es de Sete Lagoas. Desejo a todas muita saĆŗde, paz, amor e tranquilidade para educar no mundo de hoje em que vivemos. Ć muito importante essa integração entre escola x aluno x famĆlia e comunidade. AbraƧo a TĆ©ia- coordenadora da escola de esportes do ColĆ©gio- em nome de todas as mĆ£es presentesā, finalizou.
Prefeitura Municipal apoia Rede de Proteção do Hospital Nossa Senhora das Graças
Na manhĆ£ da Ćŗltima sexta-feira (11), a administração do Hospital Nossa Senhora das GraƧas (HNSG) organizou uma reuniĆ£o na instituição, no objetivo de divulgar a Rede de Proteção HNSG, que visa o cooperativismo de instituiƧƵes pĆŗblicas e privadas na aquisição de fundos para a unidade. Estiveram presentes na reuniĆ£o o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, o secretĆ”rio Municipal de SaĆŗde Breno SimƵes, a presidente do Conselho de Administração do Hospital Nossa Senhora das GraƧas PatrĆcia Machado, o superintendente da irmandade Dr. Felipe Toledo, alĆ©m de empresĆ”rios locais, autoridades religiosas e imprensa local.
A Rede de Proteção HNSG tem por finalidade mobilizar e integrar toda a sociedade numa esfera trissetorial, que envolve o poder público, o setor privado, o terceiro setor e a participação dos cidadãos como agentes de transformação social. Através das ações integradas dos diferentes segmentos na busca de recursos humanos, materiais e financeiros tem-se como premissa a manutenção dos serviços do HNSG e a sua missão de prestar assistência à saúde da comunidade de Sete Lagoas e região, por meio da atuação dos parceiros no desenvolvimento das ações de captação de receitas não operacionais. A Rede estÔ integrada com o ProREF, para a busca da sustentabilidade econÓmico-financeira e da responsabilidade social de manter o atendimento à região.

O prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, que sempre procurou atender Ć s demandas do hospital, falou sobre a importĆ¢ncia do trabalho que nele Ć© realizado, bem como sua parceria na busca de soluƧƵes para a instituição: āOs desafios enfrentados pelo Hospital Nossa Senhora das GraƧas desenham um quadro muito preocupante para a saĆŗde da regiĆ£o. Militei por muitos anos no setor de saĆŗde e participei da história deste hospital de maneira que conhecesse bem a seriedade dos serviƧos prestados por ele. Nos Ćŗltimos meses venho conversando com uma empresa multinacional parceira, para que ela financie um projeto que jĆ” estĆ” pronto, aprovado e consiste na duplicação do centro de hemodiĆ”lise do Nossa Senhora das GraƧas. Este projeto Ć© de suma importĆ¢ncia para o hospital e nos evitarĆ” remeter para outras cidades os pacientes que precisam de atendimento por aqui, alĆ©m de acolher pessoas de toda a regiĆ£oā, ressalta o prefeito.
O Hospital Nossa Senhora das GraƧas - HNSG Ć© um dos maiores centros de saĆŗde do Estado. Ć hospital referĆŖncia no Brasil e no mundo pela qualidade em tratamentos clĆnicos e cirĆŗrgicos de alta complexidade, como Transplante de Medula Ćssea e HepĆ”tico. A instituição Ć© hoje o a sĆ©tima maior instituição prestadora do SUS e possui em mĆ©dia, 650 mil usuĆ”rios, atendendo pacientes de cerca de 35 municĆpios. AlĆ©m disso, Ć© a Ćŗnica maternidade da regiĆ£o, realizando por volta de 400 partos ao mĆŖs. Sua estrutura com 16 leitos de UTI adulto, 10 de UTI neonatal, 208 leitos comuns e presta serviƧos de hemodiĆ”lise, realizando 200 delas ao mĆŖs.

PROJETO āCOSTURANDO VIDASā CRIANDO LAĆOS
Toda segunda-feira acontece o projeto āCosturando Vidasā que Ć© realizado pela Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de Sete Lagoas, por intermĆ©dio do NĆŗcleo de Apoio Ć SaĆŗde da FamĆlia (NASF) Belo Vale, da EstratĆ©gia SaĆŗde da FamĆlia (ESF) Orozimbo Macedo e da Estação Juventude.
O objetivo do projeto é a interação e também a troca de experiências entre os participantes, para promover uma melhor qualidade de vida. Durante as reuniões do grupo ocorrem aulas de trabalhos manuais e também conversas sobre diversos temas que sejam relacionados com hÔbitos de vida saudÔveis, relacionamento e convivência.
Os encontros ocorrem às segundas-feiras, 14h, no salão do Prédio Arara, localizado na Rua José Alves Fernandes, nº 80, bairro Orozimbo Macedo.
Combate ao pernilongo āCulexā estĆ” a todo vapor
Os Agentes de Endemias do Combate ao āCulexā (pernilongo) receberam novos uniformes de trabalho dia 5 de maio e a equipe coordenada pelo vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva iniciou nova etapa de combate ao pernilongo, pelo canal do Bairro Montreal. Os córregos receberĆ£o o tratamento que jĆ” estĆ” sendo feito, atravĆ©s da utilização do termonebulizador costal motorizado, que quando acionado, produz uma nuvem de fumaƧa que espalha uma mistura de óleo de soja e inseticida, eliminando o mosquito adulto.
TambĆ©m estĆ” sendo feita a aplicação de larvicida diretamente nos córregos, a fim de eliminar as larvas, antes que elas completem a metamorfose, se transformando em pernilongos adultos. De acordo com o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o, o trabalho terĆ” continuidade nos córregos da cidade, jĆ” mapeados. āO objetivo Ć© combater o pernilongo 'Culex', que causou grande mal estar na população, principalmente durante o mĆŖs de outubro passadoā, informou.

O equipamento serĆ” utilizado na aplicação de inseticidas, diretamente nos cursos dāĆ”gua e em locais de difĆcil acesso. Igualmente o servidor do MinistĆ©rio da SaĆŗde, Nivaldo Santos, esclarece que a programação das aƧƵes estĆ” de acordo com os casos de Dengue confirmados, considerando que o trabalho tambĆ©m visa o combate ao Aedes Aegypti.

Prefeito realiza visita à Associação das VoluntÔrias Amigas do Hospital Municipal
A Associação das VoluntĆ”rias Amigas do Hospital Municipal (AVHOM) recebeu nesta Ćŗltima quinta-feira (7), Ć s 17 horas, em sua sede, localizada na Rua Margarida Cortona, 746 (Canaan), a visita do prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, acompanhado pelo vereador Renato Gomes que entregou a ClĆ”udia Barbosa dos Anjos (filha da voluntĆ”ria LĆŗcia Barbosa dos Anjos ā āin memorianā), āMoção de Pesarā apresentada na CĆ¢mara Municipal, pelo falecimento de sua mĆ£e, ocorrido no Ćŗltimo dia 15 de abril.
A presidente da AVHOM, Vanessa Cristina Pereira, agradeceu ao vereador Renato Gomes pela atenção e ao prefeito pela visita, ressaltando a sua sensibilidade com o trabalho voluntĆ”rio. Ela fez questĆ£o de enfatizar a receptividade do prefeito Ć s voluntĆ”rias, sempre que precisam recorrer Ć Prefeitura e disse: āA voluntĆ”ria LĆŗcia dos Anjos transformou a dor em esperanƧa. Que possamos seguir o seu exemplo!ā TambĆ©m a filha ClĆ”udia dos Anjos agradeceu muito Ć s voluntĆ”rias que estiveram ao lado de sua mĆ£e.
O prefeito Marcio Reinaldo afirmou que Ć© uma honra visitar a AVHOM e que sempre respeitou o trabalho das VoluntĆ”rias do Hospital, que segundo ele, fazem um trabalho de expressividade muito grande. āMais do que nunca, a rede de SaĆŗde precisa desse trabalho voluntĆ”rio que Ć© de todos. O Hospital Municipal depende muito da sociedade e do pode pĆŗblico. A SaĆŗde pĆŗblica de Sete Lagoas nunca teve tanto atendimento na Ć”rea primĆ”ria como agora. O que o MunicĆpio pode fazer Ć© trabalhar com aquilo que pode e tem oportunidade. Gostaria de cumprimentar o vereador Renato Gomes pela Moção apresentada que relembra valores humanos sociais e deixo meu abraƧo Ć famĆlia da voluntĆ”ria LĆŗcia dos Anjos pelo esforƧo exercido junto Ć AVHOM.ā, manifestou.
Abertas as inscrições para segunda chamada pública do LabCEUs
O LabCEUs ā Laboratórios de Cidades Sensitivas lanƧou uma nova chamada pĆŗblica para selecionar propostas de ocupação para realização de atividades nos Laboratórios MultimĆdia dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs). O programa, realizado pelo MinistĆ©rio da Cultura (MinC), atravĆ©s da Secretaria de PolĆticas PĆŗblicas e em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, atravĆ©s do InCiti ā Pesquisa e Inovação para as Cidades premiarĆ” 15 projetos. SĆ£o dez ocupaƧƵes de dois meses e cinco ocupaƧƵes de quatro meses. As inscriƧƵes devem ser feitas atĆ© o próximo dia 19 de junho.
Ao todo, serĆ£o distribuĆdos R$ 160 mil. Os projetos com dois meses de duração receberĆ£o R$ 8 mil reais, cada, e os de quatro meses terĆ£o apoio de R$ 16 mil. As propostas devem ter por objetivo a experimentação de mĆ©todos e processos criativos de ocupação dos territórios, podendo envolver iniciativas de criação, pesquisa, formação, produção, difusĆ£o, circulação, memória e demais aƧƵes que proporcionem interaƧƵes entre a comunidade e a cidade.

As inscriƧƵes devem ser feitas atravĆ©s do formulĆ”rio disponibilizado na pĆ”gina: http://culturadigital.br/labceus/inscricoes-2/. Podem participar da chamada pĆŗblica brasileiros, com mais de 18 anos, residentes em todo o território nacional. Os interessados devem propor atividades que estimulem a inovação, por meio de experimentaƧƵes metodológicas nas atividades de ensino, pesquisa e produção colaborativa, dialogando com pelo menos uma das quatro temĆ”ticas descritas na chamada pĆŗblica. SĆ£o elas: Comunicação, Interatividade, EspaƧos e Território, e RaĆzes e TradiƧƵes.
As iniciativas contempladas deverĆ£o ser realizadas entre os meses de agosto e outubro de 2015, nas cidades de Ćguas Lindas de GoiĆ”s (GO), Campo Largo (PR), Colatina (ES), Erechim (RS), Horizonte (CE), LuĆs Eduardo MagalhĆ£es (BA), SĆ£o FĆ©lix do Xingu (PA), SertĆ£ozinho (SP), Sete Lagoas (MG) e Petrolina (PE).
As propostas serĆ£o analisadas por uma ComissĆ£o de Avaliação e Seleção, formada por gestores do programa LabCEUs, do MinistĆ©rio da Cultura e das Prefeituras das cidades contempladas pelo programa. Os critĆ©rios de anĆ”lise serĆ£o, entre outros, relevĆ¢ncia social e conceitual; criatividade da proposta; aplicabilidade no municĆpio selecionado e viabilidade de execução, e comprovação de articulação e parcerias com organizaƧƵes sócio-culturais para o desenvolvimento das ideias e aƧƵes propostas.
Rede Padrão comemoru 35 anos da RÔdio Musicrama FM e 60 Anos de Imprensa de Geraldo Padrão.
Na noite de sexta feira, 08 de maio, a Rede Padrão de Comunicação realizou um evento especial. Além das homenagens feitas à trinta e cinco empresÔrios, foi feita uma homengem à dez mães de Sete Lagoas, pela comemoração do Dia da Mães, aniversÔrio de 35 anos da RÔdio Musirama e 60 Anos de Imprensa do Jornalista e EmpresÔrio Geraldo Padrão.O evento contou com uma apresentação de dança do ventre, animação da artista Babalú e do comediante Nerso da Caratinga. A noite foi de muita alegria, homenagens e confraternização econtou com a presença de um grande número de empresÔrios, vÔrios vereadores de Sete Lagoas e do Deputado Douglas Melo. Geraldo Padrão disse se sentir privilegiado pelas homenagens e carinho de todos os participantes.






Prefeitura Municipal realiza café da manhã em comemoração ao Dia das Mães







Galeria Fernandino Junior recebe Exposição de Cartoons Mineiros em defesa da Liberdade
Os amantes da arte, desenhos, crĆtica humorada e da liberdade de expressĆ£o, nĆ£o pƵem perder a exposição JE SUIS CHARLIE, UAI! Que terĆ” sua abertura oficial na noite desta sexta feira, 08 de maio.
A exposição, que é fruto da união de esforços da Prefeitura de Sete Lagoas e Aliança Francesa de Belo Horizonte, e fica aberta ao público até o dia 30 de maio de 2015.
A versĆ£o sete-lagoana da exposição, o DEGAR- Departamento de Galerias de Arte, convidou trĆŖs dos nossos cartunistas para fazer como com o staff apresentado na composição original da mostra exibida em Belo Horizonte aos 11 de fevereiro de 2015. SĆ£o eles: Capucci Junior, Bruno Lanza e Stephen Higino. A exposição poderĆ” ser visitada de segunda a sexta feira, das 8h Ć s 17h, com entrada franca atĆ© o dia 30 de maio. Os cartunistas mineiros foram contactados pelo AragĆ£o ā jornalista e cartunista que assina a curadoria do evento juntamente com o curador do DEGAR, Dmtrius Cotta.
A versĆ£o original da mostra, realizada em fevereiro Ćŗltimo, em Belo Horizonte deu origem ao Manifesto dos Cartunistas Mineiros pela Liberdade. ConheƧa o manifesto e nĆ£o perca a oportunidade de conhecer esse magnĆfico trabalho que atĆ© o dia 30 de maio estĆ” ao alcance de todos em Sete Lagoas.
Em 1977, um grupo de cartunistas mineiros se reuniu para a realização de uma exposição, intitulada HUMOR DE MINAS, que teve lugar na galeria da Aliança Francesa, em Belo Horizonte. Em plena ditadura militar, aquela exposição era, também, um ato de resistência contra o regime, contra a censura e em favor das liberdades democrÔticas que nos eram reiteradamente negados.
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas prestou, nesta sexta-feira (08/05), uma homenagem Ć s mĆ£es servidoras do municĆpio, em solenidade realizada para parabeniza-las pelo Dia das MĆ£es, que serĆ” celebrado neste domingo (10). O evento aconteceu no auditório no gabinete da administração municipal e teve a presenƧa do prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, alĆ©m do vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o e representantes de todas as secretarias do municĆpio. A programação contou tambĆ©m com a atração musical de Samuel āShow Manā e um cafĆ© da manhĆ£ especial para todas as profissionais.
Reconhecendo o papel da mĆ£e como base fundamental na formação e desenvolvimento da sociedade, a equipe de cerimonial da Prefeitura manifestou-se por meio de mensagens motivadoras, que celebravam a missĆ£o de todas as mulheres que por meio do trabalho e da educação de seus filhos, atuam no desenvolvimento de Sete Lagoas. Durante a cerimĆ“nia, o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o falou emocionado sobre a data comemorativa, relembrando a ausĆŖncia de sua mĆ£e: āFalar de mĆ£e Ć© diferente, Ć© quase a mesma coisa que falar de amor. Eu jĆ” nĆ£o tenho mais a minha mĆ£e aqui na Terra e relembro com muita saudade de todo o seu afeto e cuidado. Desejo para todas as mĆ£es aqui representadas por vocĆŖs muitas alegrias, alegrias essas que nĆ£o filhos nĆ£o conseguimos darā, ressalta.
O prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira tambĆ©m parabenizou Ć s servidoras em seu discurso, āDe fato o dia das mĆ£es Ć© uma data que marca cada um de nós. A sociedade existe graƧas Ć famĆlia enquanto essa instituição existir, teremos a esperanƧa de mais cidadĆ£os decentes e livres de muitos males. A mĆ£e Ć© o sustentĆ”culo de tudo e por isso me deixa muito feliz a oportunidade de prestar minha homenagem e todas essas mulheres valentes e empenhadas, que acordam todos os dias motivadas pelo desejo e a responsabilidade de fazer com que amanhĆ£ exista um mundo melhor para os seus filhos. Gostaria de deixar o meu abraƧo a cada servidora que aqui se encontra, representando todas as mĆ£es de Sete Lagoasā, conclui o prefeito.
Eu sou um parÔgrafo. Clique aqui para adicionar o seu próprio texto e editar-me. Sou um ótimo lugar para você contar sua história e para que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.
JĆ” nĆ£o vivemos sob uma ditadura, mas novas formas veladas de censura, intimidação e restriƧƵes Ć livre expressĆ£o do pensamento voltam a nos preocupar e assustar. Um processo lento e contĆnuo restringe o campo de atuação do artista, como a restrição a determinados temas na pauta ā fenĆ“meno facilmente perceptĆvel. De uns anos pra cĆ”. PressƵes tambĆ©m ocorrem fora das redaƧƵes, como sentenƧas judiciais contra cartunistas, sustentadas por suspeito compadrio entre acusação e tribunais.
Enquanto isso, em Paris, a sede do jornal satĆrico Charlie Hebdo Ć© atacada em um ato terrorista que leva ao extremo a manifestação de intolerĆ¢ncia contra Ć livre expressĆ£o de pensamento. No atentado ā e em outros relacionados ā dezessete pessoas foram assassinadas, entre eles, cinco destacados cartunistas, companheiros de ofĆcio: Cabu, Charb, HonrĆ©, Tignouse e Wolinsk.
Assim decidimos tornar a reedição da exposição de 77, não apenas um manifesto em defesa das liberdades democrÔticas novamente sob risco, mas, também, uma justa homenagem aos colegas do Charlie Hebdo que tombaram nessa luta; e à França, que, através dos ideais que fundamentaram a Revolução Francesa, inspirou ainda os nossos inconfidentes e legou à nossa bandeira a própria palavra Liberdade.
E, mais uma vez, a Associação de Cultura Franco-Brasileira ā ou AlianƧa Francesa de Belo Horizonte, como Ć© mais conhecida ā fiel Ć cultura de um povo e de um paĆs que mostraram ao mundo a importĆ¢ncia da Liberdade para plena democracia, abre generosamente suas portas para abrigar nossa nova exposição e, mais que isso, o livre debate de ideias.
Belo Horizonte, 11 de fevereiro de 2015.
*Pedimos desculpas a outrso cartunistas mineiros que só nĆ£o estĆ£o aqui por dificuldades logĆsticas e de tempo dos organizadores para arregimenta-los, mas que certamente apoiariam essa iniciativa e, alĆ©m disso, muito nos honrariam com sua participação.
ServiƧo:
Exposição JE SUIS CHARLIE, UAI! Cartunistas mineiros pela liberdade
Datas: De 8 a 30 de maio
Locais: Galeria JoĆ£o Fernandino Junior ā Av. GetĆŗlio Vargas, 91 Centro Sete Lagoas (Casa da Cultura)
Entrada gratuita
InformaƧƵes: 3773-5687- (Dmtrius Cotta)
Por: Nana Andrade- ASCOM Cultura e Juventude, com informações da Curadoria Galeria João Fernandino Junior
Redução na produção de caminhões afeta cadeia produtiva e provoca demissões
A crise na indĆŗstria automotiva custou, apenas neste ano, 1.416 empregos na cadeia produtiva em Sete Lagoas, a 65 quilĆ“metros de Belo Horizonte. Somente em abril, aproximadamente 390 funcionĆ”rios foram demitidos, segundo o presidente do Sindicato dos MetalĆŗrgicos do municĆpio, Ernane Geraldo Dias.
Quem ainda tem emprego teme perdê-lo a qualquer momento. Na Iveco, marca do grupo CNH Industrial, funcionÔrios da linha de produção de caminhões pesados só trabalham três dias da semana, de terça a quinta-feira. Entre sexta e segunda, todos ficam em casa.
Segundo a assessoria de imprensa da Iveco, o esquema reduzido só vale para a linha de pesados, a mais afetada pela crise econÓmica. A empresa, no entanto, não informou quantos funcionÔrios trabalham na nova escala.
O presidente do sindicato destaca que o clima de intranquilidade paira desde 2014. No ano passado, as atividades na fƔbrica foram paralisadas pelo menos seis vezes, com fƩrias coletivas em janeiro, abril e dezembro, alƩm de paradas em junho e julho, durante a Copa do Mundo.
A unidade em Sete Lagoas responde pela fabricação de caminhƵes Iveco leves, semipesados, pesados e micro-Ć“nibus, alĆ©m de comerciais leves da marca Fiat. A capacidade Ć© de 70 mil veĆculos por ano.
āDuas das quatro maiores empresas da regiĆ£o jĆ” demitiram quase 750 trabalhadores desde outubro do ano passado, quando o setor comeƧou a degringolar. Outras empresas menores fecharam as portas. A situação Ć© alarmanteā, afirma o sindicalista.


Moradores discutem com o prefeito tomada de medidas para a Avenida do Contorno e Rua ParanaguĆ” do Bairro Interlagos
Moradores discutem com o prefeito tomada de medidas para a Avenida do Contorno e Rua ParanaguĆ” do Bairro Interlagos I
Moradores da Avenida do Contorno e da Rua ParanaguÔ, do Bairro Interlagos I, foram recebidos nesta sexta-feira (8), às 15h30min, pelo prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, em seu gabinete, para reunião que discutiu a tomada de medidas para as referidas vias, onde hÔ problemÔticas de erosão, lote vago com mato alto e esgoto.
O encontro contou com a participação do vereador Padre DĆ©cio, da coordenadora de ServiƧos Urbanos, AndrĆ©a Medeiros de Andrade, e dos seguintes moradores: Aline das GraƧas GonƧalves, MaurĆcio Moreira GonƧalves, Luciana Fonseca, PatrĆcia Aparecida de Moura, Eliane da Silva Reis e Eliza Teresa dos Santos.
Durante a reuniĆ£o, ficou resolvido que aƧƵes na Avenida do Contorno e na Rua ParanaguĆ” serĆ£o realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas; e da Companhia de Desenvolvimento de Sete Lagoas (Codesel).

Conheça a situação da dengue/chikungunya em Sete Lagoas
Estamos encaminhando atualização da situação da dengue/chikungunya em Sete Lagoas.
Nos Ćŗltimos dias tem sido divulgada pelos meios de comunicação, após o registro de vĆ”rios casos, o aparecimento de uma doenƧa que causa erupƧƵes na pele e tem sintomas parecidos com a dengue em estados do Nordeste. O MinistĆ©rio da SaĆŗde estĆ” coletando dados e amostras de sangue das vĆtimas para analisar a situação e adotar aƧƵes de vigilĆ¢ncia, prevenção e controle complementares no paĆs.Saiba mais sobre a doenƧa: O que Ć© o Zika VĆrus?
Da famĆlia Flaviviridae e do gĆŖnero Flavivirus, o Zika VĆrus provoca uma doenƧa com sintomas muito semelhantes ao da dengue, febre amarela e chikungunya.O vĆrus foi isolado pela primeira vez no fim da dĆ©cada de 1940, por meio de estudos realizados em macacos que habitavam a floresta de Zika, na Uganda. O primeiro caso da doenƧa documentada em um humano Ć© de 1964 e relata os mesmos sintomas observados atualmente. O primeiro surto da doenƧa observado fora dos continentes da Ćsia e da Ćfrica foi registrado em 2007, na Oceania.
Quais sĆ£o os sintomas provocados pelo Zika VĆrus?
De baixa letalidade, a chamada febre zika causa febre baixa, hiperemia conjuntival (olhos vermelhos) sem secreção e sem coceira, artralgia (dores nas articulaƧƵes) e exantema maculo-papular (manchas ou erupƧƵes na pele com pontos brancos ou vermelhos), dores musculares, dor de cabeƧa e dor nas costas. Como o Zika VĆrus Ć© transmitido?
O Zika VĆrus Ć© transmitido pela picada dos mosquitos da famĆlia Aedes (aegypti, africanus, apicoargenteus, furcifer, luteocephalus e vitattus). A partir da picada infectada, a doenƧa tem um perĆodo de incubação de aproximadamente quatro dias atĆ© os sintomas comeƧarem a se manifestar e os sinais e sintomas podem durar atĆ© 7 dias. Qual Ć© o tratamento para o Zika VĆrus?
Como nĆ£o existe um medicamento especĆfico contra o vĆrus, o tratamento feito apenas para aliviar os sintomas. Conforme orientaƧƵes do MinistĆ©rio da SaĆŗde, deve-se evitar o uso de Ć”cido acetilsalicĆlico e drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de complicaƧƵes hemorrĆ”gicas, como ocorre com a dengue.
Portanto, mais um motivo para que os cuidados que todos devemos tomar para eliminar os criadouros do mosquito Aedes sejam redobrados.

Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre e novo nĆŗcleo do programa āMexa-seā no Bairro Jardim Arizona
Para proporcionar saĆŗde e bem estar aos moradores do Bairro Jardim Arizona, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, inaugurou nesta quinta-feira (7), Ć s 18h30min, a Academia ao Ar Livre e novo nĆŗcleo do programa āMexa-se ā HĆ”bitos de Vida SaudĆ”velā, na PraƧa Padre Domingos, localizada em frente Ć Igreja SĆ£o Pedro, no Bairro Jardim Arizona. Compuseram a frente de honra durante o evento: o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; o vice Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva; o secretĆ”rio municipal de Esporte e Lazer, Magela Martins; os vereadores Renato Gomes, Padre DĆ©cio e Pastor Alcides; o diretor da Cnec Sete Lagoas, Pedro Ramos; a presidente da Associação ComunitĆ”ria do Bairro Jardim Arizona, Maria das GraƧas Mendes de Almeida; e o pĆ”roco da Paróquia SĆ£o Pedro, Monsenhor Carlos Roberto Moreira, o qual ministrou a bĆŖnção da nova Academia.
As Academias instaladas em bairros da cidade, disponibilizam dez equipamentos para a prĆ”tica de exercĆcios fĆsicos, para pessoas de todas as idades. AlĆ©m dos aparelhos, cada academia disponibiliza tambĆ©m placa orientativa, com a descrição do nome de cada aparelho, suas funƧƵes e mĆŗsculos exercitados: alongador, o qual, estimula o sistema nervoso central atravĆ©s do alongamento e fortalecimento dos grandes grupos musculares; rotação dupla diagonal, que possibilita o aumento da mobilidade das articulaƧƵes dos ombros e dos cotovelos; rotação dupla vertical, que fortalece os membros superiores e melhora a flexibilidade das articulaƧƵes dos ombros; surf, que visa a melhoria da flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e regiĆ£o lombar; esqui, que possibilita o exercĆcio cardiovascular com o objetivo de aumentar a flexibilidade dos membros inferiores, quadris, membros superiores e melhora a função cardiorrespiratória.
As academias tambĆ©m englobam os seguintes outros aparelhos: simulador de cavalgada, que fortalece a musculatura dos membros inferiores, superiores e aumenta a capacidade cardiorrespiratória; remada sentada, que visa fortalecer a musculatura das costas e ombros e ajuda a evitar a postura cifótica (curva); o simulador de caminhada, a fim de aumentar a mobilidade dos membros inferiores e desenvolver a coordenação motora, e tambĆ©m aquecer o corpo para os próximos exercĆcios; multi-exercitador, que fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores (flexor e extensor de pernas, supino reto sentado, supino inclinado sentado, rotação vertical, twister sentado); e pressĆ£o de pernas, que tem como objetivo o fortalecimento da musculatura das coxas e quadris.
O prefeito Marcio Reinaldo ressaltou a importĆ¢ncia do programa āMexa-seā junto Ć s āAcademias ao Ar Livreā para as comunidades. De acordo com ele, nĆ£o adiantaria implementar o programa sem o profissional adequado que Ć© o educador fĆsico. āĆ um programa que visa o bem da saĆŗde de todos e queremos que o āMexa-seā e as āAcademiasā cheguem a todos os bairros de Sete Lagoasā, deseja. O prefeito lembrou que o MunicĆpio recebeu pelo programa āMexa-seā, nesta quarta-feira (6), no Expominas em Belo Horizonte, o āPrĆŖmio Mineiro de Boas PrĆ”ticas na GestĆ£o Municipalā na categoria GestĆ£o da SaĆŗde. āE justamente pela sua representatividade no Estado. Fiquei muito emocionado com o āPrĆŖmioā porque Ć© antes tudo, uma conquista de nosso povo, e que serve de exemplo para Minas e o Brasil. HĆ” muita coisa que estĆ” acontecendo e vai acontecer. De fato, ficamos muito animados. Queremos fazer do programa āMexa-seā um cartĆ£o de visita de Sete Lagoas. No mais, muito obrigado a todos pela presenƧa e vamos avante porque os desafios nĆ£o faltam.ā, concluiu.
MODELO DE GESTĆO PARA O HOSPITAL REGIONAL
Dando continuidade às discussões acerca do modelo de gestão para o Hospital Regional de Sete Lagoas (HR), o SecretÔrio Municipal de Saúde, Breno Simões, representando o prefeito municipal, Marcio Reinaldo e a gestão do SUS/SL, reuniu-se nesta quarta-feira (06/03) com o SecretÔrio de Estado de Saúde de MG, Fausto Santos e o presidente do BDMG, Marco Crocco. Presentes ainda na reunião a SubsecretÔria de Regulação em Saúde da SES/MG, Maria do Carmo Paixão, Jorge Oliveira, Gerente Geral de Operações Estruturadas do BDMG e membros do corpo técnico daquela instituição de fomento.
Na reuniĆ£o foi demonstrado pleno interesse pelo secretĆ”rio de Estado e pelo presidente do BDMG em firmar parceria com o municĆpio de Sete Lagoas para o desenvolvimento dos processos necessĆ”rios Ć efetiva implantação do HR, abrangendo desde a conclusĆ£o da obra atĆ© a realização de estudos tĆ©cnicos e procedimentos operacionais (tais como dimensionamento dos serviƧos, indicadores de qualidade e quantidade, custos, elaboração de editais, etc).

Essa parceria Ć© de fundamental importĆ¢ncia para que o HR possa entrar em funcionamento estando dotado de um modelo de gerenciamento e de financiamento sustentĆ”veis. A proposta do BDMG, que teve plena aceitação do secretĆ”rio de Estado, Ć© a de que se adote o modelo de Parceria PĆŗblico Privada (PPP) para a escolha da instituição que irĆ” gerenciar o HR, sob a irrestrita regulação do municĆpio. Essa proposta serĆ” apresentada ao ExcelentĆssimo Governador do Estado, ficando o BDMG responsĆ”vel pela apresentação, em curto espaƧo de tempo, do plano de ação e dos instrumentos jurĆdicos que irĆ£o reger esta parceria.

Sete Lagoas estabelece nova Zona de Expansão Urbana Especial
Com potencial de ser polo regional para 30 municĆpios que abrangem mais de 500 mil habitantes, com um dos melhores pontos logĆsticos do Brasil e status de ser a oitava economia de Minas Gerais (com PIB superior a R$ 5 bilhƵes), Sete Lagoas Ć© uma das cidades mĆ©dias que mais cresce no Brasil. Estes nĆŗmeros, por si só, jĆ” credenciam o municĆpio a, no mĆnimo, discutir a instalação de uma Plataforma LogĆstica Intermodal, que objetiva o escoamento da produção regional nos modos aĆ©reo, ferroviĆ”rio e rodoviĆ”rio. Partindo deste princĆpio, foi assinada na manhĆ£ desta quinta-feira (07), na Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, a Lei Complementar nĀŗ08 de 23 de setembro de 1991, que dispƵe sobre o uso e ocupação do solo no municĆpio e estabelece a Zona de ExpansĆ£o Urbana Especial Mista, destinada a agregar atividades econĆ“micas, industriais de mĆ©dio e grande porte, associadas ao uso residencial, a qual passarĆ” a fazer parte do perĆmetro urbano municipal.
A solenidade contou com a presenƧa de profissionais da imprensa de todo o estado, empreendedores, secretariado municipal e vereadores. Compondo a mesa de honra, estiveram presentes o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva, o presidente da CĆ¢mara de Vereadores FabrĆcio Nascimento, o vereador e lĆder do prefeito na CĆ¢mara Renato Gomes, o secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo Dr. Saulo Queiroz, o representante do Fundo FINVEST/MG Almir Mendes, os diretores da M. ConstruƧƵes e IncorporaƧƵes Rodrigo CanƧado e Flavio SanĆ”bio, o diretor da MARCUM Empreendimentos ImobiliĆ”rios Marcos Almeida Carneiro, o representante da UMA GestĆ£o e Projetos Glauco Santiago e o representante da JPM Empreendimento ImobiliĆ”rio JosĆ© Augusto Diniz.
O projeto lei assinado na cerimĆ“nia, visa criar condiƧƵes para que seja implantado no municĆpio um novo Distrito Industrial que, desde o inĆcio da atual gestĆ£o, jĆ” fazia parte da pauta de intenƧƵes da Prefeitura. A localização privilegiada (próxima de empresas como a Iveco) e as facilidades logĆsticas apresentadas no território permitem atividades como o transporte multimodal de mercadorias: modal rodoviĆ”rio, modal ferroviĆ”rio e modal aeroviĆ”rio. Para isso, foi criado o Consórcio FINVEST/MG, que se encarregarĆ” de criar um empreendimento com infraestrutura completa e novas facilidades logĆsticas previstas em projeto, a exemplo de um porto seco alfandegado para atender Ć s empresas com investimento em Sete Lagoas. A decisĆ£o tambĆ©m contemplarĆ” a instalação de condomĆnios, bairros e residĆŖncias, acelerando o processo de desenvolvimento do municĆpio, atravĆ©s dos avanƧos na qualidade de vida do cidadĆ£o, geração de emprego e renda, ampliação e melhoria nos serviƧos ofertados e uma firme atuação no campo da seguranƧa.
Durante o evento, o representante do Consórcio FINVEST/MG Almir Mendes enfatizou sobre a prosperidade apresentada pelo empreendimento, bem como o empenho da administração em instituir a lei que propiciarĆ” sua instalação: āPensamos em uma forma diferente de expandir a economia local de maneira efetiva. Nosso projeto Ć© ousado e de grande magnitude, com benefĆcios que vĆ£o alĆ©m do campo industrial atravĆ©s da geração empregos, impostos, receitas e lucros para o municĆpio e estado. NĆ£o posso deixar de falar tambĆ©m do apoio dado pela Prefeitura Municipal e a dedicação com que trabalha para caminhar conosco rumo ao desenvolvimentoā. O secretĆ”rio de Desenvolvimento EconĆ“mico e Turismo Dr. Saulo Queiroz tambĆ©m falou sobre os esforƧos realizados pela gestĆ£o, que tonaram o municĆpio apto a receber os investimentos das empresas: āEste projeto estĆ” sendo assinado hoje graƧas ao empenho e visĆ£o progressista da atual administração. Momentos como esse mostram que a Prefeitura de Sete Lagoas continua mostrando seu compromisso com o desenvolvimento do municĆpio e responsabilidade na escolha de iniciativas que contribuam para o benefĆcio de cada cidadĆ£oā, afirma.
O presidente da CĆ¢mara dos Vereadores, FabrĆcio Nascimento, comemorou em seu discurso a assinatura da lei que, segundo ele, vem para mudar de uma vez por todas o futuro de Sete Lagoas: āQuero deixar clara a minha alegria em participar deste que Ć© um momento histórico para nossa cidade. A assinatura desta lei viabilizarĆ” grandes projetos que contribuirĆ£o para o crescimento ordenado e sustentĆ”vel de Sete Lagoas e abrigarĆ” um empreendimento flexĆvel no atendimento das necessidades de toda a regiĆ£oā. O prefeito Marcio Reinaldo ressaltou, por sua vez, que todos os esforƧos serĆ£o feitos para dar continuidade na expansĆ£o econĆ“mica de Sete Lagoas: āA implantação de um novo distrito industrial atesta a importĆ¢ncia do municĆpio no contexto da economia do Estado de Minas Gerais. AlĆ©m disso, ela representa um empolgante desafio para que possamos acelerar o nosso processo de crescimento, que vem projetando a cidade como polo regional de desenvolvimento e infraestrutura. Estamos certos de que os futuros empreendedores encontrarĆ£o aqui um campo aberto para os seus investimentos, com a seguranƧa de que prosperarĆ£o em seus negócios, unidos no mesmo propósito de construir uma sociedade cada vez mais independenteā, conclui.
Presidente do Conselho Regional de Educação FĆsica Ć© recebido pelo prefeito municipal em seu gabinete
O presidente do Conselho Regional de Educação FĆsica, ClĆ”udio Augusto Boschi, foi recebido pelo prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, em seu gabinete, Ć s 9 horas desta quinta-feira (7), com o objetivo de discutir a colocação do municĆpio de Sete Lagoas no Conselho Regional, considerando seu exemplo de āboas prĆ”ticasā na atividade fĆsica como promoção da SaĆŗde. TambĆ©m participaram da reuniĆ£o, a coordenadora municipal de VigilĆ¢ncia e Proteção Ć SaĆŗde, Bianca Santana e o coordenador do programa āMexa-se ā HĆ”bitos de Vida SaudĆ”velā, professor Jaime Tolentino.
De acordo com o presidente ClĆ”udio Boschi, o Conselho Regional tambĆ©m deverĆ” realizar visitas Ć s academias ao ar livre instaladas na cidade, em parceria com a VigilĆ¢ncia SanitĆ”ria do municĆpio. āEm Sete Lagoas tambĆ©m deverĆ” ser aberto um Escritório Seccional (Delegacia) do Conselho Regional de Educação FĆsica, com o objetivo de atender a microrregiĆ£o de Sete Lagoas e Curvelo. A implantação deste Escritório se deve Ć localização e a grande influĆŖncia do municĆpio de Sete Lagoas na regiĆ£o.ā, destaca.


CAMPANHA DE VACINAĆĆO CONTRA GRIPE INICIOU NO SĆBADO, DIA 9.
A campanha de vacinação contra a gripe iniciarĆ” no dia 9 de maio, sĆ”bado, e vocĆŖ que faz parte do grupo de risco que deve ser imunizado, precisa estar atento Ć s datas e os horĆ”rios do perĆodo de vacinação.
Grupo de risco: CrianƧas de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puĆ©rperas atĆ© 45 dias após o parto, trabalhadores da saĆŗde, idosos a partir de 60 anos (os que fazem 60 anos este ano estĆ£o incluĆdos) e comorbidades (de acordo com a lista de doenƧa do MinistĆ©rio da SaĆŗde).
Estas pessoas que fazem parte do grupo de risco sĆ£o prioritĆ”rias, jĆ” que sĆ£o mais propensas a pegarem a doenƧa, e obterem maiores complicaƧƵes. E a partir do momento que a vacina estiver liberada, ou seja, a partir do dia 9, as pessoas que devem ser vacinadas precisam procurar o local onde estĆ£o sendo distribuĆdas as doses da vacina, para se prevenirem.
Unidades com SALA DE VACINA, ABERTAS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DE 8 ĆS 15 HORAS
Centros de SaĆŗde:
- CS Santa Luzia ā Rua Av. JosĆ© Alencar Drumond, 59, bairro Santa Luzia;
- CS Orozimbo Macedo ā Rua Cuba, 524, bairro Orozimbo Macedo;
- CS Manoa ā Rua GerĆ¢nio, 381, bairro Manoa;
- CS Santo AntĆ“nio ā Rua Dr. JoĆ£o Batista, 1327, bairro Santo AntĆ“nio;
- CS VĆ”rzea ā Rua Manoel Correa da Cunha, 267, bairro VĆ”rzea;
- CS SĆ£o JoĆ£o ā Rua Wenceslau Braz, 470, bairro SĆ£o JoĆ£o e
- CS Montreal ā Rua das Avencas, 521, bairro Montreal.
OBS.: O CS Progresso realizarÔ a vacinação no dia D (9) e nos dias 14 e 21 de Maio.
ESFās:
- ESF EsperanƧa ā Rua JerusalĆ©m, 126, bairro EsperanƧa;
- ESF Alvorada ā Rua Mario Reis, 84, bairro Alvorada;
- ESF CDI ā Rua ExpedicionĆ”rio Leofredo Gaspar, 534, bairro CDI;
- ESF Eldorado ā Rua Afonso Viana de Paula, S/N, bairro Eldorado;
- ESF Barreiro ā Rua Minas Gerais, 46, bairro Barreiro;
- ESF Fazenda Velha ā Rua JosĆ© Fonseca Pires, 401, Fazenda Velha e
- ESF Catarina ā Rua Santos Reis, 238, bairro Catarina.
UBS:
- UBS Luxemburgo ā Rua ItambacurĆ, 182, bairro Luxemburgo;
- UBS Cidade de Deus ā Rua Prefeito Euro Andrade, 41, bairro Cidade de Deus e
- UBS Belo Vale ā Rua Oscar Padilha, 635, bairro Belo Vale.
Unidades sem sala de vacina realizam posto volante, uma vez por semana, durante o perĆodo da campanha.
POSTOS VOLANTES (IRĆO VACINAR APENAS CONTRA A GRIPE, DE ACORDO COM ESTOQUE DA REDE DE FRIO), DE 09 ĆS 15H, COM DATAS PROGRAMADAS.
Segunda Feira (11 e 18/05): ESFs JK/Móvel, Santa Cruz, Santa Luzia I e Santa Luzia II;
TerƧa Feira (12 e 19/05): ESFs Kuwait, Aeroporto e Bernardo Valadares, Jardim Europa;
Quarta Feira (13 e 20/05): ESF Monte Carlo, Bela Vista e Canada e FƔtima;
Quinta Feira (14 e 21/05): ESFs Itapoã II, CS Progresso, ESF Progresso e União;
Sexta feira (15 e 22/05): ESFs SĆ£o Geraldo, Santa Rosa, Padre Teodoro e Iporanga.
VACINAĆĆO PARA OS TRABALHADORES DE SAĆDE
Locais onde serÔ realizada a vacinação: Hospital Nossa Senhora das Graças, Unimed, Municipal, UPA Norte Sul e PA Belo Vale.
Prefeitura de Sete Lagoas/ASCOM SaĆŗde ā Jean Marques ā 6/5/15

Programa āMexa-seā de Sete Lagoas recebe āPrĆŖmio Mineiro de Boas PrĆ”ticas na GestĆ£o Municipalā
A Associação Mineira de MunicĆpios (AMM) realiza entre os dias 6 e 8 de maio no Expominas, em Belo Horizonte, o 32° Congresso Mineiro de MunicĆpios, āConstruindo a Cidade do Futuroā, e o MunicĆpio de Sete Lagoas recebeu nesta quarta-feira (6), Ć s 19h30min, durante o evento, o āPrĆŖmio Mineiro de Boas PrĆ”ticas na GestĆ£o Municipalā na categoria GestĆ£o da SaĆŗde, atravĆ©s do programa āMexa-se ā HĆ”bitos de Vida SaudĆ”velā. O prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira recebeu o trofĆ©u de premiação, acompanhado pela secretĆ”ria municipal de Planejamento, OrƧamento e Tecnologia, KĆ”tia Maria Nogueira Teixeira, e pelo coordenador do programa āMexa-seā, professor Jaime Tolentino. Outras cidades mineiras tambĆ©m foram premiadas nas categorias de GestĆ£o Social, do Desenvolvimento EconĆ“mico, da Educação, PolĆtica Sobre Drogas, Ambiental e do Desenvolvimento Urbano. SĆ£o elas: Andradas, Ouro Fino, Nova Ponte, Miradouro, Elói Mendes, Centralina, Ponte Nova, Sacramento, PompĆ©u, Santana da Vargem, Ouro Branco e Pirajuba.
O programa āMexa-seā, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, juntamente Ć s Secretarias de SaĆŗde (Atenção BĆ”sica e VigilĆ¢ncia em SaĆŗde), Ação Social e Educação, mantĆ©m excelente ritmo com atividades de ginĆ”stica e condicionamento fĆsico, contando com acompanhamento de educadores fĆsicos especializados. As atividades do programa āMexa-seā tiveram inĆcio no dia 11 de outubro de 2013 na orla da Lagoa Boa Vista (ao lado da āAcademia ao ar Livreā) e estendeu-se em outros nĆŗcleos nos diversos bairros de Sete Lagoas.
A estande do programa preparada no Expominas assim dizia: āO projeto āMexa-seā tem por objetivo promover hĆ”bitos de vida saudĆ”vel aos cidadĆ£os por meio da prĆ”tica de atividade fĆsica regular e supervisionada, ocorrendo alĆ©m da disponibilização de academias ao ar livre. Estas aƧƵes constituem-se como um instrumento de sustentabilidade e efetividade de aƧƵes de prevenção de āDoenƧas e Agravos nĆ£o TransmissĆveis-DANTā, associadas Ć convivĆŖncia social em espaƧo pĆŗblico aberto, organizado por gestĆ£o compartilhada de polĆticas sociais.ā
O presidente da AMM AntĆ“nio Carlos Andrada (prefeito de Barbacena), em seu Ćŗltimo dia de gestĆ£o frente Ć Associação, disse que o municipalismo dentro da realidade do Brasil, caracteriza uma posição diferenciada dos municĆpios dentro da Federação. āE os municĆpios foram tornando-se executores de polĆticas pĆŗblicas. O que incomoda o cidadĆ£o sĆ£o os problemas do dia a dia. E aĆ o municipalismo surge como uma via necessĆ”ria, considerando o processo de recuperação do paĆs. Esse momento de premiação destaca, revela e estimula as boas prĆ”ticas municipais. Ć um momento importante que demonstra que em cada municĆpio, existem gestores criativos para o enfrentamento das questƵes do paĆs. ParabĆ©ns a todos pela justa homenagem!ā, congratulou. Nesta quinta-feira (7) toma posse como novo presidente da AMM, o prefeito de ParĆ” de Minas, AntĆ“nio JĆŗlio.
TambĆ©m a presidente da UniĆ£o Brasileira para a Qualidade (UBQ), Silvana Rizzioli, afirmou que a entrega do āPrĆŖmio Mineiro de Boas PrĆ”ticas na GestĆ£o Municipalā traz emoção e orgulho. āO simples fato da implantação das āboas prĆ”ticasā nos municĆpios, por si só, jĆ” Ć© algo de extraordinĆ”rio. Caminhamos no mesmo objetivo que Ć© trabalhar para o bem do Estado e do Brasil.ā, completou.

Campanha para o uso racional da Ôgua ganha força nas escolas públicas
A Campanha āSalve a Ćguaā, desenvolvida pelo ServiƧo AutĆ“nomo de Ćgua e Esgoto (SAAE) e Prefeitura de Sete Lagoas, ganhou um aliado de peso: as escolas pĆŗblicas. Na terƧa-feira, 5, foi encerrada a sĆ©rie de workshops realizada com educadores do municĆpio para que fossem repassadas informaƧƵes e os objetivos da campanha e, tambĆ©m, convidĆ”-los a apoiar a causa e mobilizar seus alunos por meio de atividades em sala de aula.
O workshop reuniu, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, professores da Educação Infantil e de creches. Os encontros anteriores foram realizados nos dias 29 e 30 de abril e envolveram, respectivamente, professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio (inclusive de escolas da rede estadual) e orientadores e facilitadores do CRAS e CREAS. Antes, no dia 15 de abril, o público alvo foram os gestores das instituições educacionais. No total, cerca de 250 educadores foram capacitados.
āSaĆmos desses encontros felizes com a receptividade dos educadores. Muitos deles se mostraram sensĆveis e dispostos a nos ajudar e a levar adiante esta campanha, que Ć© fundamental para mudar hĆ”bitos em relação ao consumo dos recursos hĆdricos, uma demanda que se faz urgente nĆ£o somente em Sete Lagoas, como em todo o paĆsā, afirmou a diretoria financeira e administrativa do SAAE, Maria Silvia de Vasconcelos.
Segundo ela, mais do que isso, os workshops demonstraram que em diversas escolas jĆ” existem iniciativas visando a conscientizar seus alunos sobre o uso consciente da Ć”gua e o combate ao desperdĆcio. āAcreditamos que, ao selarmos essa parceria com as escolas e as unidades da rede socioassistencial, tais aƧƵes tendem a se propagar e a se multiplicar. Com isso, Sete Lagoas dĆ” um exemplo de que Ć© possĆvel trabalharmos juntos para o bem comumā, completou. Na oportunidade, foi apresentado o Professor H20, mascote que darĆ” suporte Ć s aƧƵes da autarquia e das escolas participantes.
A crianƧa como agente multiplicador
Ao pensar na campanha, o SAAE elegeu as escolas para o desenvolvimento das ações com o objetivo de criar nos alunos uma nova mentalidade em relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza. E esses pequenos cidadãos, quando conscientizados, podem se tornar agentes multiplicadores de boas prÔticas, cobrando dos adultos que revisem seus hÔbitos e também adotem comportamentos ambientalmente corretos.
āA Secretaria Municipal de Educação nĆ£o só abraƧou essa causa como irĆ” se empenhar cada vez mais para que as escolas se mobilizem e reforcem suas aƧƵes pelo consumo consciente da Ć”gua. Esse Ć© um compromisso assumido pela nossa secretĆ”ria, MĆ©rcia Lucia Diniz Souzaā, frisou a coordenadora de Educação Ambiental, Projetos e Parcerias, Eloise GuimarĆ£es FerrĆ£o Almeida.
Números que dão o que pensar
Durante os workshops foram repassadas aos educadores informaƧƵes sobre a situação dos recursos hĆdricos no Brasil e no mundo, de forma geral, e em Sete Lagoas, de forma particular. Eles tambĆ©m receberam dicas e subsĆdios sobre como trabalhar a temĆ”tica com seus alunos, em sala de aula.
Um dos expositores, o geógrafo Brenner Henrique Maia Rodrigues, revelou que o consumo mĆ©dio de Ć”gua por habitante/dia, no Brasil, Ć© de 167,5 litros. Em Sete Lagoas, o consumo mĆ©dio Ć© de 199,8 litros/ dia. Segundo a Organização das NaƧƵes Unidas (ONU), uma pessoa precisa de 110litros por dia, dado que reforƧa a necessidade de uma nova mentalidade em relação ao consumo no municĆpio.
Em uma casa, os locais onde mais se gasta Ôgua são o vaso sanitÔrio, o chuveiro e a cozinha. Brenner chamou a atenção para um fato que poucos percebem: o consumo indireto de Ôgua nos produtos que adquirem. Por exemplo, para se produzir um pãozinho de sal de 100 mg são utilizados, em média, 160 litros de Ôgua. Em 100 gr de carne bovina são usados 1.540 litros; e em um copo de cerveja, 75 litros. Uma simples folha de papel consome, em seu processo de produção, 10 litros de Ôgua.
O geógrafo citou outras atitudes comuns no dia a dia que tambĆ©m afetam a quantidade e a qualidade da Ć”gua, mas que passam despercebidas. āPara cada litro de óleo de cozinha descartado indevidamente na natureza sĆ£o contaminados cerca de 20 mil litros de Ć”gua de rios, lagos, córregos e praias. AlĆ©m disso, a tubulação de esgoto tambĆ©m Ć© danificada, causando entupimentos e outros problemas na redeā, exemplificou.
Próximos passos da campanha
Depois da capacitação dos educadores, a Campanha Salve a Ćgua entra, agora, em uma nova fase, com o monitoramento dos projetos desenvolvidos pelas escolas, atĆ© o mĆŖs de outubro. Neste perĆodo, os educadores poderĆ£o solicitar visitas, suporte e material de apoio ao SAAE e aos tĆ©cnicos da empresa que assessora a autarquia no desenvolvimento da Campanha.
Ć objetivo, ainda, dar visibilidade Ć s boas aƧƵes realizadas nas escolas que serĆ£o transformadas em sugestĆ£o de pauta para os veĆculos de comunicação da cidade e regiĆ£o. Dessa forma, pretende-se que outras instituiƧƵes de ensino tomem conhecimento das atividades e possam se inspirar nelas para mobilizar suas escolas.
No encerramento da campanha, em outubro, serão homenageados os alunos e as escolas que mais se destacaram, seja na elaboração de projetos criativos, seja na comprovação de que houve redução do consumo em suas dependências.
As aƧƵes do SAAE
O SAAE entende que nĆ£o basta a população fazer sua parte. Ć necessĆ”rio que o poder pĆŗblico tambĆ©m tenha aƧƵes concretas em favor dos recursos hĆdricos. Nesse sentido, a autarquia iniciou uma sĆ©rie de aƧƵes em Sete Lagoas, muitas delas jĆ” em andamento. ConheƧa algumas delas:
-
Construção da Estação de Tratamento de Ćgua (ETA), em FunilĆ¢ndia, com previsĆ£o de tĆ©rmino ainda este ano;
-
Investimento em novas tecnologias, com a supervisão automatizada e em tempo real de estações e poços tubulares;
-
Investimento em tecnologia para conter perdas, seja por parte dos usuÔrios ou do próprio SAAE;
-
Implantação do sistema de rastreamento e gestão da frota veicular;
-
Construção de 12 novos reservatórios metÔlicos, com volume total de 7.250 m³ de Ôgua;
-
Elaboração do Plano Municipal de Saneamento BÔsico;
-
Construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE - Matadouro), com obras previstas para serem iniciadas a partir do segundo semestre.
AGENTES DO COMBATE AO CULEX RECEBEM UNIFORME
Em uma solenidade simples, mas festiva, os Agentes de Endemias do Combate ao Culex (Pernilongo) receberam novos uniformes de trabalho. A entrega foi realizada na entrada da Prefeitura de Sete Lagoas na manhĆ£ desta terƧa-feira (05/05). Em janeiro deste ano, por meio de uma parceria pĆŗblico-privada, a administração recebeu da Brennand Cimentos a doação de um Termonebulizador ā aparelho serĆ” utilizado na aplicação de inseticida nas margens dos Córregos e seus afluentes as aƧƵes acontecerĆ£o nos córregos: Diogo, Cercadinho (grotĆ£o do CanaĆ£) Matadouro, BoqueirĆ£o, Tropeiros.

O equipamento recebido foi destinado ao programa de manejo ambiental do combate do pernilongo e, consequentemente, auxilia tambĆ©m no controle do mosquito Aedes aegypti que transmite a Dengue, Febre Chikungunya e Febre Amarela, alĆ©m do mosquito Flebótomo, transmissor da Leishmaniose. O programa conta tambĆ©m com um Conjunto de pulverizador (moto bomba) que foi adquirido pela Secretaria Municipal de SaĆŗde, o mesmo foi instalado em uma caminhonete. O equipamento serĆ” utilizado na aplicação de inseticidas, diretamente nos cursos dāĆ”gua e em locais de difĆcil acesso. O programa conta com nove profissionais que vĆ£o atuar na aplicação de larvicida e inseticida para combater a larvas e o mosquito adulto.
Estiveram presentes no evento o prefeito Marcio Reinaldo, o vice Dr. Ronaldo JoĆ£o, os vereadores Renato Gomes e Milton Saraiva e secretĆ”rios e assessores municipais. O prefeito Marcio Reinaldo finalizou o evento agradecendo ao vice-prefeito pelo trabalho realizado frente ao combate de algumas endemias. āRonaldo JoĆ£o estĆ” se dedicando de corpo e alma neste projeto. Juntamente com sua equipe, estĆ” fazendo algo que nunca foi feito na cidade. Essa luta nĆ£o pode parar. Estamos no caminho certo e com a ajuda de todos, vamos conseguir reduzir algumas endemiasā, encerrou.

EVENTO REALIZADO PELO CAPSad TRAZ EXIBIĆĆO DE FILME
Na quinta-feira (30/04), a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de SaĆŗde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial Ćlcool e Outras Drogas (CAPSad) realizou a exibição do filme āMeu Nome NĆ£o Ć Johnnyā e, em seguida, promoveu um bate papo com JoĆ£o Guilherme Estrella, inspirador do filme e do livro de mesmo nome. O evento aconteceu no Unifemm e fez parte da programação das festividades do Dia do Trabalhador da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.
O objetivo da atividade foi discutir e trabalhar a socialização, autonomia, construção do protagonismo e integração dos pacientes com os funcionĆ”rios do CAPSad. VĆ”rias pessoas participaram do evento e definiram o mesmo como produtivo. Uma paciente do CAPSad, CCJ, citou tambĆ©m a importĆ¢ncia do bate papo após o filme. āTive a felicidade de assistir o filme āMeu Nome NĆ£o Ć Johnnyā que realmente foi uma experiĆŖncia pra mim, porque ele passou por vĆ”rias batalhas e foi no fundo do poƧo. Mas conseguiu vencer, aceitou a doenƧa e quis se tratar. Foi exemplo pra mim. Foi muito bom poder conversar com ele [JoĆ£o Guilherme] depois de assistir o filmeā, concluiu.

Shopping Sete Lagoas inaugura sete novas lojas, trazendo mais opções em moda, cosméticos e alimentação
O Shopping Sete Lagoas recebe sete novas lojas, que irĆ£o trazer ainda mais opƧƵes para o consumidor. No setor de vestuĆ”rio estĆ£o Ćsmio, Fatto a Mano e Pub Modas. No segmento de calƧados infantis, chega a Pula Pula. Para os amantes das paletas mexicanas, serĆ” inaugurada a Monterrey, com diversos sabores de picolĆ©s artesanais de fruta pura, cremosos ou recheados.
Segundo Fernando Nunes, franqueado da Ćsmio, Sete Lagoas ainda nĆ£o tinha uma loja da marca. āPor isso optamos por inaugurar a loja no Shopping, jĆ” que a cidade tem potencial econĆ“mico e um pĆŗblico que se encaixa com o nosso estilo, ou seja, busca elegĆ¢ncia, com qualidade e preƧo justoā. A Ćsmio foi inaugurada no dia 30 de abril, com um coquetel. A marca especializada em vestuĆ”rio feminino apresenta como uma das principais caracterĆsticas a durabilidade, combinando em todas as suas coleƧƵes, a qualidade impecĆ”vel na produção, uma modelagem alinhada e o design criativo de moda.
Em breve, o centro de compras irƔ inaugurar tambƩm uma unidade das Lojas Rede, maior rede de cosmƩticos do Brasil, que oferece mais de 15 mil produtos das maiores e melhores marcas do mundo, desde maquiagens, perfumes importados, cuidados com os cabelos, corpo e banho, dermocosmƩticos e outros.
Outra loja do setor que chega ao Shopping Ć© a Dailus, especializada em maquiagens. Com produtos para todos os estilos, a marca oferece maquiagem de qualidade, altamente sofisticada e ao mesmo tempo com o melhor custo benefĆcio.
Fatto a Mano
A próxima loja a ser inaugurada serÔ a Fatto a Mano, no dia 7 de maio. Os destaques da marca, especializada em moda masculina, são os cortes e tecidos inspirados na alfaiataria europeia. Qualidade e distinção são muito valorizadas pela marca.
āO shopping Ć© referĆŖncia na regiĆ£o metropolitana de Belo Horizonte, com um bom mix de produtos masculinos, complementado, agora, com a Fatto a Mano. Esperamos boas vendas e jĆ” preparamos novidades, como camisaria feminina e ternos femininos e infantisā, conta o proprietĆ”rio Lucas Sasdelli.

Obras de recapeamento asfƔltico na Avenida JosƩ SƩrvulo Soalheiro passam por nova etapa
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas segue com as obras de recapeamento asfĆ”ltico em realização na Avenida JosĆ© SĆ©rvulo Soalheiro. Após a conclusĆ£o do trabalho entre a rotatória da Rua Santa Juliana e a rotatória da Avenida GuimarĆ£es Rosa, os profissionais iniciavam uma nova etapa na manhĆ£ desta quarta-feira (06), que consistia na aplicação da emulsĆ£o de piche atĆ© o trecho que compreende a sede da APAE. Posteriormente, serĆ” realizado o recapeamento em concreto betuminoso usinado a quente (cbuq) em toda a referida Ć”rea.

Obras do PAC Ćgua praticamente concluĆdas
A administração do prefeito Marcio Reinaldo, atravĆ©s do ServiƧo AutĆ“nomo de Ćgua e Esgoto (SAAE), dĆ” andamento a obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Ćgua. O PAC Ćgua ā com 97% das obras concluĆdas - vai interligar o sistema existente com a Estação de Tratamento de Ćgua (ETA) Rio das Velhas. Vale ressaltar que Ć© um projeto complementar da ETA, com recursos federais via Caixa EconĆ“mica Federal e nĆ£o onerosos ao municĆpio.
O PROJETO - Trata-se de obras no sistema de abastecimento através do aumento de capacidade de reservação com a construção de 9 reservatórios e melhoria do sistema de distribuição com a execução de aproximadamente 42 km de adutoras; além de três elevatórias de Ôgua tratada.
PAC 2 ā Obra concluĆda e em fase de testes que consiste em uma adutora que interliga os sistemas Monte Carlo e SĆ£o CristóvĆ£o, aumentando possibilidades de manobras para melhor abastecimento de Ć”gua em diferentes regiƵes da cidade. Assim como o PAC, tambĆ©m conta com recursos federais via Caixa EconĆ“mica Federal e nĆ£o onerosos ao municĆpio.

Processo de pavimentação da Rua Santa Juliana continua em pleno avanço
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas continua com o trabalho de preparação para a pavimentação da Rua Santa Juliana, do trecho próximo Ć saĆda para a Rodovia MG 238 atĆ© o cruzamento com a Rua PequiĆ”. Na manhĆ£ desta quarta-feira (06) os profissionais trabalhavam no local, realizando a homogeneização de base no solo, que serĆ” posteriormente nivelado e preparado para receber a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (cbuq).
PROJETO āCUIDANDO DO CUIDADORā EM PROL DOS TRABALHADORES
No dia 30 de abril, quinta-feira, a Prefeitura de Sete Lagoas/Secretaria Municipal de SaĆŗde, por meio da Unidade BĆ”sica de SaĆŗde (UBS) Cidade de Deus e EstratĆ©gia SaĆŗde da FamĆlia (ESF) Dona SĆlvia, realizou um evento, que faz parte do programa de extensĆ£o da Faculdade CiĆŖncias da Vida com a UBS Cidade de Deus āCuidando do Cuidadorā, com objetivo de beneficiar os trabalhadores.
O evento, que aconteceu durante a manhĆ£ (8h Ć s 12h), contou com sessĆ£o de relaxamento e massagem, dinĆ¢micas com a psicóloga, aula de zumba, dinĆ¢micas de roda, teste da SĆndrome de Burnout, um lanche saudĆ”vel e ainda sorteio de vĆ”rios brindes. Atividades estas preparadas pelas enfermeiras e pelos alunos da disciplina SaĆŗde do Trabalhador da Faculdade CiĆŖncias da Vida.
Eventos como este sĆ£o positivos, pois o estresse e o cansaƧo podem levar a agravos fĆsicos e emocionais; a rotina faz com que o trabalhador nĆ£o se atente aos detalhes do peso diĆ”rio de atividades elaboradas de forma mecĆ¢nica e sem buscar uma relação de satisfação no seu dia a dia pode ocasionar adoecimento mental.


PrĆŖmio de MĆŗsica das Minas Gerais 2015 abre perĆodo de inscriƧƵes
Cancioneiros, músicos, grupos e bandas autorais de Sete Lagoas e região, acaba de surgir mais oportunidade de mostrar a todos o seu talento!
EstĆ£o abertas, atĆ© o dia 8 de junho, as inscriƧƵes para a quarta edição do PrĆŖmio da MĆŗsica das Minas Gerais. Mais uma vez o concurso vai apresentar para o grande pĆŗblico a qualidade e diversidade da mĆŗsica produzida no Estado. Como disse o escritor Marcos Napolitano āa mĆŗsica, sobretudo a chamada āmĆŗsica popularā, ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediaƧƵes, fusƵes, encontros de diversas etnias, classes e regiƵes que formam o nosso grande mosaico nacional.ā
E com o apoio irrestrito da Prefeitura de Sete Lagoas, a grande final desta Edição que darÔ visibilidade aos novos destaques da música mineira, acontece mais uma vez na cidade dos lagos encantados.
Nesta edição, o concurso terÔ três etapas em cidades do interior do estado, além da grande final. A primeira fase acontecerÔ na cidade de Montes Claros, agendada para o dia 8 de agosto, a segunda disputa serÔ na lendÔria Diamantina, em 22 de agosto e, a última etapa serÔ em ParÔ de Minas em 26 de setembro. Como jÔ é tradição, a grande final acontecerÔ em Sete Lagoas, no dia 24 de outubro. A novidade deste ano é que cada banda, ou cantor, no ato da inscrição escolherÔ a cidade em que deseja se apresentar.
Das 45 canƧƵes que se apresentarĆ£o nas classificatórias, quinze em cada municĆpio, serĆ£o escolhidas quatro bandas de cada etapa totalizando doze finalistas. Estas contempladas farĆ£o parte do CD que serĆ” gravado ao final do concurso e que tem distribuição gratuita. A outra novidade Ć© que os quatro primeiros lugares de cada cidade recebem 200 cópias do CD para divulgação de seu trabalho. AlĆ©m disso, hĆ” o prĆŖmio em dinheiro de R$10 mil para o 1Āŗ lugar, R$7 mil para 2Āŗ Lugar e R$3 mil para o 3Āŗ colocado na grande final.
Qualquer mĆŗsico dos 853 municĆpios de Minas Gerais pode se inscrever para o prĆŖmio que terĆ” a curadoria desta edição fica sob a responsabilidade doutorando em mĆŗsica e professor do Curso de Licenciatura em MĆŗsica do Centro UniversitĆ”rio Metodista Izabela Hendrix, Guilherme Castro. O mĆŗsico, compositor, arranjador e professor mineiro Emilio Pieroni estarĆ” responsĆ”vel pela coordenação tĆ©cnica do concurso.
As composiƧƵes inscritas para o PrĆŖmio de MĆŗsica das Minas Gerais podem ser sobre qualquer tema, e devem ser compostas em lĆngua portuguesa, nĆ£o podendo ser inscritas mĆŗsicas instrumentais. A composição deve ser inĆ©dita e original, ou seja, nenhum tipo de plĆ”gio total ou parcial, nem citação poĆ©tica de outros autores podem compor a mĆŗsica. Ć importante ressaltar que cada grupo só poderĆ” inscrever uma canção. O formulĆ”rio de inscrição deve ser preenchido no site www.premiodemusicaminas.com.br atĆ© o dia 8 de junho e o candidato tem que enviar a canção no formato mp3, e a letra em arquivo anexo.
JĆ” faz parte da identidade do Grupo GA. BRASIL a sua responsabilidade com a cultura do Estado e do paĆs, dessa forma, a empresa apresenta para o pĆŗblico de Minas Gerais a boa mĆŗsica produzida por aqui. Para o Grupo GA. BRASIL levar projetos culturais aos seus diversos pĆŗblicos Ć© um compromisso com a sociedade que, por meio da cultura e do contato com a mesma, se torna mais crĆtica e pensante.
O PrĆŖmio da MĆŗsica das Minas Gerais segue sob a direção da Ampliar ā EspaƧo Ampliar ā Assessoria, Projetos e Eventos que Ć© especialista em produção de eventos culturais em todo o Estado e conta com apoio e realização local da Prefeitura de Sete Lagoas.
6ĀŖ edição da āCorrida do Trabalhadorā foi realizada no dia 1° de Maio
No āDia 1° de Maioā (Dia do Trabalhador) foi realizada a 6ĀŖ edição da āCorrida do Trabalhadorā , com participação de 52 atletas. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Guarda Civil Municipal, e a presenƧa das equipes Grupo UIPE, Equipe Sete Ventos, Equipe Speed uai e atletasova de Belo Horizonte.
A āCorridaā foi realizada no Bairro Nova Cidade, tendo a largada e a chegada na Avenida MĆŗcio JosĆ© Reis (Norte-Sul), em frente ao nĀŗ 1704. Os atletas percorreram as Avenidas Norte-Sul e Prefeito Alberto Moura (Perimetral), em um percurso de 6km e 400 metros.


Obras de drenagem pluvial seguem no cruzamento entre as Ruas Benjamin Constant e Hugo dos Santos Silva
As obras de drenagem pluvial realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas e a Companhia de Desenvolvimento de Sete Lagoas (Codesel), com apoio da Secretaria de SeguranƧa, TrĆ¢nsito e Transporte (Seltrans), encontram-se em andamento no cruzamento da Rua Benjamin Constant com a PraƧa JoĆ£o Paulo I e a Rua Hugo dos Santos Silva que tambĆ©m jĆ” recebeu o serviƧo.
Nesta terça-feira (5), no referido local estÔ sendo feito o trabalho de confecção de caixa de alvenaria na interligação dos tubos Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 6m de comprimento com diâmetro de 1500mm, que caracterizam uma concepção mais moderna em termos de tecnologia que proporciona menor impacto e maior agilidade no processo de execução da obra.
Durante as obras são feitas escavações do solo e implantação do sistema de macro e micro drenagem composto de redes tubulares, caixas de passagem, poços de visita e dispositivos de captação de Ôgua superficial (bocas de lobo) para drenagem das vias públicas e do extravasor da Lagoa Paulino.

Peças consagradas compõem a programação da 2ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas
Os amantes sete-lagoanos da arte da interpretação têm um encontro marcado com a 2ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas que acontece do dia 8 de maio a 21 de novembro, com periodicidade quinzenal, e traz a público, peças teatrais de renomados grupos locais e da capital mineira, além de um grupo paulista convidado.
As peças serão apresentadas gratuitamente em espaços públicos da cidade como o Centro Cultural Casarão, Praça Tiradentes, Lagoa da Boa Vista, Praça do Carmo, feirinha, entre outros.
A 2ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas brindarÔ a cidade com 28 apresentações de 15 grupos diferentes. Entre eles, grupos consagrados como a Luna Lunera Cia de Teatro, que apresentarÔ o espetÔculo "Aqueles Dois", uma das peças mais representativas da produção mineira dos últimos dez anos, além da participação do Lume Teatro de Campinas (SP), grupo que em 2015 completa 30 anos e possui status de referência nacional.
De acordo com o ator JoĆ£o Valadares, coordenador do evento e diretor da Preqaria Cia de Teatro que tambĆ©m figura na programação, "a 2ĀŖ Temporada de Teatro de Sete Lagoas deve ser ressaltada como uma ação de polĆtica cultural que colabora para a formação de pĆŗblico, com relatos de pessoas que fizeram da apreciação artĆstica um hĆ”bito, e para a consolidação dos grupos de teatro da cidade, dando-lhes oportunidades de apresentação, formação e visibilidade".
De fato, a visibilidade e formação de pĆŗblico podem ser comprovadas pelos nĆŗmeros apresentados na primeira edição ocorrida no ano passado: foram mais de 60 artistas participantes com um pĆŗblico de mais de duas mil pessoas, alĆ©m de mĆdia espontĆ¢nea em todos os veĆculos de comunicação da cidade e regiĆ£o.
A expectativa para este ano Ć© de um pĆŗblico ainda maior, devido ao sucesso da primeira edição. Os ingressos serĆ£o gratuitos e distribuĆdos sempre, duas horas antes de cada espetĆ”culo. Em breve serĆ£o divulgadas as peƧas, grupos e locais participantes dessa edição.
Vereadora Marli de Luquinha visita obras de drenagem pluvial no bairro Mata Grande
A vereadora Marli de Luquinha (PMN) visitou nesta terƧa-feira (05) as obras de drenagem pluvial do bairro Mata Grande.
Em marƧo deste ano, a regiĆ£o foi afetada por inundaƧƵes, deixando moradores com enormes prejuĆzos. Naquela Ć©poca, Marli visitou o bairro. FuncionĆ”rios do gabinete se mobilizaram na limpeza das residĆŖncias e vereadora mostrou empenho para encontrar soluƧƵes. Imediatamente, entrou em contato com a Secretaria de Obras e agendou uma reuniĆ£o para que fosse discutida a construção de uma rede de drenagem pluvial. O órgĆ£o, sensibilizado com a situação, prometeu Ć vereadora a obra que resolveria todos os problemas relacionados Ć enchente.
Hoje (05), após visita ao canteiro de obras, Marli conversou com moradores, que elogiaram o trabalho da Codesel e a contribuição da vereadora na resolução do problema. Em breve, a obra serĆ” concluĆda e os moradores poderĆ£o ter mais tranquilidade e seguranƧa.


Projetos de Leis Complementaresā sobre Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo sĆ£o assinados pelo prefeito e protocolados na CĆ¢mara Municipal
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, realizou no dia 20 de marƧo, AudiĆŖncia PĆŗblica sobre Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, com apresentação e debates sobre os Anteprojetos de Leis Complementares de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo de Sete Lagoas, em conformidade com a Lei Federal 10.257/2001 ā Estatuto da Cidade e Lei Federal 13.089/2015 - Estatuto da Metrópole, discutindo assim, as propostas preliminares da legislação urbanĆstica em relação ao tema. Após a AudiĆŖncia, o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sete Lagoas realizou ReuniƵes ExtraordinĆ”rias, nas quais foi apresentada e discutida a PolĆtica Urbana no MunicĆpio de Sete Lagoas e a Legislação Complementar sobre Parcelamento de Solo, Uso e Ocupação do Solo, para implementação dessa PolĆtica, em prosseguimento Ć s apresentaƧƵes e discussƵes da AudiĆŖncia PĆŗblica.
Nesse sentido, na manhĆ£ desta terƧa-feira (5), o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira assinou em seu gabinete, dois āProjetos de Leis Complementaresā, os quais jĆ” foram protocolados na CĆ¢mara Municipal nesse mesmo dia, um de n° 004/2015 sobre Uso e Ocupação do Solo, e o outro de n° 005/2015 sobre o Parcelamento do Solo, no MunicĆpio de Sete Lagoas, atendendo ao disposto no Artigo 108, da Lei Complementar N° 109, de 09 de outubro de 2006 ā Plano Diretor de Sete Lagoas. Acompanharam a assinatura, o secretĆ”rio municipal de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, Arnaldo Nogueira; a arquiteta e urbanista, Marieta Vitorino (coordenadora dos trabalhos), e a equipe tĆ©cnica.
No que diz respeito ao Uso e Ocupação do Solo, a āMensagemā assim define: āDe uma maneira geral, a legislação de uso e ocupação do solo determina o ordenamento territorial urbano, tendo em vista a estruturação adequada do espaƧo da cidade e a qualidade de vida da população, definindo um zoneamento urbano relativamente Ć : permissĆ£o ou proibição da localização de Ć”reas com predominĆ¢ncia de atividades econĆ“micas relacionadas a diferentes tipos de comĆ©rcio, serviƧos, produção industrial e sua proximidade de Ć”reas predominantemente residenciais; adequação das zonas com o sistema de circulação viĆ”ria, com o sistema de transportes coletivos, com as Ć”reas de preservação ambiental, com o sistema de saneamento bĆ”sico, com a disponibilidade de equipamentos sociais, com o patrimĆ“nio histórico, cultural e paisagĆstico, entre outros aspectos de importĆ¢ncia para a cidade; densidades de ocupação resultantes da concentração dos usos industriais, comerciais e de serviƧos acima listados e sua relação com a concentração de usos residenciais, avaliando essas concentraƧƵes em termos da qualidade de vida urbana, entre outras questƵes; definição dos parĆ¢metros a serem utilizados em cada zona para o controle das densidades, para o conforto ambiental, para diminuir conflito entre usos, entre outras questƵes, parĆ¢metros estes relativos Ć taxa de ocupação mĆ”xima no lote, Ć taxa de permeabilidade mĆnima, ao coeficiente de aproveitamento mĆ”ximo que limita a Ć”rea total a ser construĆda.ā
JĆ” sobre o Parcelamento do Solo, a āMensagemā afirma o seguinte: āEm linhas gerais, a legislação de parcelamento do solo define as normas legais para loteamentos e desmembramentos, a Ć”rea mĆnima dos lotes resultantes, o sistema de hierarquia viĆ”ria a ser utilizado nos projetos de parcelamento, indicando tambĆ©m os impedimentos e proibiƧƵes de parcelamentos em Ć”reas de risco, em Ć”reas preservadas pela legislação ambiental, alĆ©m de outros impedimentos decorrentes de especificidades do território. A proposta da lei municipal de parcelamento do solo tambĆ©m se adequa Ć s disposiƧƵes da Lei Federal de Parcelamento do Solo Urbano, Ć legislação estadual sobre o assunto e Ć legislação ambiental vigente. O Projeto de Lei de parcelamento do solo define as zonas de expansĆ£o urbana, a Ć”rea mĆnima dos lotes em cada uma dessas zonas, os perfis viĆ”rios relacionados Ć s vias arteriais, vias coletoras principais, vias coletoras secundĆ”rias e vias locais, bem como aos percentuais a serem destinados Ć s Ć”reas verdes de uso pĆŗblico e Ć”reas institucionais para equipamentos sociais pĆŗblicos, a serem transferidas para o MunicĆpio.ā

COPA DE FUTEBOL SOCIETY RENOVAĆĆO 2015
O time de futebol da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) bateu um bolão na última sexta-feira (01/05) e venceu o primeiro jogo da Copa de Futebol Society Renovação 2015. Contra a equipe do SAAE Operacional, a SMS emplacou três gols e se destacou nessa primeira rodada. Sob o comando de Geraldo Mendes, os artilheiros do jogo foram: Evandro, Pablo e Robson. O próximo jogo acontecerÔ nesse sÔbado (09/05) contra a Câmara Municipal de Sete Lagoas, 10h, também na Associação dos Servidores Municipais de Sete Lagoas.
Guarda Civil Municipal e Secretaria de Educação realizam partida de futebol com grupo de alunos da Escola Municipal Juca Dias
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, atravĆ©s da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Educação realizou no Ćŗltimo domingo (03), na Arena do JacarĆ©, uma partida amistosa entre os guardas que trabalham nas escolas do municĆpio e um grupo de alunos da Escola Municipal Juca Dias. A iniciativa surge no intuito de aproximar os profissionais das comunidades em que atuam, de maneira que estes criem laƧos que permitam detectar de maneira mais eficaz suas necessidades. Acreditando na educação complementar por meio do esporte e do lazer, a Guarda Municipal pretende continuar realizando os amistosos, no objetivo de tirar os jovens de situaƧƵes de risco, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver novas habilidades, exercitando tambĆ©m valores como a disciplina e a cidadania.


Feira da Pazā Ć© realizada na Festa do Trabalhador 2015
O Circuito Cultural Cimento Nacional, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, durante a realização do II Festival da Vida de Sete Lagoas, na Festa do Trabalhador 2015, realizou no Ćŗltimo sĆ”bado (2), a partir das 19 horas, a āFeira da Pazā. O evento de iniciativa do presidente da CĆ¢mara Municipal, Pastor FabrĆcio Augusto Carvalho do Nascimento, contou com a realização de shows das bandas: Ismael Santos, Salt Band, Quatro por Um, Glice Kely e Entre Salmos.
Projeto Cuidando de quem Cuida
Nos dias 28 e 29 de abril foram realizadas vĆ”rias aƧƵes referentes Ć saĆŗde do trabalhador. Estas atividades deram continuidade ao projeto āCuidando de Quem Cuidaā da Unidade BĆ”sica de SaĆŗde (UBS) Dr. Carlos Afonso Viana. O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal/ Secretaria Municipal de SaĆŗde por meio da UBS e do CEREST.
Este projeto visa atingir principalmente os trabalhadores, que muitas vezes nĆ£o se preocupam tanto com sua saĆŗde. No evento dos dias 28 e 29, teve a participação de profissionais do NASF (Gabriela ā Psicóloga; Pauline ā Nutricionista; HĆ©lio ā Educador FĆsico e Fernanda ā Assistente Social); de algumas acadĆŖmicas da Faculdade CiĆŖncias da Vida; do Dr. AluĆsio Cabral (MĆ©dico da ESF Jardim Primavera); da dentista da UBS e das enfermeiras Daniela Ferraz, FlĆ”via Barbosa e Lizia Dias.


Prefeitura realiza I Capacitação para Manipuladores de Alimentos das Escolas Municipais de Sete Lagoas
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, atravĆ©s da Secretaria de Educação realizou, entre os dias 22 e 29 de abril, a I Capacitação para Manipuladores de Alimentos, ministrada pela equipe de nutricionistas do municĆpio no objetivo de discutir, junto de todos os agentes do processo, a elaboração do cardĆ”pio nas escolas e o atendimento das necessidades nutricionais de todos os alunos. A capacitação, realizada no campus do SENAI Taft Alves Ferreira, envolveu cantineiros de todas as escolas municipais de Sete Lagoas.
Dentre os assuntos colocados em pauta, foram abordados temas como: o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o complemento alimentar fornecido pelo municĆpio; a alimentação escolar prevista pelo Programa Nacional de Alimentação nas Escolas (PNAE);
o processo de compra atĆ© a entrega dos produtos alimentĆcios; tĆ©cnicas de prevenção contra micro-organismos, DTAās, intoxicação alimentar e a importĆ¢ncia da higiene pessoal/comportamental; higiene da cozinha, utensĆlios, estocagem, prĆ©-preparo, EPIās, resfriamento e distribuição dos alimentos utilizĆ”veis entre outros. O controle de qualidade no preparo de alimentos Ć© muito importante e envolve as boas prĆ”ticas de manipulação, tĆ©cnicas e procedimentos adequados para o preparo de alimentos que podem garantir qualidade e seguranƧa higiĆŖnico-sanitĆ”ria dos alimentos. Partindo deste princĆpio, os programas de capacitação para manipuladores sĆ£o os meios mais recomendĆ”veis para transmitir conhecimentos e promover mudanƧas de atitudes. A falta de esclarecimentos entre as pessoas que lidam com os alimentos contribui de forma significativa para a sua contaminação, fazendo necessĆ”rio adotar medidas sanitĆ”rias rigorosas na manutenção de um padrĆ£o adequado de higiene dos indivĆduos.
Após a série de treinamentos, foi realizada no dia 30 de abril a cerimÓnia de conclusão do curso na qual estiveram presentes, compondo mesa de honra, o vice-prefeito Dr. Ronaldo João, a secretÔria de Educação Mércia Lucia Diniz, a secretÔria adjunta de Educação Lucy Helena Pinto, a gerente de Planejamento da secretaria Roberta Diniz Magalhães e a vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar de Sete Lagoas Nilza Barbosa. A solenidade contou ainda com uma palestra da psicóloga Ana Paula Leite e a apresentação musical da cantora Simone Costa.

Exposição āAs Cores do Somā Ć© aberta na Casa da Cultura
A Casa da Cultura abriu neste Ćŗltimo sĆ”bado (2), Ć s 20 horas, a exposição individual do artista plĆ”stico Leandro Lupiano, intitulada āAs Cores do Somā, que contou com a participação especial do DJ Fernando Bass e dos grafiteiros AndrĆ© Pizarro e Felipe de Souza. A secretĆ”ria adjunta de Cultura e Juventude, Maria Helena Verdolin, tambĆ©m participou do evento. A referida exposição conta com uma atmosfera de sonoridade visual que instiga os sentidos daqueles que apreciam as obras. Inspiradas pelo movimento, sentimento e sonoridade artĆstica, fundida com as vivĆŖncias e experiĆŖncias sensoriais que a arte e o universo contemporĆ¢neo possibilitam. āAs Cores do Somā Ć© um convite para um verdadeiro mergulho nos diversos sentidos e ritmos da arte de Leandro Lupiano.
Acompanhando hĆ” muito os trabalhos do artista, o tambĆ©m artista plĆ”stico e curador da exposição Dmtrius Cotta, define o atual trabalho de Lupiano como instigante: āRetorno com minha apreciação em torno da obra de Leandro Lupiano quando dizia que o artista ativa significados em um contexto de diĆ”logo. Na oportunidade afirmei que sua pesquisa girava em torno de um ponto de equilĆbrio com a linguagem contemporĆ¢nea das artes plĆ”sticas. PorĆ©m, volto Ć assertiva que o carĆ”ter simbólico/formal continua permeando sua conduta artĆstica e mantendo franco diĆ”logo com o pĆŗblico. Para a exposição em cartaz: As Cores do Som, tenho a dizer que o conjunto das obras mudaram para um sentido mais eclĆ©tico. O grau de proximidade estĆ©tico/formal se distancia e vemos uma obra criativamente dĆspar e com sintonia mais abrangente com o pĆŗblico. Sua experiĆŖncia individual continua contemplando as profundas marcas do tempo em que o artista serviu ao Projeto Rondon, na AmazĆ“nia, ou seja tribal e com lampejos da street art (Graffiti). E por falar em Graffiti, os grafiteiros Felipe de Souza e AndrĆ© Pizarro participam tambĆ©m da exposição e deixam suas marcas em consonĆ¢ncia com a obra do Leandro.ā
à a 11ª exposição individual do autor e permanecerÔ aberta ao público até o dia 30 de maio, com visitação aberta de 8 às 20 horas.

Prefeitura Municipal avança com a preparação para a pavimentação da Rua Santa Juliana
O trabalho de preparação para a pavimentação da Rua Santa Juliana, em realização pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, com inĆcio nas proximidades da saĆda para a Rodovia MG 238, jĆ” avanƧa nesta quarta-feira (29) atĆ© o cruzamento com a Rua PequiĆ”. Durante as obras Ć© feita a retirada do asfalto e a preparação da via, para que seja procedida a pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (cbuq).
Obras de drenagem pluvial estão próximas da Rua Hugo dos Santos Silva
As obras de drenagem pluvial em realização na Rua Benjamim Constant, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas e a Companhia de Desenvolvimento de Sete Lagoas (Codesel), com apoio da Secretaria de SeguranƧa, TrĆ¢nsito e Transporte (Seltrans), jĆ” encontram-se nesta segunda-feira (27), nas proximidades da PraƧa JoĆ£o Paulo I e da Rua Hugo dos Santos Silva onde o serviƧo jĆ” foi realizado.
As obras que fazem parte do Programa āUrbanizaā, consistem na substituição de galerias de concreto pelos tubos Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 6m de comprimento com diĆ¢metro de 1500mm, caracterizando uma concepção mais moderna em termos de tecnologia que proporciona menor impacto e maior agilidade no processo de execução da obra. Nesse sentido, buscam causar o menor impacto possĆvel, visando a agilidade dos serviƧos e a utilização de desvios paralelos aos locais das obras.
Durante as atividades são feitas escavações do solo e implantação do sistema de macro e micro drenagem composto de redes tubulares, caixas de passagem, poços de visita e dispositivos de captação de Ôgua superficial (bocas de lobo) para drenagem das vias públicas e do extravasor da Lagoa Paulino.


VĆ”rias vezes defendida durante a AudiĆŖncia PĆŗblica do Parque da Cascata, a soma de esforƧos para a reabertura e a recuperação da Ć”rea verde ganhou destaque e formação oficial. Por encaminhamento do vereador Dalton Andrade (PT), uma comissĆ£o tripartite ā CĆ¢mara Municipal, Prefeitura de Sete Lagoas e representantes da sociedade civil organizada ā vai comeƧar a trabalhar para apontar as principais soluƧƵes para que o parque seja devolvido Ć população, um ano e meio após o seu fechamento. Esta Ć© a principal decisĆ£o da audiĆŖncia realizada com a presenƧa de mais de 100 pessoas de diversos segmentos, ocorrida dia 29 de abril, na CĆ¢mara Municipal.
A AudiĆŖncia PĆŗblica foi aberta pelo presidente da CĆ¢mara Municipal, vereador pastor FabrĆcio Augusto Carvalho do Nascimento que transmitiu a presidĆŖncia ao colega Dalton Andrade: āĆ importante essa discussĆ£o sobre a reabertura do Parque da Cascata, DNA importante e delicado de Sete Lagoas, uma cidade que se torna cada vez mais industrialā, afirma o vereador.
Parque da Cascata ganha comissão de estudo
Esses fatos foram reconhecidos e citados pelo secretĆ”rio de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Adolpho Vidigal Borlido. Ele recorda os esforƧos da Prefeitura de Sete Lagoas em firmar acordo com a Iveco sob a forma de compensação ambiental pela supressĆ£o, por parte da empresa, de espĆ©cies de mata nativa. Foi firmado um Termo de Compensação Ambiental cujo valor Ć© de R$ 760 mil, informa o secretĆ”rio, mas, para sua surpresa, o instrumento estĆ” sendo objeto de representação do MinistĆ©rio PĆŗblico de Minas Gerais na JustiƧa. āO que podemos fazer? Estamos tentando recuperar os recursos da Iveco, mas a empresa tem receio de pagar duas vezesā, revela.

Secretaria Municipal de Educação realiza 1º Encontro de Formação de Pedagogos
Na última semana, a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou o 1º Encontro de Formação de Pedagogos do sistema municipal de ensino. Dividido em três etapas, o encontro contou com a participação da secretÔria de Educação Mércia Lúcia Diniz, da secretÔria adjunta de Educação Lucy Helena Pinto, da Equipe do Capsi de Ouro Preto, da consultora pedagógica da Editora Positivo CÔtia Cristina Gomes, do assessor pedagógico Eduardo Soncini, além de toda a equipe de gestores da Secretaria Municipal de Educação.
A maratona de atividades foi realizada no intuito de discutir, junto aos educadores da rede municipal de ensino, diretrizes como a aplicação do Projeto PolĆtico Pedagógico nas instituiƧƵes, do Regimento Escolar e diversos outros processos construĆdos coletivamente no Ć¢mbito escolar. No primeiro dia, foram abordadas questƵes relacionadas Ć Educação Especial e Inclusiva com enfoque no papel do pedagogo enquanto articulador de todo o processo. No segundo dia, os debates giraram em torno do papel do pedagogo frente Ć s demandas e desafios do cotidiano escolar e, por Ćŗltimo, foram realizadas oficinas prĆ”ticas conduzidas pela equipe da secretaria, no dia de encerramento do encontro.
Durante o evento, a secretĆ”ria de Educação MĆ©rcia Diniz ressaltou a importĆ¢ncia da preparação dos profissionais da educação e a influĆŖncia exercida por ele na formação social do educando: āO nosso encontro vem para tratar de assuntos muitos pontuais no dia-a-dia das nossas escolas em nĆ£o hĆ” nada melhor do que preparar os nossos profissionais para este trabalho que Ć© tĆ£o importante. O pedagogo possui um papel crucial nas prĆ”ticas ligadas Ć gestĆ£o democrĆ”tica da escola e, para exercĆŖ-lo com competĆŖncia, Ć© necessĆ”rio ter uma boa noção tĆ©cnica, polĆtica, humana e contingencial. Vivemos uma Ć©poca de mudanƧas rĆ”pidas e por isso o nosso conhecimento precisa acompanhar tal movimento. Só com profissionais de qualidade a nossa educação Ć© capaz de alavancar um futuro de evoluƧƵes eficazesā, afirma.
Além dos debates e oficinas prÔticas, os profissionais da Educação puderam usufruir de momentos de interação e troca de experiências, por meio de um coffee break realizado para que cada um pudesse se conhecer e dividir informações relacionadas às suas atribuições no cotidiano escolar.
EstratĆ©gia de SaĆŗde da FamĆlia (ESF) Eldorado realizou reuniĆ£o do grupo āSemeando a EsperanƧa
Este grupo foi criado pelas Agentes ComunitĆ”rias de SaĆŗde (ACS) da unidade com o apoio da Prefeitura Municipal/Secretaria de SaĆŗde e do NĆŗcleo de Apoio a SaĆŗde da FamĆlia (NASF) após serem capacitadas no āCaminhos do Cuidadoā. Neste curso, notaram a necessidade deste grupo na comunidade, com foco na precaução de substĆ¢ncias quĆmicas como o Ć”lcool e drogas principalmente.
Na reuniĆ£o da segunda-feira, o primeiro palestrante do grupo, Jorge AntĆ“nio, emocionou os presentes com seu depoimento verdadeiro e comovente. Após a criação do āSemeando a EsperanƧaā, a comunidade mostrou-se bastante satisfeita, jĆ” que a regiĆ£o possui um grande nĆŗmero de dependentes quĆmicos. Esse quadro deve ser revertido aos poucos, com as aƧƵes do grupo.


Na manhĆ£ desta quarta-feira (29), foi realizada no gabinete da Prefeitura Municipal solenidade que instituiu o Centro Municipal de Educação Integrada de Sete Lagoas, que abrigarĆ” projetos de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Esportes e Lazer. Estiveram presentes no evento, compondo mesa de honra, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva, a secretĆ”ria de Educação MĆ©rcia Diniz, a secretĆ”ria adjunta de Educação Lucy Helena Pinto, o secretĆ”rio de Esportes e Lazer Magela Martins, o coordenador do programa āMexa-seā Jaime Tolentino e o diretor da Escola Municipal āProfessor Edson Abreuā VinĆcius Costa, representando os membros da rede municipal de ensino. A cerimĆ“nia contou ainda com a presenƧa de autoridades de outras secretarias, gestores educacionais, pais e alunos das escolas municipais.
Prefeitura Municipal institui Centro Municipal de Educação Integrada
O Centro Municipal de Educação Integrada Ć© um dos projetos de grande prioridade da administração municipal. Localizado no antigo prĆ©dio do SESI, no bairro Nova Cidade, o complexo conta com estrutura completa para classes escolares, piscinas, quadras poliesportivas, campo e espaƧo destinado a manifestaƧƵes artĆstico-culturais. Considerando a necessidade de integração dos vĆ”rios programas e projetos jĆ” em andamento nas unidades escolares, bem como a existĆŖncia de equipamentos esportivos que devem ser mais bem utilizados por programas voltados Ć inclusĆ£o social, a instituição vem para oferecer Ć comunidade um padrĆ£o mais completo de educação gratuita, aliado ao esporte, lazer e cuidados com a saĆŗde. Esta iniciativa tem por principal objetivo trabalhar a cidadania dos jovens e oferecer a eles oportunidades de descobrir novas habilidades e desenvolvĆŖ-las junto de profissionais preparados.
Durante a cerimĆ“nia, a secretĆ”ria de Educação MĆ©rcia Diniz falou sobre a agilidade com que ocorreu todo o processo de obtenção do imóvel, enfatizando o cuidado da Prefeitura em disponibilizar rapidamente o benefĆcio para os estudantes: āQuando levamos atĆ© o prefeito a intenção de adquirirmos um local que nos desse capacidade de trabalhar o desenvolvimento de nossos jovens em outras esferas, o prefeito Marcio Reinaldo nĆ£o hesitou em realizar todos os esforƧos para que este benefĆcio estivesse ao alcance da comunidade. Hoje me sinto muito entusiasmada de dar inĆcio a mais um trabalho que tornarĆ” Sete Lagoas referĆŖncia em educação em todo o Brasilā, ressalta. O secretĆ”rio de Esportes e Lazer Magela Martins tambĆ©m enfatizou o constante esforƧo da atual administração em oferecer novas oportunidades para os sete-lagoanos: āA Prefeitura vem avanƧando continuamente rumo a dias melhores ā e nĆ£o Ć© só nos setores de educação e esportes, mas de maneira completa. Hoje vemos a concretização de mais uma iniciativa que vem para mudar a história da nossa cidade e eu espero que a comunidade possa usufruir por muitos anos desde maravilhoso espaƧo cedido a elaā, afirma.
O prefeito Marcio Reinaldo falou em seu discurso sobre a necessidade de, por meio de projetos como o Centro de Educação Integrada, proporcionar novos serviƧos e ampliar a gama de desenvolvimento humano em Sete Lagoas: āNossa cidade vem crescendo muito, recebendo novos investimentos mesmo em tempos de dificuldade e a Educação tambĆ©m precisa acompanhar este movimento, por meio de uma administração que inova e cria alternativas diferenciadas para o crescimento do nosso cidadĆ£o. A partir de agora, este espaƧo estarĆ” Ć disposição para oferecer educação de qualidade, aliada ao esporte e projetos que primam pelo bem estar do sete-lagoano. Tenho certeza que esta iniciativa servirĆ” tambĆ©m para revelar valores e tornar Sete Lagoas uma cidade cada vez melhor para se viverā, conclui.

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e Juventude, e Educação, realizou nesta terƧa-feira (28), Ć s 9 horas, no Centro de Atendimento Integral Ć CrianƧa (CAIC) Professor GalvĆ£o, no Bairro Montreal, a solenidade de entrega de āInstrumentos Musicais para a Fanfarra do CAIC Professor GalvĆ£oā, caracterizando mais uma etapa do projeto de incentivo ao desenvolvimento das artes musicais de Sete Lagoas. A Escola Municipal Professor GalvĆ£o recebe novos instrumentos musicais para a sua Fanfarra, com o objetivo de levar aos alunos um novo vigor para o aprendizado musical.
Durante a cerimĆ“nia compuseram o dispositivo de honra: o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; o vice Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva; a supervisora geral do CAIC, MarĆlia de Lima Moreira; a diretora da Escola Municipal Professor GalvĆ£o, Regina Coeli Barbosa de Aguiar; o representante do deputado estadual Carlos Pimenta, JoĆ£o Ricardo dos Santos; os secretĆ”rios municipais MĆ”rcio Vicente da Silveira Santos (Cultura e Juventude, e Governo e Comunicação) e MĆ©rcia LĆŗcia Diniz Souza (Educação); os vereadores Renato Gomes, Carol Canabrava e Padre DĆ©cio; o coordenador da Fanfarra, instrutor Marcos VinĆcius Maciel; e representando as mĆ£es de alunos e o colegiado, VanacĆ Costa.
Prefeitura Municipal realiza entrega de instrumentos musicais para a Fanfarra do CAIC Professor Galvão

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, continua realizando as obras de drenagem pluvial com a colocação de manilhas nas proximidades da Rua Santa Juliana. O serviƧo iniciado no Bairro EmĆlia, mais precisamente na Rua Dr. Celso Machado, chegou Ć Rua Guaraci.
O sistema de drenagem Ć© de grande importĆ¢ncia, considerando a sua principal função de coleta das Ć”guas pluviais que escoam sobre as Ć”reas urbanas, com o objetivo de manter as vias livres de empoƧamentos e possĆveis inundaƧƵes.
Obras de drenagem pluvial chegam Ć Rua Guaraci no Bairro EmĆlia
A supervisora MarĆlia Moreira manifestou a satisfação e alegria em receber a todos. Segundo ela, o CAIC se enobrece com tantos visitantes. āEstamos em festa! As nossas oficinas buscam contribuir para a qualidade da vida de todos! Sejam todos bem-vindos!ā, acolheu. TambĆ©m a diretora Regina Aguiar aproveitou o momento para agradecer a presenƧa de todos e ressaltou a felicidade com esse momento de entrega de instrumentos para a Fanfarra do CAIC Professor GalvĆ£o. āA caminhada Ć© longa e a missĆ£o Ć© pesada, mas quando colocamos Ć frente nossos ideais, vamos longe. NĆ£o Ć© fĆ”cil, mas vamos em frente. Todos os professores procuram despertar nos alunos a descoberta de algo novo e nada seria possĆvel se a parceria nĆ£o fosse concreta. Muito obrigada!ā, enfatizou.
JĆ” a secretĆ”ria de Educação MĆ©rcia Souza afirmou que esse Ć© um momento Ćmpar. āQuero dizer que esses instrumentos, atravĆ©s do qual agradecemos ao deputado Carlos Pimenta, representado por JoĆ£o Ricardo, possam trazer o CAIC Professor GalvĆ£o para o cenĆ”rio musical. Hoje Ć© motivo de muita alegria e estamos com a Fanfarra em atividade, sendo que alĆ©m da aprendizagem, busca o incentivo ao respeito, Ć disciplina e ao encantamento do povo de Sete Lagoas. Vamos em frente com entusiasmo e alegria!ā, completou. Igualmente o vereador Renato Gomes exclamou que esse Ć© um momento especial e parabenizou Ć escola e ao prefeito Marcio Reinaldo por este acontecimento, āo qual manifesta assim, o seu compromisso com a Educaçãoā.
Prefeito recebe visita dos CampeƵes karatecas sete-lagoanos
Os karatecas sete-lagoanos Lucas Botelho Cani (7 anos) e Filipe Botelho Cani (10 anos) foram recebidos pelo prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, nesta sexta-feira (24), Ć s 15 horas, em seu gabinete. Os karatecas realizaram a visita acompanhados por seus pais FĆ”bio Fujita Cani e Carolina Valadares de Freitas Botelho Cani que tambĆ©m levou o filho caƧula Davi Botelho Cani (2 anos), e pelos avós Otamar Ramos Botelho e Eloisa Valadares de Freitas Botelho. O supervisor de Esportes, FabrĆcio F. Fonseca participou do encontro.
Os karatecas Lucas Cani e Filipe Cani disputaram o Campeonato Mineiro de KaratĆŖ 2015 realizado no GinĆ”sio TodĆ£o, em Monte SiĆ£o-MG, nos dias 10, 11 e 12 de abril, sendo que Lucas sagrou-se CampeĆ£o (āMedalha de Ouroā) na modalidade Kata avanƧado 6 a 7 anos, e Filipe sagrou-se 3° lugar na modalidade Kata avanƧado roxa, marrom e preta, idade 10 a 11 anos. Ambos foram classificados para o Campeonato Brasileiro Zonal de KaratĆŖ 2015, com a participação dos estados de Minas Gerais, ParĆ”, Tocantis, PiauĆ e MaranhĆ£o.
Em 2014, Lucas Cani foi CampeĆ£o Mineiro e 3Āŗ lugar no Campeonato Brasileiro. JĆ” Filipe Cani foi CampeĆ£o Mineiro em 2012, 2013 e 2014, e CampeĆ£o Brasileiro Zonal em 2014. O prefeito Marcio Reinaldo manifestou sua esperanƧa nos karatecas CampeƵes e ressaltou: āRealmente vocĆŖs tem pinta de CampeƵes, nos quais cremos e apostamos!ā Ao final da visita, os karatecas realizaram uma performance para o prefeito e demais presentes.


Mexa-se Laboral Ć© instituido na Secretaria de SaĆŗde
Com o objetivo de incentivar a prĆ”tica de exercĆcios fĆsicos e tambĆ©m a prevenção de doenƧas ocupacionais, no dia 27/04/15, segunda-feira, iniciou-se o projeto āMexa-se Laboralā na Secretaria de SaĆŗde. Os funcionĆ”rios da pasta dispƵem, a partir de agora, de um tempo, uma vez na semana, para praticar a ginĆ”stica laboral.
O projeto ā Mexa-se Laboralā jĆ” acontecia em algumas secretarias da Prefeitura de Sete Lagoas e agora se estendeu tambĆ©m Ć Secretaria de SaĆŗde. Os exercĆcios sĆ£o coordenados pela PatrĆcia, educadora fĆsica do projeto jĆ” existente āMexa-seā. Após as atividades, os funcionĆ”rios da Secretaria elogiaram o projeto e sentiram-se mais dispostos para a jornada de trabalho.
à comprovado que instituições que inserem a ginÔstica laboral aos seus colaboradores recebem inúmeros resultados positivos, como: os funcionÔrios faltam uma quantidade de vezes menor por causa de doenças, diminui o risco de doenças ocupacionais como Lesões por Esforços Repetitivos e também Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (conhecidos como LER e DORT), aumenta o ânimo, a integração e o desempenho dos funcionÔrios, diminui o sedentarismo e a fadiga e alivia o stress e tensões acumuladas.
Prefeitura Municipal inicia preparação para pavimentação na Avenida José Sérvulo Soalheiro
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas, iniciou o trabalho de preparação de superfĆcie para a realização de recapeamento asfĆ”ltico na Avenida JosĆ© SĆ©rvulo Soalheiro. Os serviƧos tem como empresa executora a Infrater Engenharia Ltda. e estava sendo feito nesta sexta-feira (24) nas proximidades da Rua Santa Luzia (Bairro Bom Jardim).
Também na Avenida José Sérvulo Soalheiro, nas proximidades da Rua O (Bairro Jardim dos Pequis), com a utilização de mÔquina patrol, pÔ carregadeira e caminhão basculante, foi iniciado o trabalho de limpeza e estaqueamento da continuidade da avenida, visando a ligação com o futuro Anel ViÔrio (Rodoanel).

O Programa S2B tem como pĆŗblico alvo os estudantes de ensino mĆ©dio, tĆ©cnico, superior ou pós-graduação e oferece capacitação em duas trilhas tecnológicas: Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI. Ć totalmente gratuito aos participantes e sua organização possui trĆŖs etapas de carga horĆ”ria total de oitenta horas. Durante o āAulĆ£o da Microsoftā, os inscritos no programa foram apresentados ao projeto de maneira detalhada e submetidos a uma avaliação que classificava 50 deles para a formação da primeira turma no curso de Infraestrutura e TI.
Tendo em vista o significativo crescimento comercial, industrial e tecnológico de Sete Lagoas, a Prefeitura tem se preocupado em capacitar seus estudantes para que eles estejam aptos a acompanhar este movimento. A iniciativa enriquece a gama de opƧƵes para preparação do profissional e contribui para o atendimento do objetivo institucional da FUMEP de promover a formação e o aperfeiƧoamento Ć qualificação tĆ©cnico-profissional e tecnológica, como ressalta a diretora da ETMSL Susana Lucia FranƧa: āA cidade vem caminhando no rumo de se tornar um polo de desenvolvimento e, partindo deste princĆpio, nós precisamos atuar no mercado de trabalho oferecendo educação que atenda Ć s novas demandas, assim evitando a necessidade de trazer profissionais de outras cidades para trabalhar no municĆpioā, afirma.
O prefeito Marcio Reinaldo deu as boas vindas aos alunos, enfatizando a importĆ¢ncia de capacitaƧƵes como esta para um novo patamar profissional dos educandos: āEsta parceria com a Microsoft serĆ” um passaporte para o sete-lagoano se colocar de forma avanƧada no mercado de trabalho. Nós temos os nossos cursos regulares, mas Ć© necessĆ”rio buscar alternativas de expandir o crescimento da nossa cidade por meio do nosso profissional. As novas empresas que vĆŖm de fora precisam ser acolhidas e a tecnologia permite que por meio da prĆ”tica, do estudo e do conhecimento especĆfico esse profissional seja levado a dias melhores. A Ć”rea da informĆ”tica precisa ser buscada a todo momento, pois Ć© atravĆ©s dela que grandes projetos de desenvolvimento vem caminhando para o nosso municĆpioā, conclui.
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (FUMEP) em parceria com a Microsoft e a Infoshot, trouxe para a cidade o Programa Microsoft Students to Business (Programa S2B), que consiste na capacitação tecnológica para atender às demandas do mercado de trabalho e, na manhã da última quinta-feira (23), teve sua aula inaugural no Centro UniversitÔrio UNIFEMM. Durante o evento, os inscritos no curso foram recebidos pelo prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira, a secretÔria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia Katia Nogueira, a diretora da Escola Técnica Municipal Susana Lucia França e a vice-presidente da FUMEP Soraia Reis Moreira.
Prefeitura Municipal e Microsoft dĆ£o inĆcio aos cursos do Programa S2B

Centro UniversitƔrio UNIFEMM inaugura novo prƩdio JatobƔ, com 12 salas de aula
O Centro UniversitÔrio UNIFEMM inaugurou nesta quinta-feira (23), às 16 horas, novo Prédio em seu campus, que recebeu o nome de JatobÔ. Dentre as autoridades e demais convidados, participaram do evento: o vice-prefeito Dr. Ronaldo João da Silva, representando o prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira; a secretÔria municipal de Educação, Mércia Lúcia Diniz Souza; o secretÔrio de Desenvolvimento EconÓmico e Turismo, Saulo de Souza Queiroz; o reitor do UNIFEMM, AntÓnio Fernandino de Castro Bahia Filho; o presidente da Diretoria Executiva da Fundação Educacional Monsenhor Messias (FEMM), Adélio Araújo; o presidente do Conselho Curador da FEMM, AntÓnio Pontes; e membros da instituição e da FEMM.
Executado em 90 dias com qualidade e seguranƧa, o novo prĆ©dio Ć© composto por uma Ć”rea de 1.286 metros quadrados, em um total de 24.942.19 metros quadrados de Ć”rea construĆda e um terreno de 145.200 metros quadrados. A ampliação da infraestrutura, atende ao crescimento da instituição e oferece as melhores condiƧƵes de aprendizado.

O novo prédio vem para aprimorar o maior e mais completo complexo educacional da região, totalizando sete prédios, além de estacionamento, ginÔsio poliesportivo, grÔfica própria e um auditório com capacidade para mais de 500 pessoas.
O prédio JatobÔ possui 12 salas de aula com capacidade para 60 alunos cada, banheiros amplos e estruturados para pessoas com necessidades especiais e uma Central de Cópias. O Projeto ArquitetÓnico, elaborado pela arquiteta Beatriz Fernandez Gontijo e administrado pela MBO Engenharia, foi devidamente planejado de forma a gerar conforto térmico e acústico. Toda a iluminação, por exemplo, foi executada em Led, a fim de melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo.
O reitor AntĆ“nio Bahia acolheu a todos com as boas vindas e ressaltou que normalmente no Brasil, se dĆ” grande ĆŖnfase por ocasiĆ£o da inauguração de uma obra. Contudo, segundo ele, āuma instituição só pode cumprir a sua missĆ£o profĆcua, se for dotada de inteligĆŖnciaā. E completou: āEssa obra Ć© dotada do papel de continuidade do cumprimento da missĆ£o do UNIFEMM. E o Brasil só cresce com a educação. Nós hoje temos o grande desafio de superar o marasmo e buscar a credibilidade. Nossa tĆ“nica tem sido a preparação das pessoas para a capacidade de anĆ”lise dos conteĆŗdos aqui ministrados, que nĆ£o teriam sentido se nĆ£o fossem dentro de uma conotação com a vida. O simbolismo deste prĆ©dio, mais do que uma simples construção, busca encerrar um compromisso com o destino de nosso paĆs.ā

Prefeito se reúne com moradores do bairro Padre Teodoro e garante melhorias para a região.
Na tarde da Ćŗltima quarta-feira (23), o Prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira recebeu um grupo de moradores do bairro Padre Teodoro no gabinete da Prefeitura Municipal, para discutir diversos assuntos de interesse da comunidade e melhorias para a regiĆ£o. Estiveram presentes na reuniĆ£o a secretĆ”ria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas em exercĆcio AndrĆ©a Andrade, o secretĆ”rio de Meio Ambiente Luiz Adolpho Vidigal, o secretĆ”rio de SeguranƧa, TrĆ¢nsito e Transportes Coronel SĆlvio Augusto de Carvalho e o presidente da Codesel AntĆ“nio Maciel (Toninho MacarrĆ£o).
Durante o encontro, foram definidos assuntos como a instalação de uma nova Academia ao Ar Livre no bairro, a colocação de meio-fio, urbanização e limpeza na praça que fica entre as ruas Mariana e Espinoza e a anÔlise de diversos trechos na região através da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, para que se necessÔrio, sejam realizadas novas sinalizações e instalação de quebra-molas.

Prefeitura Municipal inicia os trabalhos de pavimentação na Rua Santa Juliana
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas iniciou o trabalho de preparação para a pavimentação da Rua Santa Juliana, que alĆ©m de ter grande concentração comercial e intenso trĆ”fego, passa pelos Bairros Boa Vista, Olinto Alvim, Braz Filizola, EmĆlia, SĆ£o Vicente, SĆ£o JoĆ£o e Montreal.
Na manhã desta quinta-feira (23), o importante trabalho começou a ser realizado no trecho que compreende a Santa Juliana em interseção com a Rua Rio Cipó e se encontra na fase de retirada do antigo asfalto para viabilizar os futuros trabalhos de pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (cbuq).
Vereadora Marli de Luquinha quer incentivar sociedade a acompanhar a aplicação dos recursos públicos
A vereadora Marli de Luquinha (PMN) apresentou Ć CĆ¢mara Municipal de Sete Lagoas o Anteprojeto de Lei NĀŗ 157/2014 que tem como objetivo a instalação do Programa Municipal de Educação Fiscal no municĆpio de Sete Lagoas.
Tal programa pretende cumprir as diretrizes do Programa Nacional de Educação Fiscal e visa prestar aos cidadãos, de forma mais direcionada, a função socioeconÓmica dos tributos; esclarecer as competências de cada esfera governamental na administração e aplicação dos impostos em obras e serviços como saúde, educação, saneamento, assistência social e outros; promovendo à população o conhecimento e a base para que ela possa cobrar das autoridades e dos governos a gestão responsÔvel dos gastos e a melhoria da qualidade de vida de Sete Lagoas.
O desenvolvimento do programa ficarĆ” a cargo da Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria de Planejamento, OrƧamento e GestĆ£o, Secretaria Municipal de Educação e Gabinete do Prefeito, em ação integrada junto aos corpos docentes e discente da rede pĆŗblica municipal de ensino, da administração pĆŗblica do municĆpio e da população em geral.
Para Marli de Luquinha, o Anteprojeto de Lei Ć© de extrema importĆ¢ncia e apresenta-se como uma grande arma para o aumento da transparĆŖncia, o combate ao mau uso dos impostos e o maior envolvimento da população na questĆ£o pĆŗblica. āĆ preciso discutir a conscientização tributĆ”ria e, atravĆ©s deste programa que terĆ” como norte a Ć©tica, transparĆŖncia e responsabilidade social, proporcionaremos ao cidadĆ£o a conscientização de seus direitos e deveres quanto ao valor social e econĆ“mico do tributoā, disse a vereadora que espera a aprovação da sua proposta na CĆ¢mara Municipal e a posterior aprovação da Lei pelo prefeito Marcio Reinaldo.


SAAE promove palestras visando conscientização
O ServiƧo AutĆ“nomo de Ćgua e Esgoto (SAAE), atravĆ©s da GerĆŖncia de Qualidade, vem realizando palestras para diferentes pĆŗblicos em toda a cidade. Voltadas para o consumo consciente de Ć”gua, as abordagens sĆ£o educativas e podem ser direcionadas para todas as faixas etĆ”rias. A Ćŗltima delas foi realizada para mais de 30 funcionĆ”rios da rede de hipermercados MartMinas, em Sete Lagoas, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A tĆ©cnica em quĆmica GiucĆ©lia Cristina Teles Barbosa falou sobre o sistema de distribuição de Ć”gua em Sete Lagoas, os processos que garantem a qualidade da Ć”gua que chega Ć população e a necessidade de economia. Palestras em escolas, empresas e outros podem ser solicitadas atravĆ©s de ofĆcio pelos e-mails comunicacao@saaesetelagoas.com.br ou gerenciaqualidade@saaesetelagoas.com.br . Telefone para contato: (31) 2016-0133.
Desenvolvimento econĆ“mico por meio dos pilares da tecnologia, da educação e do diĆ”logo entre administração pĆŗblica e empreendedor. Esse Ć© um dos objetivos do Programa āPacto por Sete Lagoasā, que serĆ” implantado no municĆpio e teve suas ideias discutidas durante reuniĆ£o na Ćŗltima sexta-feira (17), no gabinete da Prefeitura Municipal.
O Projeto, que é uma das prioridades da atual administração, visa promover o empreendedorismo em Sete lagoas através da criação de um espaço que propicie estas atividades. Nesse sentido, empresÔrios locais, instituições educacionais e associação comercial e industrial vêm mantendo intenso diÔlogo com a Prefeitura no objetivo de, por meio deste contato, definir estratégias que viabilizem a implantação do programa. Dentro das ideias propostas nesta fase de planejamento, estão atividades como a aceleração de startups (empresas jovens e inovadoras que procuram desenvolver um modelo de negócio escalÔvel), a consolidação de empresas regionais, a criação de novos mercados e desenvolvimento de produto, bem como a solução de problemas através da inovação. O Programa estÔ inserido em um conjunto de iniciativas para o fomento à ciência e à agregação de valor às cadeias produtivas jÔ existentes e serÔ formalizado por meio de termo cooperativo em seminÔrio que serÔ programado pelo comitê.

ReuniĆ£o entre Prefeitura e empreendedores municipais definem estratĆ©gias sobre o āPacto por Sete Lagoasā
AlĆ©m de proporcionar o crescimento da renda municipal, este trabalho promoverĆ” a pesquisa aplicada, a inovação e a contextualização da cultura empreendedora, essenciais Ć qualquer tipo de expansĆ£o. A Prefeitura, por sua vez, atua diretamente na gestĆ£o do projeto, na sua comunicação interna e externa, alĆ©m do auxĆlio junto a órgĆ£os governamentais. No seu papel de apoio institucional, a gestĆ£o irĆ” participar de todo o processo, construindo, junto a essas parcerias, iniciativas que sejam de fato eficazes, como ressalta a secretĆ”ria de Planejamento, OrƧamento e Tecnologia KĆ”tia Nogueira: āEsta reuniĆ£o se deve a uma razĆ£o muito pontual, que Ć© a de alavancar o crescimento do nosso municĆpio. Estamos rodeados de pessoas comprometidas, que juntas possuem plena capacidade de trazer a inovação e o desenvolvimento econĆ“mico para Sete Lagoas. Sabemos que, para isso, algumas aƧƵes sĆ£o importantes: educar gente, criar oportunidades e adquirir recursos para sair na frente. Isto possibilita a criação, sustentação e evolução de novos negócios inovadores e de crescimento empreendedorā, ressalta.
O āPacto por Sete Lagoasā reforƧa o compromisso da administração em promover polĆticas que primam pela sustentabilidade do municĆpio fazendo com que, por meio das parcerias pĆŗblico-privadas, os programas sejam assumidos pela cidade em carĆ”ter independente, garantindo a sua continuidade a qualquer circunstĆ¢ncia.

Novas mÔquinas adquiridas pela Prefeitura Municipal otimizam a produção nas hortas comunitÔrias
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento EconÓmico em parceria com a Secretaria de Assistência Social dÔ continuidade ao importante trabalho das hortas comunitÔrias, oferecendo novos recursos necessÔrios à prÔtica da agricultura familiar. Por meio da aquisição de novos equipamentos como caminhão, retroescavadeira e pÔ carregadeira, o trabalho de apoio integral aos agricultores recebe continuidade, trazendo maior eficiência às técnicas de produção e resultados eficazes em todo o processo de plantação, cultivo e colheita dos alimentos.
Obedecendo a normas que primam pelo desenvolvimento sustentĆ”vel, a produção garante alimentos com seguranƧa alimentar a famĆlias de baixa renda, que tĆŖm na atividade uma fonte de renda para sua subsistĆŖncia. Atualmente, o projeto das hortas urbanas jĆ” faz parte dos programas de urbanização da Prefeitura e nos bairros criados em substituição Ć s ocupaƧƵes em Ć”rea de risco, sĆ£o destinados terrenos para as famĆlias que quiserem criar suas hortas. Este trabalho hĆ” mais de 30 anos melhora a qualidade de vida e gera renda para centenas de famĆlias no municĆpio: As hortas comunitĆ”rias representam uma atividade econĆ“mica importante para a regiĆ£o, aliando a produção de alimentos agroecológicos Ć inclusĆ£o social. Vale ressaltar que as mĆ”quinas adquiridas e disponibilizadas pela Prefeitura Municipal atenderĆ£o nĆ£o apenas Ć s hortas, mas tambĆ©m aos apicultores e comunidades rurais do municĆpio.
Exposição no Shopping Sete Lagoas mostra principais prÔticas e a história do escotismo, por meio de equipamentos e acervo de imagens
O Shopping Sete Lagoas traz a exposição que mostra as principais prÔticas e trabalhos do escotismo. A mostra, que comemora o Dia do Escoteiro, terÔ ainda um acervo de imagens que contam a sua história. São trabalhos de pioneiria, que mostram a prÔtica de adestramentos e treinamentos em subcampo, e espaço território em acampamentos. Traz ainda artes criadas com bambus em amarras com sisal. Entre os equipamentos em exposição estarão barraca, tripés, fogueira, assentos, fogão suspenso, suporte para bandeiras, placas de sinalização e lenços. Para ver a exposição você deve se dirigir ao corredor das lojas Chilli Beans, Hering, My Place, Santa Lolla e Imaginarium, de 10 às 22 horas, até o dia 26 de abril.
Exposição dos escoteiros
De 23 a 26 de abril - Shopping Sete Lagoas
Rua OtĆ”vio Campelo Ribeiro, 2801- Bairro Eldorado ā Sete Lagoas
InformaƧƵes: (31) 2106 3801

O Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sete Lagoas Realizou ReuniĆ£o ExtraordinĆ”ria nesta quinta-feira (16), no Centro UniversitĆ”rio UNIFEMM, tendo como Pauta Principal: āApresentação e DiscussĆ£o da PolĆtica Urbana no MunicĆpio de Sete Lagoas e a Legislação Complementar sobre Parcelamento de Solo, Uso e Ocupação do Solo, para implementação dessa PolĆtica, em prosseguimento Ć s apresentaƧƵes e discussƵes da AudiĆŖncia PĆŗblicaā.
A elaboração dos Anteprojetos de Leis Complementares ao Plano Diretor como Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, incluindo o Zoneamento e a Rede ViÔria estÔ em fase final de revisão. Esses Anteprojetos deverão ser protocolados em breve na Câmara Municipal. - Fonte: PMSL.

Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sete Lagoas realiza reunião extraordinÔria

Obras de calƧamento seguem avante no Bairro Quintas da Varginha
A Prefeitura Municipal avança com as obras de calçamento poliédrico assentado em pó de minério no Bairro Quintas da Varginha, que nesta sexta-feira (17) estavam sendo realizadas na Rua Senhor do Bom Fim. As obras de pavimentação e qualificação de vias urbanas no Bairro Quintas da Varginha, em andamento, são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade local.
O serviƧo de calƧamento jĆ” foi finalizado na Avenida Manoel Alvarenga Costa, que Ć© uma larga avenida com 1.300m de extensĆ£o. TambĆ©m jĆ” foi feito nas Ruas Amarantina, CarandaĆ, TrĆŖs Pontas e Bom Jesus da Lapa.

FGV traz à cidade especialista com formação internacional para apresentar ferramentas modernas de gestão que fazem a diferença no cotidiano do trabalho
No ambiente empresarial, o funcionĆ”rio Ć© aquilo que apresenta e esta impressĆ£o se compƵe a partir do conjunto de atitudes, posturas e palavras expressas. Como no ambiente social, Ć© de bom tom ser contido, educado, solĆcito e assertivo na comunicação. Tais competĆŖncias sĆ£o adquiridas ao longo do tempo e demandam a orientação de especialistas.
Mas a palestra Como se comunicar melhor no ambiente empresarial, que a FGV/Faculdade IBS oferecerÔ gratuitamente no próximo dia 20 de maio, pode ser uma introdução interessante para o assunto. Durante o encontro, serão abordadas ferramentas ainda pouco utilizadas no ambiente empresarial, as vantagens de entender melhor gestores e funcionÔrios e, também, como podemos utilizar a linguagem de uma forma eficaz nas organizações obtendo melhores resultados.
Os temas em destaque serĆ£o a realidade atual das empresas; PNL e como utilizĆ”-la, modelagem, rapport, canais visuais, auditivo e cenestĆ©sico, metamodelo e modelo Milton e nĆveis neurológicos.
O convidado é o professor da FGV/Faculdade IBS Marco Tulio Costa, mestre em Administração, MBA em Gestão Comercial e especialista em Liderança, Comportamento Humano e Comunicação Eficaz pela Carnegie University, nos EUA.
O evento tem apoio da CDL e acontece a partir de 19h na sede da Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas, ACI, Ć Rua Nicola Lanza, 140 ā Centro ā Sete Lagoas. As vagas sĆ£o limitadas. Mais informaƧƵes e inscriƧƵes pelo telefone3779-8800, pelo e-mail fgv.setelagoas@ibs.edu.br ou pelo site www.ibs.edu.br/eventos.

MunicĆpio de Sete Lagoas recebe visita do prefeito de ViƧosa-MG
Na quinta-feira (16) o prefeito Marcio Reinaldo recebeu em seu gabinete o prefeito municipal de ViƧosa-MG, Ćngelo Chequer, acompanhado pelo comandante da 10ĀŖ Companhia Independente da PolĆcia Militar (PM) de ViƧosa, tenente coronel JosĆ© de Anchieta Machado (ex-comandante do 25° BPM de Sete Lagoas). O prefeito Ćngelo Chequer veio conhecer aƧƵes e iniciativas do municĆpio de Sete Lagoas, sobretudo na Ć”rea de SeguranƧa, e nesse sentido, o sistema de āOlho Vivoā e os Portais de Videomonitoramento, cujo monitoramento Ć© realizado no Centro de OperaƧƵes da PolĆcia Militar (COPOM) do 25Āŗ BatalhĆ£o. O prefeito Marcio Reinaldo tambĆ©m falou sobre aƧƵes nas Ć”reas de SaĆŗde, Transporte, o sistema āE-Cidadesā, bem como o novo sistema de Nota Fiscal EletrĆ“nica. O prefeito de ViƧosa Ćngelo Chequer esteve atento Ć s informaƧƵes e agradeceu a acolhida do prefeito Marcio Reinaldo que colocou-se Ć disposição para novas visitas.
Prefeitura Municipal marca presenƧa no Concurso Nacional de Marcha
Dos dias 18 a 21 de abril, foi realizado no Parque de ExposiƧƵes JK o Concurso Nacional de Marcha dos cavalos da raƧa Manga Larga Marchador. Organizado atravĆ©s do NĆŗcleo Manga Larga Marchador Grande BH em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento fomenta a prĆ”tica dos esportes olĆmpicos equestres, que sĆ£o reconhecidos em escala mundial.
Na tarde da última segunda-feira (20), o prefeito Marcio Reinaldo prestigiou o evento, acompanhado pelo vereador Renato Gomes e o gerente de Esportes Verjânio Santos (Jacaré). A comitiva da prefeitura assistiu ao concurso e de lÔ também marcou presença no 18º Leilão Yuri, realizado no mesmo dia no Haras Yuri e televisionado para todo o Brasil pelo Canal Rural.


Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) realizou seu primeiro Coffee Break Empresarial
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sete Lagoas, realizou na quarta-feira (15), às 19 horas, em sua sede, o 1° Coffee Break Empresarial. O prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira e o vereador Euro de Andrade Lanza marcaram presença no evento, juntamente com empresÔrios, parceiros e amigos da Apae. O evento contou com apresentação de dança de salão, da banda da APAE e entrega de certificados de responsabilidade social
Junta de ServiƧo Militar do municĆpio realiza cerimĆ“nia para a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação
Na manhĆ£ de quinta-feira (16), foi realizada pela 6ĀŖ Delegacia da Junta de ServiƧo Militar, na Casa da Cultura, a solenidade para entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos cidadĆ£os da classe de 1996 e classes anteriores. A cerimĆ“nia, regida pelo 1° tenente Paulo JosĆ© da Silva Barbosa, contou ainda com a presenƧa do chefe de gabinete e representante do vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o, Nivaldo Franco CorrĆŖa; da secretĆ”ria da 261ĀŖ Junta do ServiƧo Militar Vanice Maria PaixĆ£o e de TarcĆsio Marques da Silva, representando a superintendente Regional de Ensino Rosimeire Ferreira da Silva.
Antecedendo o juramento dos alistados e entrega dos certificados, o regente falou sobre a importĆ¢ncia do serviƧo militar, que consiste no exercĆcio de atividades especĆficas desempenhadas pelas ForƧas Armadas, caracterizado como a representação mais fiel da sociedade brasileira. Foi lembrado ainda o grande objetivo de transmitir o sentimento de respeito Ć s leis e Ć s instituiƧƵes, buscando a disciplina, o aprimoramento pessoal e devolvendo Ć sociedade um jovem mais maduro e preparado para atuar em nome da nação.


Prefeitura Municipal celebra contratos administrativos de mais de 30 milhões para a realização de obras em Sete Lagoas
O MunicĆpio de Sete Lagoas, representado pelo prefeito municipal Marcio Reinaldo Dias Moreira e pela secretĆ”ria municipal de Obras, Infraestrutura e PolĆticas Urbanas em exercĆcio, AndrĆ©a Medeiros de Andrade, celebrou na sexta-feira (10), na Prefeitura Municipal, contratos administrativos com a Prefisan Ltda. e com a Infrater Engenharia Ltda., para a realização de pavimentação e qualificação de vias urbanas. TambĆ©m compuseram a mesa principal na cerimĆ“nia: o vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o da Silva; o representante da Prefisan Ltda., Eduardo Luis MagalhĆ£es Guatimosim; em nome de Jeferson Pascoal Rocha (Infrater Engenharia Ltda.), Arnaldo Jansen Pantuza; e os vereadores: Milton Saraiva, Carol Canabrava, Ismael Soares, Pastor Alcides, Marli de Luquinha e MĆ”rcio Paulino
De acordo com o contrato administrativo celebrado com a Previsan Ltda, o preço total para a execução dos serviços é de R$ 20.210.304,99, conforme proposta comercial apresentada pela contratada em 25 de fevereiro de 2015, tendo como objeto a realização da pavimentação e qualificação de vias, através do contrato de financiamento n° 0399.904-53/2013, que engloba os bairros Verde Vale, Ondina Vasconcelos de Oliveira e o Grotão do Canaãn (Alameda da Conquista), no âmbito do Programa Pró-Transporte.
JĆ” o contrato administrativo celebrado com a Infrater Engenharia Ltda., tem o preƧo de R$ 14.033.598,45 para a execução dos serviƧos, conforme proposta comercial apresentada pela contratada em 01 de abril de 2015, tendo como objeto a realização da pavimentação e qualificação das Ruas Professor Abeylard, Euclides Nogueira Gontijo (antiga Rua SĆtio da Abadia) e Avenida JosĆ© SĆ©rvulo Soalheiro, no Ć¢mbito do Programa Pró-Transporte, atravĆ©s do contrato de financiamento n° 0399.906-72/2013.
A secretĆ”ria municipal de Obras em exercĆcio, AndrĆ©a Andrade, agradeceu a todos os presentes e afirmou que esses contratos sĆ£o de suma importĆ¢ncia para o municĆpio. TambĆ©m agradeceu ao prefeito Marcio Reinaldo pela confianƧa e desejou a todos um bom dia. JĆ” Arnaldo Pantuza ressaltou que a Infrater estĆ” disposta, a partir da celebração do contrato, realizar um trabalho de qualidade que atenda a cidade. āManifestamos nossa disposição para prestar o serviƧo de acordo com a parceria estabelecidaā, confirmou. Igualmente Eduardo Guatimosim da Prefisan Ltda., disse sentir-se orgulhoso e colocou-se Ć disposição de todos. āFaremos as atividades dentro da melhor prĆ”tica e tĆ©cnicas possĆveis. Esse Ć© o nosso compromisso!ā, enfatizou.
O vereador Milton Saraiva falou em nome da CĆ¢mara Municipal e contou que foi criado na regiĆ£o do Garimpo e Jardim Arizona. āEm nome das pessoas que representam o Garimpo, Jardim Arizona e a comunidade sete-lagoana, agradecemos ao prefeito Marcio Reinaldo. Sobre a Rua Euclides Nogueira (antiga Rua SĆtio da Abadia) Ć© uma grande necessidade. As obras sĆ£o necessĆ”rias quando visam atender o social. TambĆ©m agradecemos ao vice-prefeito Dr. Ronaldo JoĆ£o pelo apoio ao prefeito Marcio Reinaldo. As pequenas e grandes coisas tem que ser valorizadas.ā, manifestou. Em nome da comunidade beneficiada, o fundador e diretor da Escal e presidente do Lar EspĆrita Paulo de Tarso, ErtĆŗzio de Souza Calazans, afirmou que Ć© um prazer muito grande participar dessa cerimĆ“nia. E continuou: āObras importantes com necessidade de realização tem que contar com o prefeito Marcio Reinaldo, que jĆ” havia demonstrado seu propósito em resolver o problema da āRua SĆtio da Abadiaā, que Ć© uma rua de acesso Ć Avenida Dr. Renato Azeredo.ā
TambĆ©m Cida Couto falou em nome da comunidade do Garimpo e manifestou sua emoção de estar no evento. āSei da forƧa do prefeito Marcio Reinaldo. Ć preciso de amor no que se faz e isso eu sei que ele tem! Em relação a obra do GrotĆ£o do CanaĆ£n podemos fazer muita coisa. Sempre fomos ajudados por Marcio Reinaldo que nunca esqueceu de nossa cidade. No mais, agradecemos muito a todos!ā, exclamou. Pela comunidade do CanaĆ£n, LĆŗcia Soares Batista, agradeceu a possibilidade de resolução para o GrotĆ£o e citou a importĆ¢ncia do cuidado com a fauna no local. Da mesma forma, a presidente da Associação ComunitĆ”ria do Bairro Cidade de Deus (Ascomcide), Elinalda Alves Moreira, agradeceu ao prefeito Marcio Reinaldo, que de acordo com ela, Ć© o primeiro a olhar para o bairro, depois de quatro administraƧƵes anteriores. āAs obras mudarĆ£o o Bairro Cidade de Deus, onde o prefeito serĆ” sempre bem recebidoā, enfatizou.
O prefeito Marcio Reinaldo disse que essa Ć© uma data muito importante. Ele justificou que para chegar a este momento, sĆ£o quase dois anos de trabalho atĆ© a aprovação do Governo Federal, a inserção dentro da Caixa EconĆ“mica, o credenciamento do MunicĆpio para assumir o financiamento e o processo licitatório. āSĆ£o passos que demandam tempo. Mas, felizmente estamos hoje com dois contratos. TambĆ©m estamos ajustando a Avenida Prefeito Alberto Moura (Perimetral), sendo que o asfaltamento da Rua Santa Juliana jĆ” serĆ” realizado. De certa forma, trata-se de um bom caminho. Sabemos do gabarito das empresas que ganharam o processo licitatório. Na Rua Euclides Nogueira Gontijo (antiga SĆtio da Abadia) teremos que fazer um esgoto pluvial e sanitĆ”rio, a fim de acabar com aquele esgoto que corre a ācĆ©u abertoā. Faremos os ajustes necessĆ”rios para asfaltĆ”-la. Vejam que tambĆ©m no Verde Vale, que Ć© um bairro prejudicado, poderemos fazer obras de pavimentação e qualificação de vias. Mas, o importante Ć© fazer tudo isso! No Bairro Ondina Vasconcelos, que acabou sendo esquecido, o propósito Ć© retomar com forƧa o objetivo de pavimentar diversas ruas. TambĆ©m em BrasĆlia, acabei de receber a ordem para licitar a obra do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) para o bairro, que deverĆ” ser o maior ginĆ”sio de Sete Lagoas. E lĆ” Ć© importante porque trata-se de um local que conta com muitas crianƧas e jovens. Sobre o GrotĆ£o do CanaĆ£n, este Ć© talvez o maior desafio que a gente tem, por se tratar de um buraco que provoca erosĆ£o. LĆ” tivemos o maior foco de Dengue da cidade em 2013. O sonho Ć© que ele se torne uma Ć”rea verde da cidade, trazendo maior dignidade para as pessoas. Estou com muita esperanƧa que tudo isso seja resolvido positivamente. Estou animado com esses contratos, considerando que a semente plantada anteriormente comeƧa a produzir efeito. No mais, agradeƧo a presenƧa de todos!ā, concluiu.